Como dar os remédios (sem traumas!) enquanto seu filho dorme

Por 12 Comentários


Mais dia, menos dia, o filhote pega um resfriado, tem uma febre, e você terá que medicá-lo ao longo do dia, inclusive durante a madrugada. Na hora em que o médico diz: “Mãe, esse remédio aqui você vai dar três vezes ao dia”, você sabe o que isso significa? Que mais ou menos a cada 8 horas você terá que medicar o filhote. E como os pequeninos chegam a dormir 12 horas seguidas (alguns até mais, para a graça de suas mães!), você deverá dar o remédio enquanto ele dorme. Aí vem o desafio: fazer com que o filhote receba toda a medicação de que precisa, sem acordar de vez (ou você poderá gastar mais uma hora até que ele volte a dormir, e então lá vão suas horas de sono – e as dele também, o que o deixará mais cansado e manhoso no dia seguinte).

Para ter sucesso nessa empreitada, algumas dicas que aprendi na prática aqui podem ser úteis. Começando, claro, pelo fato de NÃO acender a luz do quarto do filhote para dar o remédio. Ao invés disso, deixe uma luz fraquinha no corredor ou em um quarto próximo. Segundo ponto importante: a forma de administrar o remédio. Para a maioria dos bebês, uma simples seringa pode resolver o problema (coloque na boquinha do bebê, bem próximo à parte interna da bochecha e injete o remédio). Mas para os pequenos mais exigentes, existe a opção de uma chupeta dosadora de remédios, em que você coloca a medicação e deixa o bebê sugar. Para os filhotes maiores, é possível dar o remédio no copinho sem que ele acorde totalmente (aqui Catarina fica sentadinha no berço, toma tudo, vira para o lado e dorme feito um anjo!).

Chupeta dosadora, da Safety 1st

Chupeta dosadora, da Safety 1st

Um outro ponto importante é a hora (literalmente!) de dar o remédio durante a madrugada. Calcule os horários (a cada 8 horas, por exemplo, por recomendação do pediatra) de forma a fugir do que eu chamo de períodos críticos: aqueles em que seu filho está mais sujeito a acordar no dia-a-dia. Sabe aquela horinha em que seu filho chama e você nem precisa olha no relógio para saber o que está marcando (porque é quase toda noite a mesma história)? Pois é, não se arrisque a dar a medicação nesse momento, porque o sono do seu filhote já está programado para ficar mais leve. As chances dele acordar e permanecer acordado são grandes (até porque se ele está doentinho, deve estar se sentindo mal). Prefira dar o remédio nas horas da madrugada em que o sono do seu filho já é naturalmente mais profundo.

Se a questão é ter que fazer uma inalação durante a noite para aliviar o desconforto respiratório, nada melhor do que investir em um inalador ultrassônico, como o que eu já citei nesse post. Como ele é silencioso e possibilita o uso com o filhote deitado, a inalação muitas vezes passa despercebida. Tudo de bom para ele, que dormirá sossegado e ficará mais bem disposto com o descanso, e para você, que irá para a sua cama rapidinho! Fica a dica!

Veja mais dicas de como dar remédios ao filhote.

 




Arquivado em: Cuidados diáriosDicas de mãeSaúde Tags:

Comentários (12)

Trackback URL

  1. Amei a dica! Assim que precisar, vou colocá-la em prática! Shi

  2. Rosana Reis disse:

    chupeta dosadora, bom saber.

  3. ferrou pq minha thuca nem chupa chupeta, é um sacrificio dar remedio!!!!:(

  4. Adri Marks disse:

    super curti… posso usar com o meu filhote e ensinar para as minhas amigas mamães!!! Obrigada! 🙂

  5. geane marileide dos santos disse:

    adorei obrigada!

  6. Laiz Pinheiro disse:

    muito interessante ..adorei

  7. Valdete Dos S S disse:

    muito bom mesmo para criança que chupa chupeta

  8. viviane disse:

    minha pequena nunca gostou de chupeta… mas para as que gostam otima opção.

  9. Iord disse:

    O post que me salvou na madrugada. Primeira vez que tento dar remédio pra minha pequena nesse horário e não consegui. Fui pesquisar e encontrei essa dica maravilhosa. Seringa funcionou perfeitamente. Obrigadaaaa…

  10. Lidiane disse:

    Não sei o que fazer, já tentei de tudo, minha bebê de 7 meses não aceita de jeito nenhum, cospe tudo, faz o maior escândalo, não sei mais o que tentar

Deixe seu comentário

Receba nossas dicas por e-mail