Receita de papinha de maçã (com informações surpreendentes)

Por 10 Comentários


Seu filho está na fase de introdução de alimentos sólidos? Então você vai gostar da receita de papinha de maçã que temos hoje por aqui. A maçã, além de deliciosa, é rica em vitamina C e fibras. Há também estudos que sugerem que seu consumo seja um fator protetor contra a asma. Oba! Quantos benefícios! Mas é importante saber que essa fruta apresenta certo grau de acidez quando crua, o que a contra-indicaria para bebês com refluxo importante. Isso eu também não sabia, e aprendi com a Dra. Maria Cristina Korbage, do Instituto da Criança do Hospital das Clínicas da FMUSP. Alimentos ácidos fazem com que a válvula que separa o esôfago do estômago (e que está imatura no bebê) fique mais relaxada, intensificando o refluxo. Então quer dizer que seu filhote que regurgita muito não pode comer a famosa papinha de maçã? Não, claro que pode, desde que seja cozida! Durante o cozimento, há redução da acidez da maçã, que poderá ser consumida sem problemas. Quer ver como fazer?

1) Lave e descasque duas maçãs. Para facilitar, utilize um descascador de legumes no processo. Retire o miolinho duro onde ficam as sementes.

receita de papinha de maçã

 

2) Corte em pedaços ou fatias e cozinhe em água fervente pelo menor tempo possível (cheque depois de 10 minutos da fervura da água), para preservar ao máximo vitaminas e minerais. Outra opção é cobrir com água e cozinhar em microondas até que fiquem amolecidas. Nesse momento, retire da água quente e leve à torneira com água fria, para parar o cozimento.

receita de papinha de maçã 2

 

3) Esmague com um garfo ou, se seu bebê ainda estiver se iniciando nas papinhas de frutas, passe por uma peneira.

4) Para armazenar, use recipientes de vidro ou de plástico livre de bisfenol. Em geladeira, essa receita de papinha de maçã dura até três dias. No freezer, até 3 meses. Para descongelar, deixe de um dia para o outro na geladeira.

receita de papinha de maçã 3

 

Imagens: Parents

 

Clique para ler mais sobre alimentação do seu filho.

 




Arquivado em: AlimentaçãoReceitas Tags:

Comentários (10)

Trackback URL

  1. Katita Nashiro Enzo Martins disse:

    Nivea, que bacana ler esse post, hoje dei papinha de maçã para a Olivia e ela tem um pouco de refluxo! Interessante! Beijo

  2. Lívia Angrid disse:

    nossa adoreiii farei pro meu principizinhoo…espero q ele adoree!!

  3. Graziela disse:

    Mto bom!!!
    Já fiz assim tbm, os bebês adoram.
    Hj o Nick já come a maça crua, mas ele não tem paciência de esperar vc raspar, e é muito guloso pra dar de pedacinho e come um pedaço inteiro e engasga… minha solução…
    Eu ralo a maça sem casca no ralador bem fininho e ele devora… qdo quero variar, misturo com uma gelatina pronta e tbm fica uma delícia!!!
    bjus e bom dia a todas!

  4. Quezia Souza disse:

    gostei demais! tinha dado à minha bebê somente raspadinha, mas notei que ela não gostou dos pedacinhos… hoje fiz desse jeito e ela comeu tudinho! valeu…

  5. Que bom, Quezia! Muito bom quando as filhotinhas comem tudo, né?
    Bjs,
    Nívea

  6. Ameu a dica da papinha…. vou fazer em ksa.

  7. Ontem descobri que minha bebe (de 5 meses) está com refluxo e vou ter que aderir esse recurso para não intensificar o refluxo na minha bebê. Já estava pensando que não poderia dar macã pra ela devido a acidez… Por isso amei essa dica de como fazer a papinha de maçã =)
    Sempre visito o blog e amooooo
    Deus abençõe!

    • Nívea Salgado disse:

      Oi, Vanessa, tudo bem?

      Fico muito feliz que a dica tenha sido bacana para você! Muito mesmo!

      Espero que o refluxo da sua pequena passe logo 🙂

      Grande beijo,

      Nívea

  8. ótimo! vou tentar com meu bebe pois ele não que comer nada e mingau

Deixe seu comentário

Receba nossas dicas por e-mail