Há quinze dias a primeira biblioteca verde destinada especificamente para as crianças abriu suas portas em Cingapura. Conhecida como My Tree House (em português, minha casa da árvore), o projeto é tão lindo que eu resolvi compartilhar aqui com vocês (quem sabe aqui no Brasil alguém não se sinta inspirado a fazer um projeto nacional nos mesmos moldes?!). A ideia é estimular os pequenos a buscar informações sobre as questões ambientais, proporcionando acesso à literatura e a atividades interativas relacionadas a esse tema. Tudo isso em um local com design inovador, construído com materiais considerados “verdes” ou reciclados.

Prateleiras antigas de bibliotecas foram reutilizadas, pintadas de amarelo e verde, e se transformaram em grandes “árvores” que enfeitam a biblioteca. Foi necessária a compra de estantes novas, todas feitas de madeira de reflorestamento, que sustentam uma coleção de 45.000 livros (30% dos quais falam de ecologia: animais, meio-ambiente, plantas, mudanças climáticas e reciclagem; os outros 70% são contos-de-fadas e histórias folclóricas relacionadas a florestas e assuntos ambientais). A programação da biblioteca inclui ainda contadores de histórias e jogos que estimulem o pensamento crítico dos pequenos. Veja a foto das crianças, que beleza!

20130531.150631_20130531-tree

Bem no centro da biblioteca existe uma árvore, cuja estrutura é feita de papelão. O teto é impressionante: contém mais de 3.000 garrafas PET coletadas em escolas e locais públicos. A iluminação é feita com lâmpadas de LED que gastam 47% menos energia e até as tintas usadas são de baixo impacto ambiental. Ah, fiquei encantada! Quero uma dessas por aqui para levar a filhotinha!

Publicidade

eco-library-for-kids-537x289 green-library-for-kids-537x275 my-tree-house-worlds-first-green-library-537x359

 

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!