Dicionário feito por crianças (e a versão de Catarina!)

Por 6 Comentários


Nessa semana, li no site da BBC Brasil um artigo sobre um livro que fez muito sucesso na última Feira Internacional do Livro de Bogotá, no fim do mês passado. Publicado pela primeira vez em 1999 e relançado nesse ano, “Casa das estrelas: o universo contado pelas crianças” conta a versão dos pequeninos para as palavras que usamos em nosso dia-a-dia. Assim, o livro é como se fosse um pequeno dicionário escrito sob a óptica das próprias crianças (são quase 500 definições para 133 palavras). O mais interessante de tudo isso é notar a pureza  e a simplicidade com que elas definem as coisas: só para dar um exemplo, Paz = “Quando a pessoa se perdoa (Juan Camilo Hurtado, 8 anos)”. Não é lindo?

casa das estrelas

Inspirada por essa ideia, aproveitei que minha filha Catarina se tornou um ser falante (e como fala!) e perguntei como ela definiria algumas das palavras encontradas no livro. E abaixo eu cito ambas as versões, a do “Caminho das estrelas” e a da pequena Cacá (e não é que ela se saiu muito bem?). Querem ver?

Água: Transparência que se pode tomar (por Tatiana Ramírez, 7 anos). É o que molha as plantas e a gente gosta de tomar (por Cacá).

Céu: De onde sai o dia (por Duván Arnulfo Arango, 8 anos). É onde mora a nuvem (por Cacá).

Dinheiro: Coisa de interesse para os outros com a qual se faz amigos e, sem ela, se faz inimigos (por Ana María Noreña, 12 anos). É o que a mamãe usa pra comprar as coisas na loja (por Cacá).

Deus: É o amor com cabelo grande e poderes (por Ana Milena Hurtado, 5 anos). É o papai do céu (por Cacá).

Igreja: Onde a pessoa vai perdoar Deus (Natalia Bueno, 7 anos). É onde o sino toca (por Cacá) – obs: temos uma capela ao lado de casa, e a pequena adora ouvir as badaladas!

Lua: É o que nos dá a noite (Leidy Johanna García, 8 anos). É a bola bonita no céu (por Cacá)

Mãe: Mãe entende e depois vai dormir (Juan Alzate, 6 anos). É a minha querida (por Cacá) – não é de chorar de amor???

 

Que tal fazer essa experiência aí na sua casa também? Tenho certeza de que você se surpreenderia com a beleza do que iria ouvir!

Se quiser ver o texto completo da BBC sobre o livro de Javier Naranjo, clique aqui.

 

 




Arquivado em: DesenvolvimentoDiversãoLivros Tags:

Comentários (6)

Trackback URL

  1. Marcela Gomes disse:

    ameiiiiiiiiii vou fazer com minha pequena

  2. Idéia fantástica! Parabéns aos autores!

  3. Já fiz com a minha princesa de 5 anos e as respostas foram super criativas e lindas!! Amei…Por exemplo o dinheiro:"Aquele que se gasta pra comprar coisas que a gente precisa e coisas que a gente não precisa mas quer…"

Deixe seu comentário

Receba nossas dicas por e-mail