Não importa se estamos em férias ou no período de aulas, aprender brincando é sempre bom demais! Aliás, já era o tempo em que criança ficava sentada na frente de uma lousa vendo o professor escrever o alfabeto para aprender a escrever. Muito melhor do que isso é entrar na brincadeira, interagir, manipular vários materiais e, como resultado, aprender as letras e construir palavras. O post de hoje mostra que dá para estimular a escrita até mesmo em casa, com super ideias de atividades de alfabetização. E no final, não esqueça de imprimir as cartelas de bingo que fizemos especialmente para nossos leitores! Mãos à obra!

atividades de alfabetizaçao 1

atividades de alfabetizacao 2

Qual é a criança que não gosta de adesivos? Bolinhas adesivas coloridas tornam o preenchimento das letras muito mais divertido. Depois coloque a obra de arte do filhote em um painel para mostrar para todo mundo!

Publicidade

 

atividades de alfabetização 3

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Que tal preparar folhas com figuras que se iniciam com uma determinada letra e a palavra ao lado, para ser preenchida com massinha? Atividade nota 10! (A figura ao lado está em inglês, mas ilustra a ideia)

 

atividades de alfabetização 4

Letrinhas de EVA servem para várias brincadeiras! O molde pode ser preenchido com um martelinho…

Publicidade

atividades de alfabetização 5

ou as letras podem ser mergulhadas num tanque de areia, tornando a atividade mais sensorial!

 

atividade de alfabetização 6

A ideia do bingo me atraiu bastante! Achei tão legal que fiz uma tabela para nossos leitores imprimirem! Faça um saquinho com as letras e vá tirando uma a uma. Se o filhote precisar de uma dica, você diz: “B de… bola!”. Se ele não souber qual é a letra B, saberá localizar a bola, certo? Deixe feijõezinhos para marcar a tabela. Quem preencher uma coluna, ganha um beijinho da mamãe. Quem preencher uma linha, ganha um abraço bem apertado!

bingo da alfabetização

Imprimir Bingo

Publicidade

Ideias: Little Hands, Big Work

 

E você, tem alguma ideia de atividade de alfabetização para nos sugerir? Deixe um comentário!

Confira também: Canetinhas e giz de cera laváveis (avaliamos e contamos tudo para você!).