Não poderia deixar de comentar a notícia que está em todos os jornais de hoje: a adulteração de leite em indústrias no Rio Grande do Sul. Sim, mais uma vez por ganância, conseguiram colocar em risco a saúde da população brasileira modificando um alimento básico, presente na minha, na sua, na casa de quase todo mundo: o leite!

leite

Se você não está por dentro do que aconteceu, eu conto rapidamente: cinco empresas de transporte gaúchas adulteraram o leite cru, aquele que é obtido no produtor e que deve ser levado para a indústria, para passar pelo processo de pasteurização. Para que o volume final de leite fosse maior (e por isso rendesse aos fraudadores um valor também maior), eles adicionaram água ao produto; se fosse só isso já seria péssimo, mas fica pior: eles também colocaram uma substância parecida com a uréia, que tem formol em sua composição, para tentar mascarar a modificação. E como você bem sabe, formol é uma substância cancerígena! Estima-se que 100 milhões de litros de leite tenham sido modificados ao longo de um ano dessa ação, e que a maioria já tenha sido consumida pela população.

Embora a fraude tenha acontecido antes da chegada do leite à indústria, as empresas que comercializam o leite também têm sua parcela de responsabilidade, simplesmente porque não checaram a qualidade do leite cru que receberam. Por isso eu acho que como mães, que cuidam da saúde de suas famílias, devemos ficar todas de olho nessa notícia. A seguir fica a lista dos lotes das marcas que comprovadamente foram adulteradas: Bom Gosto/Lider, UHT, Italac, Mumu e Latvida. Mas cá entre nós, se eu tivesse uma dessas marcas em casa hoje, mesmo que de outro lote, tentaria trocá-la no supermercado, até mesmo como forma de mostrar minha insatisfação com a indústria. É exatamente essa a recomendação do Procon – troque o produto no local de compra, se ainda tiver a nota fiscal; e se não tiver, entre em contato com o fornecedor indicado na embalagem para conseguir seu ressarcimento.

Publicidade

 

LOTES ALTERADOS:

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Leite Líder – UHT Integral
SIF 4182 – Fabricação: 17/12/12
Lote: TAP 1 MB

Leite Italac – UHT Integral
Goiás Minas – SIF 1369
Fabricação: 30/10/12 – Lote: L05 KM3
Fabricação: 5/11/12 – Lote: L13 KM3
Fabricação: 7/11/12 – Lote: L18 KM3
Fabricação: 8/11/12 – Lote: L22 KM4
Fabricação: 9/11/12 – Lote: L23 KM1

Leite Italac – UHT semidesnatado
Goiás Minas – SIF 1369
Fabricação: 5/11/12 – Lote: L12 KM1

Leite Mumu – UHT Integral
Vonpar – SIF 1792
Fabricação: 18/01/13
Lote: 3 ARC

Publicidade

Leite Latvida – UHT Desnatado
VRS – Latvida – CISPOA 661
Registro: 37/661

Leite Latvida – UHT Semidesnatado
VRS – Latvida – CISPOA 661
Registro: 48/661

Leite Latvida – UHT Integral
VRS – Latvida – CISPOA 661
Registro: 36/661