Febre no bebê: será que é dente nascendo?

Por 61 Comentários


Para quem ainda não sabe, essa blogueira do lado de cá da tela é também dentista. Graduada, pós-graduada, etc e tal, sinto-me à vontade para dar meus pitacos odontológicos aqui no blog. Conversando com muitas mães, vira e mexe surge o assunto dos dentes. E muita gente me pergunta: “você acha que o nascimento dos dentes do bebê causa febre?”. Então deixo aqui duas respostas, a da Nívea profissional e a da mãe da Catarina.

bebê bonito

Durante o curso de Odontologia (que no meu caso, modéstia à parte, foi cursado em uma faculdade pública de excelência; e só falo  isso para dar crédito à minha opinião como profissional), aprendemos que não há evidências concretas de que o nascimento dos dentes provoque febre nos bebês. O que aconteceria seria a ocorrência simultânea da erupção dentária com vários outros probleminhas a que o bebê está sujeito (viroses e infecções de todos os tipos), devido ao seu sistema imunológico ainda imaturo. Por isso, o bebê estaria com febre devido a essas infecções, e não ao nascimento dos dentes propriamente dito (e como são 20 dentes de leite, ou usando o termo técnico, dentes decíduos, em algum momento haveria uma infecção em um momento de erupção dentária, o que poderia causar confusão quanto à origem da febre). Além disso, como a erupção causa desconforto no bebê, é normal que ele leve tudo à boca nessa fase, o que aumenta as chances de contaminação por algum microorganismo.

Agora a resposta da mãe da Catarina: eu, pessoalmente, acredito que haja relação entre erupção dentária e febre, e que isso não necessariamente ocorre em todos os bebês. Na minha filha, eu observei que o nascimento dos dentinhos, principalmente dos molares (aqueles dentes maiores que nascem lá atrás) e dos caninos (os pontudinhos), causou momentos de febre baixa “inexplicáveis”. Sabe quando o bebê está ótimo: come bem, dorme bem, brinca, mas está com aquela febre que não parece ter outra origem? Aqui em casa é batata: pode olhar a gengiva que deve estar bem inchada e vermelha, mostrando que está na hora de dente novo chegar.

Mas atenção: se seu bebê está com febre, nada de colocar a responsabilidade no dente e deixar de pesquisar a causa. Uma avaliação do pediatra é sempre necessária (e se ele não achar nada, aí sim você poderá suspeitar de uma virose ou do dente!).

E na sua casa, como foi sua experiência? Está mais a favor da resposta da profissional ou a da mãe? Conta pra gente!

 

 


Arquivado em: Cuidados diáriosDentesSaúde Tags:

Comentários (61)

Trackback URL

  1. Daniela disse:

    A Laura tem 7 dentes…. e não percebi nenhuma evidência de febre com eles, até pq ela vive gripada, então, fatalmente, a febre decorre do fato de estar infectada com um vírus ou bactéria.

    Beijos!

  2. DAYANNA disse:

    Tenho dois filhos, o primeiro sempre teve febre quando tinha dente nascendo, a cabeça ficava quente sabe, já a segunda não.

  3. Juliana disse:

    Minha filha esta passando por esta fase agora. Esta com 7 meses, tem mais ou menos um mes que nasceram aqueles dois dentinhos da frente e ontem a noite começou com uma febrinha sem motivo… Nenhuma outra alteração. Como ela passou o dia bem vou aguardar pra levar no pediatra só se voltar a febre. No caso dela ta parecendo que é dentinho sim. A Alice fica desesperada, colocando tudo o que pode na boca pra coçar a gengiva. Ooooo fase, viu ;)

  4. Graziela disse:

    Meu filho está com 11 meses, quase 12 (dia 10/11/12 estou ansiosa já), e só tem os dentinhos de baixo, os dois centrais que nasceram com 9 meses… há cerca de 15 dias atraz ele pasosu por um período de diarréia, não queria comer e nada, levei ao pronto socorro… ah é dente!!!
    Dá alivium pra ele de 8 em 8h.
    Passados 2 dias, nada da diarréia melhorar… voltei ao pronto socorro, cheguei lpa as 17h daí vi que era a mesma médica que ele passou dois dias atraz… perguntei,, Dr fulano está (o médico do meu filho), está, mas só vai descer pro pronto socorro as 19h… ok eu espero.
    Dr. acontece assim e assim e a medica disse isso e não resolve… ninguem deu nada pra diarreia dele.. ele não quer comer… não vou ficar esperando dente nascer e meu filho sem comer.. isso não é certo!!!
    Daí ele tirou o alivium, passou floratil e remédio de vermes… e disse: Mãe, pode ser que seja do dentinho… mas e se não for??? Então dá o remédio de vermes pra ele, pq ele está engatinhando e leva tudona boca, pode ser vermes, pode ser uma virosesinha e pode ser o dente… então vamos cercar todas as possibilidades e se ele não melhorar traz de volta.
    Melhorou 5 dias… daí foi na consulta normal.. ah Dr está mto melhor e tal… na mesma madrugada diarréia e tal… fui pra outro pronto socorro no meio da madrugada (bem na minha folga pq trabalho de madrugada) fez exames de sangue e levei uma bronca da médica pq meu filho estava tomando gatorade (por recomendação do pediatra dele) ela disse q gatorade é pra esportes e não pra diarréia… me passou o maior sermão… pediu exames de sangue e tudo normal…
    Eu, revoltada com os médicos (normal de mãe) cheguei em casa as 5h da manhã e fui fazer uma sopinha só com arroz e batata (que ajuda a segurar a diarréia), dilui o floratil num suquinho, bem pouco pq ele não estava tomando nada… e continuei dando a mamadeira pra ele (que a louca da médica disse pra suspender), tudo bem q ela tem estudo, mas eu não vou tirar a [unica coisa que meu filho estava se alimentando, pq comida ele não queria… ele ficou na sopinha sem graça por 2 dias, mais o floratil e agua de coco… não dei alivium, não dei mais nada e suspendi as vitaminhas dele, pq eu dava a vitaminha passava 30 minutos vinha a diarreia (vitaminas estas ferro, complexo b, adtil e cerwin).
    Acabou a diarréia, por completo, ele está comendo feito um tourinho agora… mas o fato… nada de dentinhos de cima ainda!!! Então, provavelmente não era os dentes dessa vez!!!
    E qto as vitaminhas, vou voltar aos poucos com elas… e falar com o pediatra, pois minha mãe disse q depois de um tempo eu não me adaptava mais com o ferro q tomava e precisamos trocar qdo eu era pequena… então pode ser q seja isso.. mas o pediatra vai me falar.. e me dar esculacho pq faz uns 10 dias q meu filho não toma vitaminas, mas tbm faz 10 dias q ele não tem mais diarréia.
    Falei demais… rsssss bjus e bom dia a todas!!!

  5. Anônimo disse:

    oi meu filho tem 9 meses e teve febre a noite inteira quando foi hj olhei a gengiva dele
    estava muita vermlha e vi tipo um pequeno dentinho apontando pode ser por isso q deu febre….

  6. Jussara Neves disse:

    ola meu filho tem 05 meses e esta com febre que vai e volta a 6 dias ja levei no pediatra e eles falam que e o dente mas porq nao nasce logo estou com medo

  7. mas podem vir com diarréias com odor forte ? pois ele ta com febre bem baixinha e diarreia assim, e um pouco irritado ? me ajuda?

  8. Viviane disse:

    Meu pequeno completa hj 3 meses e meio. Nunca tinha dado febre até hj. Todo sadio graças a Deus. Hj amanheceu com 38.3 de febre e enjoadinho. Fui ver, gengiva inchada e um pouco esbranquiçada. No lugar dos: …. Caninos!
    Eu tb nasci primeiro os caninos, com 2 meses. Alguém sabe me dizer se tem algum problema eles nascerem primeiro? vou levar à médica mais tarde.

    • Nívea Salgado disse:

      Oi, Viviane,
      Minha experiência como dentista me diz que o nascimento dos caninos antes dos incisivos é incomum, mas a princípio não é para te deixar preocupada. Apenas será necessário um acompanhamento para saber se a erupção dos incisivos, posteriormente, está ocorrendo normalmente.
      Um abraço,
      Nívea

  9. suelle dias disse:

    bom dia, meu bebe tem 9 meses e não tem dente isso é normal?

  10. Nelson De Souza Campos Do Castelo disse:

    ótimo

  11. Danni Lima disse:

    Olá Minha Filha tem 7 mêses e esta nascendo 4 dentinhos de cima e ela não quer comer NADA to muito preculpada com ela, ta muito chatinha chora muiiiito .. ja fiz de tudo para ela comer , mas não dá nem o peito ela não ta querendo mais .. O que eu faço .. Pelo amor de Deus ..rsrsrs

    • Nívea Salgado disse:

      Oi, Danni, já tentou dar um mordedor gelado? Ou um picolé de leite materno (já falamos sobre isso em outro post, dê uma olhada!)? O frio alivia o desconforto do bebê e ajuda nessa fase. Também por volta dos sete meses há uma transição de sonecas, sua pequena pode estar estranhando isso e chorar. Se o pediatra disser que está tudo bem (sempre vale a pena checar se não é uma otite, ou coisa parecida), tenha um pouquinho de paciência, que logo a filhota estará bem. Um beijo!

  12. Olá minha filha tem 5 meses e tem febre e resmunga com a boca aberta….ja levei ela no pediatra e ele me disse que as vezes pode ser um começo de resfriado!!! mais eu estava pensando que talvez poderia ser os dentinho… Os bebe choram muito quando começa a nascer os dentes??

    • Nívea Salgado disse:

      Oi, Carol, alguns bebês ficam realmente desconfortáveis com os primeiros dentes. Tente dar um mordedor geladinho ou um picolé de leite materno (que já citamos em outro post, vale dar uma olhada!) para aliviar o desconforto. E, claro, faça sempre o acompanhamento com o pediatra, para descartar outros motivos de choro. Um grande beijo!

  13. Julia Sofia disse:

    Minha filha tem sete meses e comecou a dar febre assim do nada, eu ja fui ao medico fiz todos os exames e nao deu nada,.m as is continuo porq ela esta tristinha e comendo pouco, estou aflita.

    • Nívea Salgado disse:

      Oi, Julia, nesses casos ficamos aflitas mesmo! Continue observando a pequena, quem sabe os dentinhos realmente estão incomodando! O importante é não descuidar, e sempre ter o acompanhamento do pediatra. Um grande beijo!

  14. Gardênia disse:

    Olá minha filha tem 7 meses e já vejo os 2 dentinhos inferiores à 2 dias ela esta gripada e enjoadinha, pra completar está com febre e sinto a temperatura maior na cabecinha dela. Estou dando aliviun + toda vez ela vomita , por favor o q devo fazer?

  15. Sandra Bonato disse:

    Meu bebe vai completar sete meses, esta com gengiva grossa e com febre a dois dias, entre 37,5 e 38,4 estou preocupada, levei ao PA pediátrico e a medica disse para aguardar e ver se aparece mais algum sintoma, pois ele não esta tendo nada senão a febre. Agora é aguardar e em nome de Jesus não será nada…

  16. Gabi disse:

    Olá, minha filha tem 1 ano e 5 meses. Os caninos estão nascendo. Ela baba pra caramba e tem feito há uma semana coco 2 vezes por dia bem amarelinho e mole. Nao tem febre, esta bem e nao apresenta nenhum outro sintoma. O nascimento do dente altera o funcionamento no intestino?

    • Nívea Salgado disse:

      Oi, Gabi, tudo bem?
      Muitas mães relatam exatamente o que você disse, que na época do nascimento dos dentes o intestino do bebê fica diferente. Embora não haja prova científica disso, acredito que isso de fato aconteça, até mesmo pelo fato de que o bebê leva tudo à boca nessa fase, para aliviar o desconforto. Numa dessas, pode até apresentar uma diarreia passageira.
      Bjs

  17. MARIA LUIZA disse:

    ola minha filha tem 9 meses e ta gripada com dentinhos nascendo ..
    ja levei varias veses ao medico não sei mais o que fazer noites e noites sem durmii e ela não para de chora os medico dizem que um pequeno resfriado ,,
    a taa

    • Nívea Salgado disse:

      Oi, Maria Luiza.
      Como vai sua pequena? Melhorou? Essa fase é difícil mesmo! Espero que ela esteja melhor do resfriado, que pode deixá-la bem incomodada.
      Tente dar um mordedor geladinho para ela morder, pode aliviar a gengiva.
      Grande bj!

  18. Aline Gabos disse:

    Olá! Minha filha acabou de fazer um ano e tem apenas os dois dentes centrais inferiores e superiores…. para o nascimento dos superiores ela teve um dia de febre. Agora, teve 3 dias de febre bastante alta (38,8) e apareceu um dente no final da gengiva superior esquerda…. será um molar? Nao consigo ver mais espaço depois dele e é um dente bem grande… pelo menos a febre sumiu quando a gengiva rasgou!

  19. angela cristina dias disse:

    minha filha tem 5 meses e esta resfriada…ela esta com febre, sao sintoma do resfriado ou ta nascendo dentinho. Obrigada

  20. Mariana Benfica disse:

    Mamães, minha filha está com 6 meses. Notei um dentinho de baixo nascendo… logo depois o sintoma da febre e choro a noite toda! passo NENEDENT, paracetamol por conta da febre de 38,3 e a febre n baixa… é normal? Não come, só quer dormir… e quando acorda CHORA! TO MTO PREOCUPADA…
    e agora?

    • Nívea Salgado disse:

      Mariana, agora é levar ao pediatra, com certeza! Febre que não baixa precisa do olhar do médico. Depois conta pra gente o que aconteceu, ok?

      Bjs!

  21. TATIANE MACHADO disse:

    OI MINHA FILHA TEM 8 MESES JA TEM OS DOIS DENTINHOS DE BAIXO…AGORA ELA TA COM FEBRE BAIXA MAIS SEM SINTOMAS NENHUM.PODE SER MAIS DENTINHOS NASCENDO?

    • Nívea Salgado disse:

      Oi, Tatiane.

      E a pequena, melhorou? Teve algum outro sintoma? Ou você entra para o time das mães que acha que dente dá um pouco de febre mesmo? Bjs!

  22. Babi Moniz disse:

    Olá! Vou contar uma coisa que muitos não vão acreditar, mas é a mais pura verdade!! Minha filha tem 2 meses e 22 dias e já ta nascendo dentinho!!! Hoje do nada sem nenhuma explicação ela teve febre, estou preocupada pq ela não tem nem 3 meses e de repente um bebê visivelmente saudável tem febre, só que ao mesmo tempo eu já acho que não é nada demais é por causa do dentinho que logo logo vai apontar, mesmo assim vou leva-la ao posto pra ter certeza que não é nada serio. Eu aposto que é por causa do dentinho, mas o seguro morreu de velho, né?!

  23. tatiane disse:

    Ola meu filho deu e da muito trabalho na hora de nascer dentinho ja teve febre muito alta e de ficar dias com febre e irritado levei em varios médico pediatrico fez varios exames e nada constou …algum pediatra moderno me falou que era dente mais sabe ne mãe se preucupa eu filho come e brica bastante mais quando a febre aparece ele fica inquieto e esta tendo febre constante pois a presa. esta rasgando…como sempre levei ao medico e nao tem nada .esta com agengiva inchada e vermelha.bom eu acredito em febre de dente oque nos basta e paciência e ir cortando a febre com antitermico

  24. Minha filha ta fazendo 9meses hoje ontem de manha ela estava muito juadinha depoia veio a febre na hora do almoço nao comeu nada so chora e so queria saber de dormi dei tres banho nela mais a febre ainda continuou hoje 2:57da manha dei banho nela estava pegando fogo agora graças a Deus esta dormindo mas eu acho que é um pequeno resfriado….

  25. Melhoras para a pequena! E se precisar, é só chamar! Bjs, Nívea

  26. Nethe Silva disse:

    Olà, meu filho tem 7 mesês e ta febril e enjoado. Será que já são os dentes?

  27. Josy Silvs disse:

    Ola meu filho tem 7 meses e do nada ficou com febre,quando eu olhei a gengiva dele inchada eu pensei sera que os dentinho que vai sair? Mae de primeira viaje sabe como e tudo pra mim e novidade .

  28. Cleidiane disse:

    Olá, minha pequena está com febre desde sábado dia 26 que foi constante até dia 29 a médica disse que era peitinho chiando, até então tudo bem dei o remedinho voltei ao pediatra na sexta foi examinada tudo ok, só que na sexta mesmo voltou a febre q continua até agora, vi que os dentes depois da presa estão nascendo um já rompeu e outro tá bem vermelho, preocupadíssima

  29. Millena disse:

    Minha filha está muito enjoada e eu não sei o q fazer tudo chora mais aparentemente não tem nada
    nem febre , diarreia nada mais ele está chorando muito por favor me ajude.

    • Nívea Salgado disse:

      Oi, Millena,

      A primeira coisa a fazer é levar no pediatra para avaliar se ela não está com alguma coisa. Pode ser apenas uma virose, uma dor de ouvido… Ou pode que ela não esteja doente, apenas com um dentinho nascendo (dê um mordedor gelado e veja se ela se acalma, por exemplo!), ou muito cansada (ela tem dormido mal?). Algumas crianças sentem muito o nascimento dos dentes, outras nem tanto.

      Melhoras para sua pequena! Depois me conta o que era, ok?

      Bjs,

      Nívea

  30. andreza disse:

    Minha filha tem 9 meses e os dentes de cima ta saindo e ela ta com febre já fiz enxames e não deram nada estou preucupada o que faço

  31. O meu tem 6 meses e o Pediatra passou Camomilina C mais ele ainda tem febre que vai e volta contolo com paracetamol.

  32. Mariana Benfica disse:

    Andre Da Dilva Ribeiro Hoje a minha filha já tem 1 ano e 4 meses… já nasceram vários outros dentes.

  33. Mariana Benfica disse:

    Andre Da Dilva Ribeiro Mas obg mesmo assim!!! Rs…

  34. Jessica disse:

    Olá,como cada criança eh de um jeito neh,minha filha tem 8 meses e ficou com febre cinco dias e bem alta chegou a 39° levei no pronto socorro no fds,na pediatra dela e por fim em uma outra pediatra pq a febre não abaixava,enfim não tinha nenhum foco de infecção visível e foi preciso fazer exame de sangue e urina,resultado saiu os dois dentinhos incisivos inferiores juntos e a febre cedeu … Aff como a minha filha sofreu… Bjs

  35. marcia disse:

    oi boa noite minha pequena teve febre ontem o dia inteiro e não baixava então levei no p.s e pediram um exame de sangue hoje fui buscar o exame e a médica disse q estava com alterações será q o nascimento dos dentinhos interfere em alguma coisa …. a médica disse q só vai pedir novos exames se a febre voltar…. desesperada!!!!

  36. Wesley Jesus disse:

    Ola gente tem um bebe de26 dia e o umbigo ainda nao caio passei no pediatra receitou nitrato de prata para passa .mai preciso de outra opniao de 2 pediatra , ela esta com a temperatura 37 e febre no bebe de 26 dia.?

  37. alcione disse:

    Meu bebê está com sete meses e esta com febre ha 04 dias, febre alta de 38.8. Ja levei a pediatra… e ela disse da possível virose… mas ele nao esta gripado. Esta com a gengiva sup inchada com sinal da erupção de dentinhos… e esta fazendo coco em hora em hora. E também nao é coco como diarréia. … to doidinha sem saber oq fazer… tudo seria motivo da erupção? Me ajudem…

    • Nívea Salgado disse:

      Oi, Alcione, tudo bem?

      Tente ficar tranquila, essas febres inexplicáveis acontecem mesmo. Minha filha já teve várias dessas, e foi só um susto mesmo.

      Não acredito que seja em função dos dentes nesse caso. A febre está alta e provavelmente se trata de uma virose (mesmo sem outro sintoma).

      Espero que seu bebê se recupere rapidamente!

      Abraços,

      Nívea

  38. poliana barreto disse:

    oi minha filha está com uma febre baixa ,,a mais ou menos oito dias ,,enjoadinha e com falta de apetite ,,sera que é os dentinhos ela tem um ano e dois meses..

    • Nívea Salgado disse:

      Oi, Poliana, tudo bem?

      Se o médico eliminou qualquer outra possibilidade, acredito que possa ser do dente. Mas se o problema permanecer, sugiro levar a filhotinha de novo no pediatra, ok?

      Abraços,

      Nívea

  39. Ola meu filho tem 9 meses está com as gingivas enchadas, e esta tendo febre e diarréia e normal? Presciso leva- lo ao medico

  40. Oi, Laryssa,
    Se a febre não melhorar, precisa levar ao médico sim. E tudo depende também do tamanho da febre – se é muito alta (leve logo) ou baixinha (leve também se não passar). Pode ser o dentinho, mas pode ser uma virose ou problema bacteriano.
    Bjs!

  41. DANUBIA DO PRADO disse:

    bom dia minha filha esta com febre 38.4 desde hontem elas esta com um ano e um mes sera que e os dentinhos porque ela nao esta enjoadinha come bem brinca tranquila dormiu bem porem esta febrio .

Deixe seu comentário

Receba nossas dicas por e-mail