Como escovar os dentes do filhote

Por 21 Comentários


Eu não sei se vocês ainda se lembram (porque faz TANTO tempo que eu não falo sobre o tema por aqui!), mas eu sou uma blogueira dentista! E hoje, escovando os dentinhos da Catarina, lembrei que eu não havia feito um post aqui sobre a maneira correta de escovar os dentes do filhote! Que absurdo! Então para remediar a minha falha, hoje eu conto direitinho como fazer para que o pequeno tenha dentes lindos e fortes.

escovar2

Como eu já contei nesse post aqui, a higiene bucal do bebê deve ser iniciada antes mesmo do nascimento dos primeiros dentes. Primeiro com uma fralda de pano embebida em água, para remover os restos de leite da boca. Com um simples cuidado como esse, as bactérias que colonizarão a boca do seu filho tenderão a ser mais “boazinhas”, com menor potencial para gerar cárie. Com o nascimento dos primeiros dentes, você pode trocar a fralda por uma dedeira macia. Nessa fase, como o bebê não consegue cuspir, você tem duas opções: não usar creme dental (até porque o que efetivamente fará a remoção da placa bacteriana será a dedeira – e posteriormente a escova) ou usar um produto sem flúor, para reduzir o risco de fluorose no futuro (um problema na formação dentária que deixa os dentes manchados permanentemente, além de mais porosos, e que ocorre principalmente pela ingestão excessiva de flúor). Por fim, quando os molares (que são aqueles dentes maiores, cheios de pontinhas, localizados no fundo da boca) começam a erupcionar, já é hora de passar para a escova, que deve ter tamanho compatível com a boca da criança e cerdas macias.

Após o primeiro aniversário, você pode passar a usar uma quantidade mínima de creme dental infantil durante a escovação (semelhante a um grão de arroz, para você ter uma ideia). Os produtos infantis, pela menor quantidade de flúor do que os convencionais, teriam que ser ingeridos em maior quantidade do que as pastas usadas pelos adultos para produzir a fluorose. Após os quatro anos de idade (quando a maioria das crianças já consegue cuspir o creme dental), alguns pesquisadores acreditam que o melhor seria usar a pasta convencional apenas na pontinha das cerdas, pois sua capacidade de reduzir o risco de cárie é maior do que a dos cremes infantis. Se você continuar a usar o creme infantil, coloque-o na quantidade de uma ervilha.

Por fim, vamos à técnica para escovar os dentinhos e garantir um lindo sorriso!

O que você vai precisar:

- Escova infantil

- Creme dental compatível com a idade, com explicado acima

- Copo de água

- Banquinho para seu filhote alcançar a pia. É muito importante que ele se veja no espelho, para começar a aprender os movimentos!

 

Como escovar:

1) Faça movimentos circulares na face externa dos dentes, pegando quatro dentes de cada vez. Siga até escovar todos os dentes. Na criança pequena é mais fácil pedir para ela juntar os dentes de cima e os de baixo, para você fazer o movimento em ambas as arcadas (superior e inferior) de uma só vez.

2) Escove os dentinhos do fundo em movimentos de vai e vem. Não se esqueça dos dentes de cima (as crianças sempre esquecem, então você tem que monitorar e dar a sua caprichada final sempre!).

3) Escove a parte interna dos dentes. A placa bacteriana adora ficar nesse local, perto da gengiva e nos sulcos dos dentes.

4) Escove a língua e limpe a parte interna das bochechas.

5) Faça o filhote colocar água do copo na boca (é mais fácil do que com a mão, para quem está começando) e cuspir. Mesmo que no começo ele não consiga, continue a ensinar, pois aos poucos ele aprenderá.

6) Prontinho! A boca está limpinha! Lembre-se de escovar os dentes do filhote pelo menos 3 vezes ao dia!

 

 

 

 


Arquivado em: Cuidados diáriosSaúde Tags:

Comentários (21)

Trackback URL

Sites que possuem links para este Post

  1. Como fazer seu filho escovar os dentes - : Mil dicas de mãe | 14 de setembro de 2013
  1. Dani Rabelo disse:

    Ai, esta hora é um inferno em casa… confesso que escovo muito pouco os dentes da Laura, pq me dá uma canseira do cacete ficar brigando com ela…
    tem como fazer esse momento mais agradável e menos tenso????
    =/

    Beijos!

  2. Aqui em casa é uma luta… a pequena detesta que eu escove os dentes dela. Hoje ela esta com um ano e quatro meses e chuta, esperneia, grita, parece ate que esta levando uma surra. Faço o possivel pra caprichar na escovação mesmo com a briga toda uma vez ao dia, antes dela dormir.No restante do dia ela ate finge que escova, fica com a escovinha na boca… mas sei lá se é suficiente…

  3. Fabiana Silva disse:

    tadinha Ju….rsrsrsrsr e como vc esta?

  4. Adorei o post. Só esquecia de lavar as bochechas. Tenho uma dúvida, a partir de que idade devo levar a pequena ao dentista? Obrigada.

  5. Oi! Meu filho estará completando 1 ano semana que vem e já fazia a higiene bucal dele antes de nascer os dentes, depois que foram nascendo eu já comprei escova da idade ideal no começo ele adorava e deixava eu escovar os dentes numa boa! Agora e missão impossível não consigo mais fazer isso ele fecha a boca chora quer se jogar no chão eu não sei mais pq fazer.. Alguma fica por favor

  6. Passo por isso tbm… Biel tenta tirar a escova da minha..bate …se joga. . Dificil rs

  7. Aldrei disse:

    Achei muito legal essa materia, a Sophia esta com 10 meses tem 8 dentes e não gosta de escovar os dentes, ja tentei de todas as formas ela grita parece que estão machucando, acabo não escovando todos os dias para evitar um pouco o estress, a dentista da familia me aconselhou a insistir nem que seja a força. Sempre escuto que os bebes adoram escovar, alguem tem alguma dica?

  8. Valéria Lima disse:

    Acontece isso Comigo também, minha filha faz um escândalo na hora de escovar, eu e o pai dela temos até que segura-la. Compramos escovas de vários jeitos, mais ela só se anima no primeiro dia e volta tudo de novo!

  9. Também quero dicas! Murilo adora a escova de dentes dele, mas só quer brincar..

  10. Keila Castro disse:

    A minha tb, esta com 2 e 4 meses, pensa aí? nada fácil, não sei o q fazer!

  11. Eliziane disse:

    Meu bebê tb já está completando um ano no próximo dia 18… Quando apareceram os primeiros dentinhos comecei a usar a escovinha com o creme dental adequado. Ele adorou escovar, conseguia fazer bem certinho a limpeza, mas de uns tempos para cá tá ficando mais difícil… Gostaria tb de uma dica em relação a limpeza da língua, fica esbranquiçada com resíduo do leite e dos outros alimentos, e é muito difícil de escovar, quando quero passar a escova ele acaba encolhendo a língua… Tentei a gase mas tb não tive sucesso. Meu medo é que facilite a inflamação da garganta, como já tivemos um episódio de amidalite…

  12. Eliziane disse:

    Ah outra coisa, os dois dentinhos de baixo apareceram quanto ele tinha 8 meses… E até agora, prestes a completar um ano não apareceu mais nenhum… É comum?

  13. Nívea Salgado disse:

    Olá, meninas!

    Eu achei a repercussão do post tão legal que resolvi fazer um outro, sõ com dicas para convencer os pequenos a escovar os dentes! Aguardem!!!

    Bjs,

    Nívea

  14. Aline disse:

    Nívea,

    Na verdade estou escrevendo pra pedir ajuda…
    Eu sou uma louca por dentes limpos! Rss… a verdade é que por coisas da vida, tenho realmente uma neura que sei, É PROBLEMA MEU! E minha filhota não tem nada com isso…, mas é só pra se ter uma ideia do tamanho da minha aflição.
    A Laís está com 1 ano e 4 meses, e eu comecei a cuidar da boquinha com a tal fraldinha qdo ela era bebê, mas confesso que com tantas opiniões diferentes, eu não fiz isso de forma rígida… fazia as vezes… depois eu optei por ela ir ao berçario e lá… eles não passavam o dedal, ou seja, eu fazia as vezes….
    Mas a Laisinha começou a ter dentes na época certa e hoje tem praticamente todos os dentes, incluise molares e caninos. E escovar os dentes?! Traumático! Pra mim e pra ela!
    Ela que é uma criança doce e tranquila, nessa hora parece uma enlouquecida, que grita, esperneia… etc…
    Me sinto, triste, frustrada e principalmente preocupada com ela.
    Queria ver se vc tem alguma sugestão… eu já a levei a uma dentista que me ensinou a deitar ela no colo do pai, ele segura e eu escovo! Quer tortura diária maior pra uma criança?! Não consigo fazer isso!

    :O(

    Desde já muito obrigada.
    Beijos.

    • Nívea Salgado disse:

      Oi, Aline,

      Acho que você ser louca por dentes limpos não é um problema, não, rsrsrs. O contrário é que seria! Depois de dez anos clinicando, vi tantos bebês com dentes cariados que me doía na alma. O tratamento não é fácil e com toda a certeza é melhor prevenir do que remediar.

      Sobre a filhota, vamos pensar em alternativas? Pelo jeito deitá-la não está sendo bacana, e ficam vocês duas estressadas. Algo que funcionava muito bem para mim quando Catarina tinha essa idade era distraí-la durante a escovação. Eu contava histórias, fazia caretas, micagem mesmo. Era tão palhaça que ela ficava me olhando como se eu estivesse louca (e enquanto isso eu escovava os dentes!). Falava sem parar, tão rápido que realmente parecia uma maluca, rsrsrs. Mas funcionava!

      Outra alternativa é escovar o dentinho de alguma boneca antes de escovar o dela. Sei que ela é pequenininha, mas vai entendendo o processo. Deixe-a escovar a boneca também (enquanto isso, se ela deixar, escove a boquinha dela). Nessa idade, para as crianças que não gostam de escovar, a palavra-chave é distração!

      Depois me conta como foi, ok?

      Bjs

      • Aline disse:

        Oi Nívea,

        Cantar, contar, o pai fazendo palhaçada do lado… essas já tentamos! Rs…
        A da boneca ainda não, vamos ver! Eu te conto! Mto obrigada!!!

        Bjs.

Deixe seu comentário

Receba nossas dicas por e-mail