Como preparar seu filho para a volta às aulas

Por 0 Comentários


As férias estão acabando e você quer um retorno tranquilo à rotina escolar para o filhote? Então está mais do que na hora de se mexer, pois em breve o pequeno se despedirá dos dias de bagunça em casa e voltará ao pique total. Alguns filhotes são mais entusiasmados com a volta às aulas, outros nem tanto. Pode ser que esse seja o primeiro ano de seu filho na escola, e além da adaptação dele, certamente será preciso a sua adaptação a um maior distanciamento do filhote. Em todos os casos, algumas dicas facilitam a chegada de seu filho a esse novo ciclo escolar. Confira as dicas que as mães mais experientes nesse assunto contaram para o Mil Dicas de Mãe!

 

 

1) Uma semana antes, retorne aos horários habituais

Claro que nas férias seu filho dormiu mais tarde e possivelmente também acordou mais tarde. E tudo bem, pois a quebra da rotina também é importante para que seu filho tenha flexibilidade e aprenda a se adaptar a novos ritmos. Mas no retorno à escola será necessário que ele volte a acordar e dormir mais cedo. Não se esqueça de retomar os horários aos poucos, começando uma semana antes do primeiro dia de aula. Assim seu filho não estará muito cansado, o que poderia deixá-lo irritado e manhoso nos primeiros dias.

 

2) Converse muito

Não importa se seu filho ainda é bem pequeninho ou maiorzinho, é importante situá-lo no tempo e explicar que em breve ele voltará ao espaço escolar (ou que irá pela primeira vez!). Quanto menor o filhote, maior a necessidade de relembrar como é o ambiente físico da escola, quais os amigos que ele encontrará lá, as brincadeiras de que ele gosta na escola… Assim ele se sentirá mais seguro nesse retorno. Para facilitar a lembrança, vale até mostrar fotos do ano anterior!

 

3) Deixe que ele participe dos preparativos

É importante apresentar a volta às aulas como algo positivo (porque sim, seu filho sabe muito bem que será o fim dos dias em casa juntinho de papai e mamãe, dormindo mais tarde, viajando, passeando, coisas que aliás ele adora!). Em geral nos entusiasmamos com um processo em que estamos ativamente envolvidos, e isso também vale para as crianças. Por isso deixe que ele participe da escolha do material escolar, ajude a etiquetar os livros, organize a mochila, escolha o cardápio do lanche. Sentir que ele pode opinar o deixará mais confiante!

 

4) Faça a ambientação

Se for a primeira escola do seu filho, prepare-se para a temida fase de adaptação (que muitas crianças levam numa boa, então nada de sofrer por antecipação!). Aqui a maior dica é: se você estiver segura, seu filho ficará bem. Os pequenos têm um super radar que detecta os sentimentos dos pais, por isso a sensação de segurança que você sentir, ele também sentirá. Algumas escolas propõem atividades aos alunos novos antes do primeiro dia de aula, o que é muito positivo. Se não for o caso da sua, leve o filhote para conhecê-la antes do início das aulas, para que ele se familiarize com o ambiente e as pessoas. Já comece o exercício de reconhecimento durante o trajeto até a escola.

 

5) Atenção a problemas anteriores

Seu filho teve problemas de relacionamento no ano anterior? Então o melhor a fazer é mostrar a ele que conflitos interpessoais fazem parte da vida, pois as pessoas são diferentes, pensam de formas distintas. Respeitar a diferença torna o convívio mais fácil, sempre. A resistência à escola está superando as expectativas? Fique de olho, pois você pode ter deixado escapar algum probleminha.  E evite grandes mudanças em casa na fase do retorno.

 

Leia também: Como escolher a escola do seu filho – parte 1
 

 

 




Arquivado em: ComportamentoDesenvolvimentoSem categoria Tags:

Deixe seu comentário

Receba nossas dicas por e-mail