Adoro a ideia de apresentar às crianças as coisas do dia-a-dia vistas por uma óptica diferente. Sabe aquela velha história de pensar fora da caixinha? De estimular a criatividade? Essa é bem a proposição do livro Animais, que apresento hoje. Ele também faz parte da lista dos melhores do ano, e depois que você o lê, de fato entende o porquê. Porque ele não é óbvio, porque você tem que colocar seu cérebro para funcionar para perceber toda a pluralidade de sentidos colocada em cada página.

Livro Animais

Livro Animais

O livro faz uma fusão de bichos e palavras, que é traduzida em imagem através das xilogravuras do Grupo Xiloceasa. Em uma delas você vê um Dormedário (um dromedário dormindo???), em outra uma Livrélula (uma libélula voando, livre, para fora de um livro???). O texto é de Arnaldo Antunes (sim, o músico e escritor) e Zaba Moreau, artista plástica com quem ele foi casado. Animais surgiu em uma das gestações de Zaba, quando o casal brincava de inventar “animais-poemas”.

Crianças muito novinhas ainda não entenderão o duplo sentido das figuras, mas já ficarão super curiosas em ver imagens inusitadas (Catarina encasquetou com o Porcodilo!). Já as mais velhas poderão, inclusive, ajudar os pais nas descobertas. Definitivamente, você nunca viu um livro sobre animais como esse!

Publicidade

Animais
Texto de Arnaldo Antunes e Zaba Moreau
Ilustrações do Grupo Xiloceasa
Editora 34
Faixa etária para que eu recomendaria: a partir dos 3 anos