Uma das coisas de que eu sentia mais falta depois do nascimento de minha filha era sair para jantar com meu marido. Desde o início optei por seguir uma rotina razoavelmente rígida com ela, até mesmo porque ela foi uma criança que chorava muito e qualquer mudança em seu ritmo de sono a deixava mais irritada. Além disso, Catarina não dormia bem fora de casa (a não ser no carro), e sair com ela à noite ou em um outro horário que alterasse suas sonecas era pedir para estressá-la, e portanto, acabar com o prazer do passeio.

Agora com quase dois anos, já consigo levá-la em alguns jantares, felizmente. Demorou (só quem é mãe e já ficou um tempo semelhante sem muitos passeios noturnos sabe a falta que isso faz!), mas enfim chegou o tempo em que posso atrasar seu horário de dormir sem que a madrugada seja um circo de horrores. Catarina foi dormir mais tarde? Então também acorda mais tarde (e não às 6:30h como era comum que ela acordasse, mesmo que tivesse ido dormir de madrugada! E sem compensar o sono, ficava extremamente brava por uns 3 ou 4 dias, preço alto demais a ser pago por um jantar fora de casa).

Mesmo assim, tenho que tomar alguns cuidados antes de aceitar um convite para ir a um restaurante com ela. E providenciar um esquema que permita que realmente aproveitemos a saída, sem gritos ou ataques de choro. Vamos às dicas!

Imagem: 123RF

Publicidade

 

1)      Reconheça o limite do seu filho.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Eu acho que fazendo isso, você já aumenta muito as chances de ter uma saída agradável. Isso quer dizer saber até que horário ele fica acordado numa boa (e esse limite vai ficando mais elástico conforme seu filho cresce), que tipo de ambiente o perturbaria (há crianças que ficam muito incomodadas com barulho, por exemplo).

 

2)      Explique a seu filho sobre a saída.

Sim, as crianças entendem muito bem quando você conversa com elas. Se eu mudo a rotina de Catarina sem explicar a ela o porquê daquilo, ela reclama bastante. Mas se eu explico o que está acontecendo, para onde vamos, quem estará lá, por que estamos indo, ela se comporta mil vezes melhor.

Publicidade

 

3)      Não esqueça os itens primordiais.

O que acalma seu filho antes de dormir? Uma mamadeira, a chupeta, um de seus brinquedos? Leve a tropa toda, pois se ele quiser dormir, se sentirá mais tranquilo. Ter um carrinho grande e confortável para o bebê dormir ajuda muito nessas horas.

 

4)      Leve distração.

Brinquedinhos para os mais novinhos, lápis de cor para os que já conseguem pintar, adesivos, eventualmente até os joguinhos do seu celular podem quebrar o galho. Evite os brinquedos com musiquinhas, pois o casal da mesa ao lado pode achar aquilo deveras chato (e cá entre nós, com razão). O restaurante tem algum atrativo para crianças (área de lazer ou brindes)? Ponto para ele!

Publicidade

 

5)      Peça algo para seu filho comer.

A maior distração de Catarina num restaurante é COMIDA! Se pedirmos algo de que ela gosta, a menina come com um gosto que só vendo! E criança que está entretida comendo é criança bem comportada.

 

6)      É mais fácil sair com outros casais que têm crianças.

A começar pelo horário: quem tem filho pequeno costuma jantar mais cedo. E ter outras crianças na mesa pode ser um bom atrativo para seu filhote. Eles brincam, se entretêm, os pais se revezam na monitoração… E no fim você conseguiu comer sem que seu filho ficasse 100% do tempo grudado em você.

 

7)      Prefira restaurantes com serviço rápido.

Se o “tempo fechar” porque seu filho já ultrapassou o limite do cansaço, você já terá comido alguma coisa. Evite chegar nos horários de pico, em que você perderá tempo na espera e seu pedido tende a demorar para chegar.

 

8)      Sair com seu filho também é um treino.

Então não espere que dê tudo 100% certo desde a primeira vez. Problemas no meio do caminho são super normais e quer saber? Tudo bem! Pense que da próxima vez será melhor, reavalie o que poderia ser feito para deixar o filhote mais à vontade e bom jantar!

 

E você, tem alguma dica para levar os filhotes ao restaurante sem estresse? Conta pra gente!