Como fazer seu filho escovar os dentes

Por 28 Comentários


Há pouco tempo, eu comentei aqui no blog sobre a melhor forma de escovar os dentes dos pequenos, lembra? E aconteceu que muitas leitoras entraram em contato, pedindo dicas para convencer os filhotes a encarar a escovação. Elas diziam: “puxa, super legal, agora eu entendo qual é a técnica que devo usar; mas o mais complicado aqui em casa é que meu filho detesta a escova”. Pois é, pode acontecer e é relativamente comum. Por isso, como prometido, hoje eu conto alguns truques que podem ajudar. Tente e depois me conta o resultado, ok?

1) Comece desde pequeno. 

Como já falei algumas vezes aqui no blog, a higiene da boca deve começar antes mesmo dos dentinhos nascerem (primeiro com uma fralda de pano embebida em água, depois com uma dedeira, passando finalmente para a escovinha). Assim o bebê vai se acostumando que aquilo faz parte da sua higiene diária. Lógico que ele pode gostar ou não (assim como há bebês que não gostam de trocar a fralda), mas começa a entender o processo.

 

2) Envolva seu filho na higiene da boca.

Conforme o tempo passa, o filhote pode ser lentamente envolvido na escovação. Deixe-o pegar na escova e colocá-la na boca (fique ao lado e se necessário ajude, para que ele não a leve até a garganta. Existem também escovas com limitadores, que impedem que o bebê a coloque até o fundo da boca). Ele irá mordê-la, é assim mesmo. Escove seus dentes perto dele, e deixe que ele tenta imitá-la. Ele vai achar a maior graça, e ao final você faz uma escovação mais caprichada.

Por volta dos dois anos, seu filho poderá contrariá-la em tudo o que você quiser que ele faça (aqui em casa aconteceu), inclusive em escovar os dentes. Nessa hora, leve-o para escolher a escova, o creme dental, o fio dental… Sentindo que tomou a decisão da compra, pode ser que ele se anime a escovar os dentinhos.

 

3) Respeite os gostos do seu filho

Aqui em casa, por exemplo, Catarina detestava usar creme dental. Nos primeiros meses, ele não é necessário (você pode até usar, desde que seja uma marca sem flúor), por isso eu só escovava seus dentinhos com a escova. Conheço outros bebês que também não gostam de pasta de dente (e se estão na fase em que ela é desnecessária, para que insistir?), assim como outros que só escovam se houver creme dental na escova. Procure descobrir como seu filho se sente melhor, pois será meio caminho andado para que ele aceite a escovação.

 

4) Transforme o momento da escovação em brincadeira

Criança adora brincar, e faz de tudo para não ser interrompida na brincadeira. É, ou não é? Imagine que ele está correndo pela casa, fingindo que é um super-herói em sua última missão. Aí você fala: “filho, vem escovar os dentes agora”. Sabe o que vai acontecer? Primeiro, ele simplesmente ignora seu chamado. Depois que você insistir pela décima vez, ele foge pela casa (e pegar um super-herói não é tarefa das mais fáceis, então boa sorte!). Finalmente, quando você conseguir alcançá-lo, começará a choradeira. Isso tudo porque ele não queria parar de brincar!

Agora imagine que você entra na brincadeira: “Homem Aranha, preciso da sua ajuda! Tem um monstro lá no banheiro, e a única forma de salvarmos a Terra é chegarmos à chave mágica (no caso, a escova de dentes) que abrirá o portal, para que ele volte para o seu mundo”. Concorda que a chance do filhote colaborar aumenta em 1000%?

Quando Catarina era mais nova e não queria escovar os dentes, eu inventava que seu personagem favorito estava no meio dos seus dentes, brincando de esconde-esconde. Ou começava a contar uma história muito maluca (e enquanto ela prestava atenção no que eu estava falando, eu escovava seus dentes). Se você adotar essa tática, fale rápido, não dê tempo para que o cérebro do filhote se distraia!

 

5) Explique o que acontece quando ele não escova os dentes

Sim, as crianças entendem, e como! Se você disser que os dentes vão doer, que os bichinhos que moram na boca vão estragá-los e que os dentes vão ficar feios, juro que os filhotes compreendem. Eu já contava essa história para Catarina antes de seu primeiro aniversário, e hoje ela sabe muito bem reproduzi-la. Vale também pedir a ajuda do odontopediatra (na época em que eu clinicava, muitos pais relatavam que os filhos tinham mudado seu comportamento depois das conversas que tínhamos no consultório). Às vezes essa ajuda externa é importante, pois eles reconhecem a autoridade do dentista (é impressionante!).

 

6) Escovar os dentes não é opcional

Aqui em casa, Catarina sabe: tem que escovar os dentes e fim de papo. Não tem o “hoje eu não quero”, ou o “estou cansada, deixa para amanhã”. Se abrir mão da escovação virar um hábito, será mais difícil retomar a higiene diária. Aí vocês me perguntam: “mas nunca, nunquinha, sua filha pulou um horário de escovação?”. Caras leitoras, vocês sabem que eu sou sincera: sim, já houve vezes em que isso aconteceu. Mas elas foram raríssimas, e não porque a filhotinha se negou (aconteceu, por exemplo, dela dormir antes da hora). O que não pode é deixar a fuga da escova virar rotina.

 

Agora me conta, você tem uma dica infalível para fazer o filhote escovar os dentes? Compartilhe com a gente, deixe seu comentário!

 




Arquivado em: Saúde Tags:

Comentários (28)

Trackback URL

  1. Dionice Moraes disse:

    Eu não tenho problemas com a escovação do meu filho Vinicius, hoje com 3 anos e 9 meses, ele adora, as vezes brigo de tanto que ele escova cada coisa que ele come ele escova os dentes (acredito que seja por causa da pasta de dentes (sem flúor). Ele chama a minha atenção se esqueço de algum detalhe na minha escovação já que fazemos juntos ele diz "esqueceu de fazer isso mamãe."

  2. Bruna Lins disse:

    Boa Michelle Lins Muliterno

  3. Maria Fernanda só quer come a pasta …da um trabalho !

  4. Debora disse:

    A minha filha não gosta muito quando eu quero escovar os dentes, ela tbm só quer saber de comer a pasta, até que ela vem rapido quando eu chamo mas quando pego a escova ai começa o chororo…

    • Nívea Salgado disse:

      Debora,

      Só não pode deixar que ela coma a pasta, ok? Isso porque ela poderá ter fluorose, que é causada pelo excesso de ingestão de flúor. Os dentinhos permanentes podem nascer super manchados e frágeis.

      Grande bj,

      Nívea

  5. tem dias que meu filho fala mae hoje nao quero escovar os dentes o que eu faço

    • Nívea Salgado disse:

      Oi, Rose,

      Já tentou todas as técnicas que sugerimos? Se nada der certo, é hora de lançar mão da carteirinha de mãe que dá direito de falar para o filho: “vai escovar os dentes, menino!”. Brincadeiras à parte, boa sorte!

      Bjs,

      Nívea

  6. Obrigada!
    vou estar pra ver se funciona. bjaooooo.

  7. Vanessa costa disse:

    Minha filha tem 5 anos briga p escovar e o pior q eu acabo brigando tbm :(oq eu faco? Ela ja ta ate c dois dentinhos permanentes la no fundo…me ajudem! Ahh mas os d leite n cairam ainda.

    • Nívea Salgado disse:

      Olá Vanessa!
      Acredito que o mais importante seja fazer do momento da escovação uma brincadeira, como contei lá no post. Comprar uma pasta e uma escova de dente bem divertidas pode ajudar também! Muitas vezes, até mesmo uma escova elétrica consegue salvar a pátria, já que as crianças gostam do aparelho. Outra opção é usar o reforço positivo, ou seja, a cada dia que ela escovar os dentes sem brigar, ganha uma estrelinha e muitos elogios. Ao fim de uma semana, poderá trocá-la por um presente.
      Espero ter ajudado!
      Grande beijo!

  8. Marcio disse:

    Meu filho tem 1 ano e 4 meses, todos os dentes na boca. O grande problema é escovar os seus dentes. Todo dia é uma ” briga”. Qual seriam as alternativas para essa idade?

    • Nívea Salgado disse:

      Oi, Marcio,

      O melhor mesmo nessa idade é a distração! Cante, faça caretas, chame sua atenção – enquanto isso você escova os dentinhos! Quanto mais criativo você for, maiores as chances de sucesso nessa empreitada 🙂

      Abraços,

      Nívea

  9. Marcia Veloso disse:

    Eu mando eles escovarem na marra mesmo!

  10. raphaella disse:

    a minha Rebeca tem 1 ano e 5 meses, mas não deixa eu escovar os dentinhos dela. ela quer escovar sozinha, é um sacrifício. e agora ta aparecendo uma manchinha amarela no dente, apesar da alimentação dela ser saudável e eu ainda amamentar, estou preocupada.

    • Nívea Salgado disse:

      Oi, Raphaella,

      O melhor nesse caso é levar a filhota para uma consulta, pois manchinhas nos dentes podem ser o primeiro sinal de cárie (e antes que ela se transforme em um buraquinho, é possível fazer um tratamento com flúor para estacionar o problema). Mesmo com uma alimentação saudável e leite materno, isso pode acontecer.

      De resto, é insistir bastante e distraí-la, para conseguir escovar os dentes.

      Beijos,

      Nívea

  11. Aline Gomes disse:

    Olá,
    Meu filho tem 1 ano e 9 meses e adora morder a escova. Eu peço pra ele mostrar os dentinhos e quando vou passar a escova ele morde e cone a pasta, aí pega a escova e tentar escovar sozinho mas esse tentar dele é mordendo a escova. O que eu faço?

    • Nívea Salgado disse:

      Oi, Aline,

      Com essa idade ainda é necessário que você faça a higiene do filhote – deixe uma escova apenas para que ele brinque, e com a outra você realiza a limpeza. A melhor dica é distrair o pequeno, cantando, fazendo caretas, vale tudo nessa hora 🙂

      Beijos!

  12. Nathalia disse:

    Olá, Nívia!

    Meu pequeno tem 2 anos e adora escovar os dentinhos e fica quietinho eu uso pasta sem flúor só que ele ainda não sabe cuspir! Será que tem problema engolir a pasta sem flúor?

    Bjos.

    • Nívea Salgado disse:

      Oi, Nathalia,

      Atualmente a recomendação é usar pasta com flúor, mesmo nos primeiros meses de vida. Use bem pouquinho (menos do que um grão de arroz) enquanto o filhote ainda não sabe cuspir, e vá aumentando a quantidade. E fique tranquila, colocando apenas um pouco, dessa forma, não há problema se ele engolir.

      Beijos!

  13. Jamay disse:

    Nivea, pasta sem flúor pode comer correto?

    • Nívea Salgado disse:

      Oi, Jamay,

      Se a criança comer a pasta sem flúor, não terá o problema da fluorose. Claro que você deve orientar a criança para que ela não coma, mas, se engolir eventualmente, não terá problema!

      Beijos

  14. Ótimo Artigo. Bastante esclarecedor, obrigada!!!

  15. Bianca Silva disse:

    Ótimo site e ótimo artigo, adorei!!!

  16. Giovana disse:

    Meu filho ainda não chegou nessa fase, mas já ando preocupada com tudo hehehe
    Essa postagem foi muito interessante.
    Obrigada por compartilhar
    Beijos

  17. Fernanda disse:

    Meu filho tem um ano e oito meses, antes ele deixava numa boa escova os dentes agora não quer deixar. É uma luta para escovar o dente dele o que faço?

  18. Ergianes disse:

    Minha filha tem 3 aninhos e escova os dentinhos super bem e deixa eu escovar também só que ela acostumou com a pasta sem flúor e agora não quer saber de trocar de pasta, levei em uma odontopediatra e ela esta com duas caries por causa das mamadeiras antes de dormir (ela já parou de mamar antes de dormir)na época ela mamava dormindo dai não escovava os dentinhos agora esta com duas caries enormes e não pode se fazer nada, só usar pasta com flúor e não deixar de escovar os dentes, o problema é que ela não quer saber da pasta com flúor, o que eu poderia fazer? Obrigada

Deixe seu comentário

Receba nossas dicas por e-mail