5 maneiras de deixar o estresse de lado quando se tem filhos

Por 35 Comentários


Você tem ou já teve um filho com 2 anos de idade? Se a resposta for positiva, então você me entende. Tem dias em que simplesmente eles estão impossíveis! Ou melhor, nessa fase, a regra é ter crise de birra em casa diariamente (quando não tem a gente até estranha!). Mamãe passa a ter que desempenhar a função de super mulher: se está em casa, tem que fazer o jantar, atender o chamado do pequeno que acabou de fazer xixi, falar ao telefone, tudo ao mesmo tempo. Claro, você que tem um bebê mais novo também tem que fazer um monte de coisas simultaneamente, mas com uma diferença: quando eles são mais novinhos, você consegue delegar algumas funções. Depois que eles passam a ter vontade própria, mamãe tem que fazer absolutamente tudo! Não, o papai não pode escovar os dentes (“tem que ser a mamãe”), ou colocar o pijama, ou preparar a mamadeira… Ufa, socorro! Quer saber qual o desejo número 1 de uma mãe nessa fase? Um clone!

Por isso, separei 5 maneiras de diminuir o estresse, porque mãe também é gente! Querem saber qual é a minha listinha?

1) Disque-Vovó: quando o caldo esquentar, nada melhor do que a vovó. Deixar o pequeno aos cuidados dela e tirar um tempinho para você vai fazer com que você volte com mais paciência para suportar os momentos de crise do pequeno.

2) Marque um almoço com as amigas (aliás, com aquelas que também têm filhos pequenos). É inevitável, vocês conversarão sobre os filhotes, e assim você verá que as dificuldades são todas muito parecidas, só mudam de endereço. Além de ser um momento agradável com pessoas de quem você gosta, é quase uma “terapia em grupo”, rsrsrs.

3) Tenha um estoque de chocolate. Não, eu não sou chocólatra. Mas acho que o bendito docinho quebra um galho danado! Seu filho está testando todos os seus limites? Coloque um pedacinho na boca que seu limiar aumenta em poucos segundos! Você é uma mãe do tipo saudável? Então encha seu armário com chá de camomila!

4) Faça algo para você. Eu sempre insisti com minha mãe para que ela tivesse uma atividade que lhe desse prazer. Eu sei, pode parecer que você não tem tempo para isso (e eu acredito que em certas fases você realmente não tem!). Mas conforme o bebê cresce e se torna mais independente, dá sim para tirar duas horinhas por semana para fazer uma aula de dança, ou de pintura, ou simplesmente passear no shopping. Dar-se esse tempo de presente, mesmo que ele seja mínimo, faz um bem danado para a autoconfiança.

5) Tenha suporte. Quando, além de dar conta do filhote, você ainda tem que lavar e passar a roupa, limpar a casa, cozinhar (além de trabalhar fora, como é o caso da maioria das mães que eu conheço), tudo fica muito, muito mais difícil. Por isso contratar alguém para ajudar nas funções de casa, mesmo que seja uma diarista eventual, faz toda a diferença. Uma outra alternativa é automatizar sua casa (no exterior eles se viram sem uma pessoa para ajudar com as funções domésticas, mas por outro lado tem máquinas que fazer milagres). Uma máquina de lavar-louças pode te poupar até uma hora a mais por dia. Quando se tem filho pequeno, uma hora a mais para fazer qualquer coisa é um luxo, concorda?

E você, o que faz para levar sua vida de mãe de maneira mais leve? Deixe um comentário, pois eu quero conhecer a sua dica de mãe!

 




Arquivado em: ComportamentoPapo de mãeSem categoria Tags:

Comentários (35)

Trackback URL

Sites que possuem links para este Post

  1. Como tirar a fralda do bebê - dicas de desfralde - Mil dicas de mãe : Mil dicas de mãe | 5 de fevereiro de 2013
  1. Daniela disse:

    Adorei as dicas, Ni, adorei!

    O que eu faço? entrego um pouco para o pai, quando preciso/quero. Esses últimos dias têm sido uma bênção na minha vida, apesar de toda a correria do mundo… e eu nunca imaginei que pudesse falar isso… sabe pq? eu trabalho fora, tive 3 ou 4 eventos de confraternização de fim de ano, tive que ficar todos esses dias até tarde na rua (saí direto do trabalho para restaurantes para confraternizar com a equipe) e cheguei em casa com a Laura já de banho tomado, pronta para dormir. Papai ficou com ela em todos esses dias e eu descansei da função de mãe que chega em casa cansada, tem que dar banho, brincar, dar janta, pôr para dormir, para depois fazer suas próprias coisas. Na primeira noite que eu fiquei fora e cheguei em casa mais tarde, fiquei com peso na consciência por não ter participado da rotina dela. Na segunda noite, aproveitei muito e daí por diante, foi só alegria.

    Acho ótimo.

    Beijos!

  2. Nivea querida, nessas horas a gente entende de onde vem o ditado quer ” ser mae eh padecer no paraiso”

    Parabens pelo blog, ele esta cada dia mais legal!!!!

    Bjs

  3. Graziela disse:

    Bom dia gente!!!
    Meu bebê começou com as birras… é enlouquecedor… esses dias ele deu um piti dentro do carro, gritava tanto, mas tanto… eu olhava para o meu marido e contava até 1 milhão… até q ele se acalmou… pareceu uma eternidade.
    O ideal é ter ajuda de todos os lados… maridão tem q participar sim!!! Vovó tem q participar tbm, mas não mto pq ela não tem a mesma energia que os pequenos!!! E ajuda em casa é essencial (eu não sei como nossas mães criavam a gente sem ajuda nenhuma, impossível!!!

    O blog está muito bom!!! Adoro ler!!!
    bjs

  4. Hayla Santos disse:

    Olá, tenho uma filha de 3 anos e 8 meses e um bebê de 29 dias e são bem saudáveis(ou seja, bem sapecas rsrsrsr) …E eu sedi ao docinho tb rsrsrs, e minha sogra e cuinhadas me ajudam bastante tb com serviços doméstico e as vezes ficam com as crianças qndo preciso sair.

  5. Ai, as dicas são muito boas, mas infelizmente só posso fazer o no. 3, minha mãe e parte dos amigos estão no Brasil, eu em Portugal. Gastar com uma atividade e diarista está fora dos planos, grana curta… é, vou andar um bocado estressada! kkkk

  6. ESSAS DICAS SÃO MUITO BOAS, PORÉM, NA PRÁTICA, A QUE DÁ CERTO PRA MIM É SÓ A Nº 3. TENHO 3 FILHOS, 11, 6 E 1 ANO E MEIO. A MINHA KSA É UMA LOUCURA TOTAL, PRINCIPALMENTE NESTE PERÍODO DE FÉRIA, POR EXEMPLO: AGORA É 00:51. E ESTÃO OS 3 ACORDADES, E DE 5 EM 5 MIN TEM UM AKI ME FAZENDO UMA PERGUNTA, PEDINDO UM TODDY, OU UM BICO. É UMA LOUCURA TOTAL. MEMO ASSIM A COISA QUE ME DÁ MAIS FELICIDADE, É VER O ROSTINHO DELES QUANDO ME FAZEM UM CARINHO OU QUANDO DIZEM: MAMÃE TE AMO. AH! MEU MARIDO? AADIVINHEM: DORMINDO COMO UM ANJO…. E A DICA É: UM NA ESCOLA DE MANHÃ, O OUTRO ÀTARDE, E FAZER A PEQUENA DORMIR PRA EU PODER DESCANSAR UM POUCO DE 14:00 ÀS 19:00.

  7. Haayza Faller disse:

    Duvido qual é a mãe que por algum minuto não chegue a pensar que vai ficar louca, pois é muita coisa para uma cabeça só! Otimas dicas valeu 😀

  8. mileni disse:

    Na pratica realmente é bem diferente, minha bebe tem 1 ano e 11 meses, o terrorzinho em pessoa rs, a a dica 3, mais o menos da certo comigo , mais ai o chocolate no caso é pra ela, qdo preciso fazer alguma tarefa apelo pros videos da galinha pintadinha e guloseimas consigo acalmar ela temporariamente só…Mais q tem horas q tenho vontade de sair correndo tenho

  9. Otimas dicas, estava precisando demais…

  10. ola! eu tenho um de 7 anos ,outra de 4 anos e vai chegar mais 1 e ainda não sabemos o sexo!nas férias e uma loucura total o dia inteiro,e no momento não tenho nimguem para me ajudar.a minha sogra não gosta de mimi desde solteira,a minha mae esta doente ,ela q cuidou de mim dos dois filhos.e as minhas 3 irmãs moram longe de mimi.ho meu DEUS o q faço agora!socorro……..

  11. por favor qm me der uma dica para não enlouqcer agradeço desde já!kkkk

  12. Jo Santos disse:

    kkkkkkkkkk quando a EDI era pequena eu falava para ela, vou engolir voce de volta ela acreditavakkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  13. Jo Santos disse:

    vai para a CHINA passear depois voce volta e a soluçao AMIGA

  14. A dica é só: água e paciência… kkkkkkkkkkkkkk… qdo não se tem família por perto e nem dinheiro para se contratar ajuda só resta rezar e pedir calma, muita calma e saúde.

  15. A dica é só: água e paciência… kkkkkkkkkkkkkk… qdo não se tem família por perto e nem dinheiro para se contratar ajuda só resta rezar e pedir calma, muita calma e saúde.

  16. Flávia Dias disse:

    Nossa esse foi para mim. Mas infelizmente nem sempre temos como deixar 5 minutos com alguem e depois voltar kkkkk…

  17. Layra Taveira disse:

    Oi Nívea,

    adoro seu blog..me identifico muito com algumas matérias…Enfim na minha casa a birra é triplicada, eu tenho 3 filhas, uma de 3 anos, outra de 2 e outra de quase 1 ano..imagina só a minha dificuldade, fora trabalhar fora, cozinhar, limpar.. Mais um tempinho pra gente é absolutamente indispensável e revigorante.. nem que seja 1 vez por mês!

    • Nívea Salgado disse:

      Layra,

      Você acaba de virar minha heroína! Três filhas com idades tão próximas! Acho que você é quem deveria estar escrevendo um blog 🙂

      Bjs, e parabéns!

      Nívea

  18. Adorei você sempre com ótimas dicas, escreve o eu penso, falo e passo pôr isso kkk obrigada bjs

  19. Estou no caminho certo então kkk pelo menos uma vez ao mês faço um encontro de mamães num café da manhã p nós termos nossas horinhas de papear, elas adoram!!!! Bjos e obrigada pela dica!!

  20. Vou sempre tomar café no shoping sem eles prefiro sair que chamar amigas em casa acho que estressa menos.E cuido sim da minha alimentacao.

  21. Yone Dutra disse:

    entendo bem…

  22. Yone Dutra disse:

    Me convida rsrsrsrsrsrs

  23. E quando se tem una filha de 2 anos e um recém nascido de 1 mês… Socorrooooooo!!!!!!!!!!!!

  24. Renata disse:

    As dicas são ótimas, mas nem todas e a que considero principal não tenho. Eu, meu marido e filho de 2 anos, moramos longe das nossas famílias, ou seja, apoio/suporte zero. Vovós muito longe…snif
    E meu marido não é muito de ajudar, sobra tudo pra mim…
    além de tudo não tenho muitas amigas aqui, to num sufoco doido…rsrs

    Mas tenho que tentar arranjar um tempo pra mim, precisamos disso..
    bjos

  25. cleane disse:

    Eu me vejo asim com dois filhos…

  26. Juliana disse:

    Amei as dicas, estou passando por várias fases, com um de 17 outro de 7 anos e uma menina linda de 7 meses…as vezes me sinto muito triste comigo mesma por não ter mais e mais paciência com meus filhos.
    Bjs

  27. Eliane Sandres disse:

    Eu tenho 2 filhos um de 2,8 meses e uma linda filha que vai fazer 1 aninho o mês que vem,ás vezes me sinto incapaz de cuidar deles,quase não saio com eles me estresso muito,pelo fato de ser criada muito dentro de casa sinto que isso agora me prejudica,não tenho muitas amizades,ás vezes vou na casa da minha mãe ou da minha sogra com ajuda do meu marido.Me sinto tão presa sem saída.
    Só eles me fazem felizes sei que dependem de mim.Amo demais essas fofuras,tambem sou muito apegada á eles.

  28. Julia disse:

    Oi Nivea

    Nós moramos fora do Brasil. Ao tem nem vovó, nem vovô e nem tios para ajudar. Mas a comunidade brasileira fica muito apegada e um ajuda ao outro, como dá e quando pode. Mas, o que me salvou da loucura com meus dois pequenos foi a terapia. Converso, via Skype, uma vez por semana com minha terapeuta, que está no Brasil. Ah… e ter alguém pra ajudar na limpeza é essencial. Ter a casa arrumada por 1 hora por semana (Haha), sim, porquê logo eles bagunçam… e o marido tem que participar sim. O meu é de ouro: chega do trabalho, faz janta, da banho nos pequenos e escova os dentes deles. Parabéns pelo blog. Adoro!

    • Nívea Salgado disse:

      Oi, Julia,

      Adorei a dica do Skype, acho que deve ajudar muito! E fica como dica para as mães que moram aqui no Brasil mesmo, mas não têm tempo para o deslocamento. Beijos, amei saber que acompanha o blog aí fora!

  29. Patricia disse:

    Estou a ponto de cometer um suicídio. Criança chorando, fazendo tudo ao mesmo tempo, marido que tem a capacidade de se enxugar com as toalhas da nenê, que deixa sapato jogado no meio da casa, toalha molhada em cima da cama, que tem a capacidade de jogar o resto do arroz do prato dentro do escorredor de louça, marido que faz xixi molhando caso com tampa e tudo, deixa o banheiro ensopado de água e não lucha,marido que vai escovar os dentes e cospe até na parede e na torneira da pia, marido que é capaz de dar um chute no tapete só pra não limpar o pé sem contar que não me ajuda com nada !!!!!
    Gente me ajuda o que devo fazer ????
    Estou a ponto de me dar um treco,um colapso seu lá. ..

Deixe seu comentário

Receba nossas dicas por e-mail