Tenho que confessar: os aplicativos para crianças tomaram conta do meu celular e do iPad da família. Eles chegaram de mansinho, timidamente, e quando me dei conta já haviam ocupado telas e mais telas dos dispositivos. Antes de mais nada, tenho que explicar: Catarina não tem autorização para ficar o dia todo brincando no tablet. Mas sim, ela mexe diariamente, pelo menos alguns minutos. Não sei quanto a vocês, mas eu encaro isso numa boa – aqui em casa tecnologia faz parte do nosso dia-a-dia e o processo de disponibilizá-la à pequena foi muito natural. Por outro lado, consideramos igualmente importante que ela continue brincando com as crianças do prédio, andando de bicicleta ou ouvindo as histórias dos livros que conto. É tudo uma questão de equilíbrio.

Há alguns aplicativos pelos quais a pequena é apaixonada. E se você acha que essa é uma atividade em que ela fica solitária, engana-se redondamente! Porque eu também me divirto muito com eles, e acabamos por brincar juntas, uma dando palpite no que a outra está fazendo (duas mulheres, só poderia dar nisso!). Além disso, nos revezamos na condução do iPad, o que permite que ela exercite sua paciência (tem que esperar sua vez!). Então antes que eu me estenda desnecessariamente, compartilho com vocês alguns dos aplicativos de maior sucesso por aqui (se você ainda não baixou, dá uma olhadinha, porque são muito, muito legais!).

Toca Monsters

É o meu meu preferido! Quando estou estressada, precisando de um tempinho para aliviar a cabeça, eu acesso o aplicativo dos monstrinhos. Na versão gratuita há dois monstros (segundo minha filha, um deles é menino e o outro é menina, mas eu não garanto!) para você alimentar. Ao abrir a geladeira, você seleciona o que quer preparar de comida: tomate, cogumelo, carne, brócolis… E aí pode picar, colocar no processador, na frigideira e até no microondas! Depois de pronta, você tempera a comidinha com sal e pimenta. Cada monstro tem seu alimento favorito (e aquele que não come de jeito nenhum!), e a aceitação do prato também depende do tempero. Como a pequena aqui é sapeca, adora colocar bastante pimenta, só para ver a tela ficar cheia de cuspe! Eca!

Publicidade

Idade para a qual eu recomendo: a partir de 2 anos (até os adultos gostam)!

Disponível para iPhone e iPad. Gratuito.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

toca monsters

 

 

Squiggles

Publicidade

Um aplicativo muito legal para desenhar! Permite que a criança faça traços, coloque imagens que já estão prontas para decorar seu desenho (bichos, carros, árvores, flores, e muitos outros), use diferentes cores… No fim ela aciona um botão e todo o desenho se movimenta! Há também atividades propostas, como desenhar um prato de espaguete ou uma juba, para transformar um gatinho em leão.

Idade para a qual eu recomendo: a partir de 2 anos (outro que até papai e mamãe acharão divertido)!

Disponível para iPad. Gratuito.

squiggles

 

Baby DressUp

Publicidade

O aplicativo de iPad favorito de Catarina (tirando a música infernal, é bonitinho mesmo). Selecione uma das menininhas (na versão gratuita, há somente uma disponível) e troque suas roupas, dê banho (tem que colocar sabonete, abrir a torneira, senão ela continua sujinha!), faça um chá na varanda com as amigas (coloque o sachê na xícara, o açúcar, tudo direitinho!). A cada cenário a criança aprende a completar a tarefa correspondente.

Há outros vários aplicativos da mesma linha (como o de menininhas e pets e o de médico, onde a criança pode cuidar da menininha doente), mas considero esse o mais legal.

Idade para a qual eu recomendo: de 2 a 5 anos.

Disponível para iPhone, iPad e Android. Gratuito.

baby dressup