Se você está grávida, aposto que sonha com o dia em que finalmente levará seu bebê para casa. Para dizer a verdade, no fim da gestação eu me sentia em um enorme conflito: parte de mim queria que o bebê nascesse logo, para que eu visse seu rostinho, sentisse seu cheirinho, pudesse abraçá-lo em meus braços… e a outra parte estava em completo pânico, desejando que a gravidez durasse mais nove meses, para que eu pudesse me preparar melhor para o papel de mãe. E por mais que eu imaginasse como seria, confesso que o dia da saída da maternidade foi bem diferente do que eu esperava.

O nó na garganta começou assim que recebemos alta, eu de meu ginecologista e Catarina, do pediatra da maternidade. Nesse momento a única coisa em que conseguia pensar era que eu nunca tinha trocado uma fralda na vida. Tentando aproveitar os 45 minutos do segundo tempo, perguntei a uma das enfermeiras como deveria fazer (obviamente eu já tinha visto vários vídeos que mostravam a troca, mas não conseguia me lembrar de nenhum deles, tamanho era o nervosismo!). Colocar as fraldas, o pacote de lenços umedecidos, o álcool 70% para limpar o umbigo, a escovinha minúscula de cabelos na bolsa pela primeira vez gerou uma sensação de que meu universo tinha mudado para sempre. E, cá entre nós, isso deu MUITO medo!

Malas prontas, mamãe arrumada, Catarina no bebê conforto (com a roupinha especialmente escolhida para a saída da maternidade, que consumiu tantas horas de procura nos últimos meses de gravidez), era hora de entrar no carro. Meu marido na direção, eu com a pequena no banco traseiro, e um caminho interminável até nossa casa (o trajeto deve ter demorado no máximo meia-hora, mas nos pareceu muito mais). Não consegui conter a emoção e chorei – de alegria, por ver aquele novo ser chegando em nossas vidas; de nervoso, por não saber quais os desafios que nos aguardavam a partir daquele dia. Sim, naquela hora eu me despedi de uma fase de minha vida que não voltaria mais, pois eu havia deixado definitivamente de ser somente filha, cuidada, protegida, para ser mãe, a que cuida, a que protege, a que se responsabiliza.

Publicidade

Se eu pudesse dizer algo a você, leitora que aguarda por esse dia, diria que tudo dará certo. Que não importa o tamanho da sua insegurança, não importa se você sabe trocar fraldas, ou dar banho, ou amamentar… Se houver amor, as coisas se encaixarão, e quando você menos esperar, se sentirá uma super mãe, aquela que entende seu filho só de olhar, de ouvir como ele respira. E como não resisto a deixar uma dica prática, aqui fica uma listinha de providências que podem ajudar na saída da maternidade:

* Faça previamente uma compra grande de supermercado. Tudo o que você não precisa é que falte algum item básico para o funcionamento da sua casa nos primeiros dias do bebê. Não se esqueça de comprar um estoque de absorventes, pois haverá sangramento por vários dias.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

* Deixe já lavados os conjuntos de calcinha pós-parto/sutiã de amamentação (sugiro no mínimo quatro) e as camisolas ou pijamas com abertura para amamentação (no mínimo três, pois suja demais!). Na hora dos preparativos para a chegada do bebê é comum nos concentrarmos no enxoval do pequeno e esquecermos que a mamãe também precisa de certos cuidados.

* Organize o quarto do bebê de forma a deixar os itens de uso frequente na altura da sua cintura. Se você tiver passado por uma cesárea, não poderá agachar ou levantar demais os braços durante os primeiros dias do pós-operatório. Veja aqui todas as dicas para organizar a cômoda, dadas pela nossa personal organizer. E aqui eu conto como organizei a minha cômoda.

* Aceite ajuda. Da mãe, da sogra, da irmã, de uma amiga mais próxima… É difícil mesmo dar conta de tudo (comida, casa, bebê), principalmente considerando que você acabou de dar à luz e terá intervalos de poucas horas (na melhor das hipóteses) entre uma mamada e outra.

Leia também: Ser mãe é aprender a aceitar ajuda

Publicidade

E se puder, aproveite o tempo na maternidade para começar a se familiarizar com o universo materno (assim você chegará mais confiante ao chegar em casa!). Nesse post aqui eu conto tudo sobre isso, vale a espiadinha!