Vocês que acompanham o blog sabem que eu gosto muito de trazer as novidades do mundo científico para os pais e mães leitores. Dessa vez, compartilho com vocês os achados de um trabalho realizado por pesquisadores em neurociência da Universidade da Pensilvânia. Nesse estudo, 64 pessoas foram seguidas por mais de 20 anos, para a análise da influência do fator doméstico na formação do cérebro de uma criança. E os resultados são super interessantes!

livros e crianças

 

Os pesquisadores descobriram que expor a criança a um meio estimulante, contendo muitos livros, por exemplo, provoca uma mudança no seu desenvolvimento cerebral. O córtex, que é uma área do cérebro relacionada à capacidade de análise e inteligência de uma forma geral, é mais fino nessas crianças. E um córtex fino, como estudo anteriores de ressonância magnética já demostraram, está associado a um maior QI e capacidade de execução de tarefas especializadas. Resumindo: expor o filhote a um ambiente rico em estimulação de qualidade, como a leitura, pode até mesmo elevar seu QI, e essa modificação poderá ser notada para o resto de sua vida.

Publicidade

Interessante também o fato dos pesquisadores terem observado essa relação entre a estimulação do ambiente doméstico e a formação cerebral em crianças de apenas 4 anos de idade (e não em crianças mais velhas, de 8). Ou seja: aquele período que seu filho fica em casa na primeira infância é importantíssimo! Valorize-o, desde cedo permita que seu filho faça dos livros grandes amigos (recentemente demos a dica de como conseguir gratuitamente uma coleção com 3 livros lindos, não esqueça de pedir para seu filhote).