Parque Villa Lobos: ótima dica de passeio

Por 3 Comentários


Quer uma dica para o passeio do fim de semana? Mora em São Paulo ou está de passagem por aqui? Que tal ir com a família toda ao Parque Villa Lobos? No sábado passado essa foi a diversão do dia, e o programa fez o maior sucesso!

O parque é um ótimo exemplo de recuperação de área urbana; até o fim da década de 80, era local de depósito de lixo, de entulho da construção civil e de material dragado do Rio Pinheiros (eu também não sabia!). Após anos de implantação, foi finalmente entregue em 2006. Se você o visitou há alguns anos, pode ter ficado com a impressão de que era extremamente árido. Isso porque as árvores plantadas são relativamente novas (o plantio foi iniciado em 2004). De fato, o Villa Lobos ainda não tem grandes áreas de sobra, como o Ibirapuera. Mas tem MUITA coisa legal para ver e fazer, quer ver só?

playground Parque Villa Lobos

Playground e areia

playground Parque Villa Lobos

Mais uma vista do playground

O playground tem brinquedos de madeira em bom estado de conservação. A criançada consegue brincar numa boa. Não esqueça do chapéu do filhote, porque o sol está fortíssimo.

 

orquidário Parque Villa Lobos

Orquidário Ruth Cardoso

Dependendo do local por onde estiver passeando, você conseguirá visualizar uma semi-esfera que chama a atenção. Lá fica o orquidário, que convida as crianças a contemplar a beleza das flores.

 

meninas no Parque Villa Lobos

Refrescando

Se o dia estiver quente, o esguicho de água estará disputado por pais e filhotes. A onda é subir no papai e esperar a sua vez (que delícia!).

 

quiosques Parque Villa Lobos

Alameda de quiosques, com o orquidário ao fundo

Os quiosques são parada para as famílias que querem descansar ou fazer um lanchinho (sugiro que você leve de casa algo para as crianças; dentro do parque há uma lanchonete, sem muitas opções nutritivas. O mesmo ocorre nas barraquinhas na portaria do parque – a maioria vende salgados, pastéis e industrializados). O que vale mesmo é a água de coco geladinha.

 

va pela sombra

Vá pela sombra

Essa é a trilha do Vai pela Sombra. Para provar que também tem alguns cantinhos para fugir do sol forte. Estacionamos o carrinho aqui e Catarina tirou uma longa soneca.

O ponto alto da visita ao parque foi o passeio de triciclo. Alugamos um modelo onde papai e mamãe iam atrás pedalando, e Catarina na frente, dando risada. Há também triciclos que acomodam duas crianças na frente. A curtição foi tanta que resolvi não perder um segundo tirando fotos, queria aproveitar o momento (quer coisa melhor do que ver seu filho aplaudindo o passeio?). Mas para que vocês não fiquem na vontade, deixo aqui um vídeo da internet para quem quiser ter uma ideia de como é: Triciclos no Parque Villa Lobos.

E tem muito mais: quadras poliesportivas, de tênis, campos de futebol, pista de bicicross para a galera mais esportista. O Villa Ambiental, onde crianças de 8 a 10 anos aproveitam a visita para entender um pouco mais sobre ecologia, numa iniciativa da Secretaria Estadual do Meio Ambiente. O Circuito das Árvores, que é uma plataforma suspensa que permite que você caminhe perto da copa das árvores. E um cantinho zen, o Espaço Ouvillas, onde dá para ouvir as obras de Villa Lobos deitado em uma espreguiçadeira (essa parte vai ficar para o próximo passeio!).

Uma dica muito legal é que no último domingo de cada mês (esse!) acontece o projeto Livro de Rua. Diversos livros são espalhados pela área do parque, para que as pessoas possam ler, levar para outro lugar, ou se quiserem, até mesmo para casa. É sério!!! Muito legal, não é? E para manter o projeto ativo, o parque é ponto de coleta de livros, aproveite para levar os que você não usa mais.

Se você for de carro, dá para tentar o estacionamento do parque. Na semana passada, estava bem fácil conseguir uma vaga (demorei menos de 5 minutos). Mas nem sempre é assim, ok?

 

Parque Villa Lobos

Endereço: Av. Prof. Fonseca Rodrigues, 2001.

Telefones: 11 3023-0316 ou 3023-2229.

Site: http://www.ambiente.sp.gov.br/parquevillalobos/index.php

 

 




Arquivado em: DiversãoPasseios Tags:

Comentários (3)

Trackback URL

  1. Adorei a dica! Não conhecia esse parque. Sempre vou ao Ibirapuera, mas o Villa Lobos parece ser uma ótima opção!
    Beijos
    minhamaternidade.blogspot.com

  2. Adorei!!!!!!!!!!!!!! Não posso ir lá agora, mas assim que der, vou com a Laura, com certeza!!! De preferência, em dia de semana, pq imagino que fins de semana o parque deve lotar horrores, não??????? Beijos!!!!

Deixe seu comentário

Receba nossas dicas por e-mail