Hoje eu gostaria de compartilhar com vocês um artigo científico bem interessante que li nos últimos dias, publicado no mais respeitado jornal de psicologia do mundo: o Psychological Science. Pesquisadores da Universidade do Oregon estudaram a resposta cerebral de bebês de 6 a 12 meses e descobriram algo importante: que eles são sensíveis a tons de voz alterados (que tipicamente ocorrem quando estamos discutindo com alguém), mesmo quando estão dormindo.

Com o uso de ressonância magnética, os bebês foram avaliados durante o sono. Enquanto dormiam, os bebês eram expostos a uma voz adulta do sexo masculino que falava expressões em tom neutro, feliz, ligeiramente ou bastante agressivo. Ao ouvirem os tons de voz bravos, os bebês demonstravam aumento do funcionamento de áreas cerebrais ligadas ao estresse. E ainda mais: os pesquisadores determinaram que bebês provenientes de lares conflituosos mostravam atividade cerebral mais intensa dessas regiões. Em outras palavras: mesmo tão pequenininhos, já possuíam potencial para serem mais estressados do que bebês que moravam em lares tranquilos.

Aqui está então mais uma prova de que nossos pequenos absorvem muito mais do ambiente do que podemos imaginar. Com o cérebro ainda em formação, são como pequenas esculturas que estão sendo refinadas a todo momento, e que sofrem influência das experiências que proporcionamos a eles, sejam elas boas ou ruins. Então nos resta fazer nossa parte como pais: respeitar esses seres tão graciosos e especiais, e propiciar o melhor ambiente possível para o desenvolvimento deles. Fica a dica!

Publicidade