Quer uma dica para o passeio do fim de semana? Mora em São Paulo ou está de passagem por aqui? Que tal ir com a família toda ao Parque Villa Lobos? No sábado passado essa foi a diversão do dia, e o programa fez o maior sucesso!

O parque é um ótimo exemplo de recuperação de área urbana; até o fim da década de 80, era local de depósito de lixo, de entulho da construção civil e de material dragado do Rio Pinheiros (eu também não sabia!).

Após anos de implantação, foi finalmente entregue em 2006. Se você o visitou há alguns anos, pode ter ficado com a impressão de que era extremamente árido. Isso porque as árvores plantadas são relativamente novas (o plantio foi iniciado em 2004).

O que ver no Parque Villa Lobos?

De fato, o Villa Lobos ainda não tem grandes áreas de sobra, como o Ibirapuera. Mas tem MUITA coisa legal para ver e fazer, quer ver só?

Publicidade
playground Parque Villa Lobos

Playground e areia

playground Parque Villa Lobos

Mais uma vista do playground

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

O Parque Villa Lobos  tem playground

O playground tem brinquedos de madeira em bom estado de conservação. A criançada consegue brincar numa boa. Não esqueça do chapéu do filhote, porque o sol está fortíssimo.

 

orquidário Parque Villa Lobos

Orquidário Ruth Cardoso

Dependendo do local por onde estiver passeando, você conseguirá visualizar uma semi-esfera que chama a atenção. Lá fica o orquidário, que convida as crianças a contemplar a beleza das flores.

Publicidade
meninas no Parque Villa Lobos

Refrescando

Se o dia estiver quente, o esguicho de água estará disputado por pais e filhotes. A onda é subir no papai e esperar a sua vez (que delícia!).

quiosques Parque Villa Lobos

Alameda de quiosques, com o orquidário ao fundo

Parque Villa Lobos tem quiosques

Os quiosques são parada para as famílias que querem descansar ou fazer um lanchinho (sugiro que você leve de casa algo para as crianças; dentro do parque há uma lanchonete, sem muitas opções nutritivas.

O mesmo ocorre nas barraquinhas na portaria do parque – a maioria vende salgados, pastéis e industrializados). O que vale mesmo é a água de coco geladinha.

 

Publicidade
va pela sombra

Vá pela sombra

Essa é a trilha do Vai pela Sombra. Para provar que também tem alguns cantinhos para fugir do sol forte. Estacionamos o carrinho aqui e Catarina tirou uma longa soneca.

No Parque Villa Lobos tem passeio de triciclo

O ponto alto da visita ao parque foi o passeio de triciclo. Alugamos um modelo onde papai e mamãe iam atrás pedalando, e Catarina na frente, dando risada.

Há também triciclos que acomodam duas crianças na frente. A curtição foi tanta que resolvi não perder um segundo tirando fotos, queria aproveitar o momento (quer coisa melhor do que ver seu filho aplaudindo o passeio?).

Mas para que vocês não fiquem na vontade, deixo aqui um vídeo da internet para quem quiser ter uma ideia de como é: Triciclos no Parque Villa Lobos.

E tem muito mais: quadras poliesportivas, de tênis, campos de futebol, pista de bicicross para a galera mais esportista. O Villa Ambiental, onde crianças de 8 a 10 anos aproveitam a visita para entender um pouco mais sobre ecologia, numa iniciativa da Secretaria Estadual do Meio Ambiente.

Conheça o Circuito das Árvores

O Circuito das Árvores, que é uma plataforma suspensa que permite que você caminhe perto da copa das árvores. E um cantinho zen, o Espaço Ouvillas, onde dá para ouvir as obras de Villa Lobos deitado em uma espreguiçadeira (essa parte vai ficar para o próximo passeio!).

Uma dica muito legal é que no último domingo de cada mês (esse!) acontece o projeto Livro de Rua. Diversos livros são espalhados pela área do parque, para que as pessoas possam ler, levar para outro lugar, ou se quiserem, até mesmo para casa.

É sério!!! Muito legal, não é? E para manter o projeto ativo, o parque é ponto de coleta de livros, aproveite para levar os que você não usa mais.

Se você for de carro, dá para tentar o estacionamento do parque. Na semana passada, estava bem fácil conseguir uma vaga (demorei menos de 5 minutos). Mas nem sempre é assim, ok?

Parque Villa Lobos

Endereço: Av. Prof. Fonseca Rodrigues, 2001.

Telefones: 11 3023-0316 ou 3023-2229.

Site: http://www.ambiente.sp.gov.br/parquevillalobos/index.php