Quanto tempo deve durar a mamada (e outras dúvidas sobre amamentação)

Por 52 Comentários


Olá, amigos do Mil Dicas de Mãe!

Foto: Getty Images

Logo que a Catarina nasceu, uma das maiores dúvidas que eu tinha era quanto tempo deveria durar a mamada. No fundo a gente não sabe se o bebê está mamando direito, se está tomando leite suficiente, se já é hora de trocar de peito… Será que devo deixar 30 minutos? 45? 1 hora? Ou só 15 minutos? Ai, que dúvida!

Bom, com o tempo você vai pegando o jeito do bebê, e aprende a saber quando deve trocar de peito. Uma coisa é fato: você deve sempre começar pelo mesmo peito que o bebê mamou pela última vez. Isso porque é importante esvaziar todo o reservatório de leite daquela mama, aproveitando tanto o leite chamado de anterior (rico em proteínas e anticorpos, importante para o desenvolvimento de ossos e cérebro) como o posterior (rico em gordura, ajuda o bebê a ganhar peso), que sai quando a mama já está quase vazia.

Durante os primeiros meses eu mantive um registro de todas as mamadas da Catarina, escrevendo os horários e o tempo de duração em cada peito. Eu me sentia mais segura com isso, até porque logo que chegamos da maternidade eu não sabia nem meu nome, quanto mais o último peito que ela tinha mamado. Se você é do tipo de mãe que precisa escrever para se situar, vá em frente e anote também (aliás, hoje tem aplicativos de IPhone e IPad só para isso).

Bom, mas se você está lendo esse post e é mãe de primeira viagem, provavelmente quer saber pelo menos uma estimativa do tempo que a mamada dura, certo? Então para servir apenas como referência (há bebês que demoram mais e outros menos), deixo aqui uma tabela do livro A Encantadora de Bebês, que achei bem realista (aliás, fico devendo uma resenha sobre esse livro, que tem dicas interessantíssimas e outras coisas que achei uma viagem completa da autora). Comparei com minhas anotações e o resultado foi bem parecido. Confiram:

Bebê de até 6 semanas: a mamada dura até 45 minutos (as minhas duravam 45-50 minutos; nos primeiros dias até 1 hora).

Bebê de 6 semanas a 4 meses: até 30 minutos (o bebê vai ficando mais rapidinho e sua eficiência em sugar aumenta).

Bebê de 4 a 6 meses: até 20 minutos (Catarina era bem rapidinha; em no máximo 15 minutos já tinha acabado o peito e o complemento que eu dava em mamadeira).

Mas e quando trocar de peito? Você aprenderá a perceber quando sua mama está vazia ao palpá-la. E outro indício que percebia com a Catarina era que o ritmo de sugar mudava, e parecia que ela estava só chupetando (aliás, não parecia, estava mesmo!).

E se o bebê dormir? Nos primeiros dias o bebê fica muito dorminhoco durante a mamada. É importante, no entanto, que ele mame bem, para ganhar peso. Tente mantê-lo acordado fazendo delicadas cócegas no pescoço, debaixo do bracinho ou nos pés. Tirar um pouco da roupinha também surte efeito.

Qual deve ser o intervalo entre as mamadas? Embora muita gente diga que é em torno de 3 horas e que esse intervalo aumenta com o tempo, o ideal é seguir o ritmo do seu bebê e amamentá-lo sempre que ele solicitar. A isso é dado o nome de livre demanda, e está cada vez mais demonstrado que essa prática só tem benefícios ao bebê (que fica mais tranquilo, confortado e ganha peso com maior facilidade). Com o tempo naturalmente ele poderá esticar o tempo entre mamadas durante o dia e também à noite. Isso também varia de bebê para bebê (exemplo: durante o dia nunca consegui passar de 3 horas com a Catarina, que era uma esfomeada; mas há bebês que facilmente mamam a cada 4 horas depois de 1 ou 2 meses).

Devo acordar o bebê para mamar durante a madrugada? Resposta: converse com seu pediatra. A minha recomendava que eu acordasse nos primeiros meses, para que ela ganhasse peso. Hoje, se eu tivesse um segundo filho com um bom peso de nascimento, consideraria muito a ideia de deixá-lo dormindo. Mas isso dependerá do seu bebê, e nada melhor do que o médico para lhe indicar o caminho a seguir.

Você que é nossa leitora, conta para a gente como foi com você! Quanto tempo durava a mamada? Seu bebê mamava com qual intervalo? Você o acordava à noite? Compartilha com as outras mães sua experiência e ajude as mães de primeira viagem!

Gostou? Quer ler mais sobre amamentação? Clique aqui.




Arquivado em: AmamentaçãoCuidados diários

Comentários (52)

Trackback URL

Sites que possuem links para este Post

  1. A (difícil) rotina na hora de dormir - Mil dicas de mãe : Mil dicas de mãe | 27 de fevereiro de 2013
  2. O que fazer quando o bebê chupa o dedo : Mil dicas de mãe | 13 de dezembro de 2013
  1. Juju Caetano disse:

    Olá, tudo bem? Acompanho seu blog ja tem um tempo, adoro todas as dicas que vc publica… Muito úteis para as mamães de primeira viajem, como é o meu caso. Bom, minha filhota esta com 2 meses, e ela nunca mamou mais que 20 minutinhos… desde os prmeiros dias. Achava estranho e fiquei super preocupada na época, mas ela ganha peso bem demais, hoje já esta com pouco mais de 5,5Kg, uma bolotinha 🙂 e durante o dia mama a cada 2-3 hrs… a noite fica ate 8 horas sem mamar… Sem ela acordar antes disso, mama… seão dorme a noite toda. Bjim

    • Oi, Juju.
      Adorei conhecer a sua experiência! Por isso é super importante a participação dos leitores, para que outras mães vejam que pode ser diferente do que eu falo e pode ser melhor ainda do que a minha experiência pessoal (sua filha está pesando super bem e dormindo a noite toda, o que mais dá para querer, não é?). Parabéns pela filhota!
      Um beijo,
      Nívea

  2. Oi, estou de 35, quase 36 semanas e a amamentação é uma das minhas dúvidas mais frequentes. Parece que por mais que eu leia, não sinto nenhum tipo de segurança sobre esse assunto. Adorei as dicas que você listou. Tomara que consiga amamentar bem a minha pequena que logo estará aqui. Obrigada pelas dicas!

    • Oi, Raphaela. Está chegando a hora! Fique tranquila, pois a calma é uma das maiores amigas da amamentação. Se você tiver dúvidas quando o bebê nascer, o melhor é pedir ajuda, da mãe, da sogra, da irmã, da amiga… Sempre tem alguém que pode acompanhar e facilitar a nossa vida nessa hora. E fique à vontade para me escrever também, no que eu puder, estou aqui para contribuir!
      Um grande bj,
      Nívea

  3. Karen Fabrício disse:

    Parabéns pelo seu blog Nívea.
    Estava procurando não me lembro o que na internet que veio seu blog… Comecei a ler e acabei me viciando, tanto que estou montando um pra mim também.
    Suas informações são ótimas, e me ajuda abeça.
    Obrigada pelas dicas, pra mim que sou mãe de primeira viagem quem o diga.

    Beijos,
    Karen

    • Nívea Salgado disse:

      Oi, Karen, que bom tê-la por aqui.
      Mais legal ainda é saber que o Mil Dicas de Mãe foi inspiração para que você comece a blogar também! Você vai ver, é muito bom!
      Espero sempre seus comentários, ok?
      Bjs

  4. Magnólia Langge disse:

    Oi Nívea, gostei muito das suas dicas sobre o tempo das mamadas. Meu bebê, Samuel, está com 18 dias e sua alimentação tem sido um dilema para mim. Como você disse em outro arquivo, a gente idealiza que nosso filho só mamará no peito e tenta se preparar para isso. Eu achava que conseguiria alimentar o Samuel só no peito, fiz acompanhamento com nutricionista durante a gravidez inteira e não comprei nenhuma mamadeira no enxoval. Mas os problemas já começaram no hospital, pois minhas mamas tem bico plano e o Samuel não conseguia pegar. No 3º dia a Fono do Hospital me deu um bico intermediario que tem me ajudado muito. Mesmo assim, o Samuel perdeu peso em sua primeira semana e o pediatra receitou complemento. Outro dilema: ele está tendo refluxo, então foi do Nan 1 para o Nan AR e agora está tomando o Aptamil 1, além de ter de tomar Digesan e Motilium. Bem, meu desejo de que ele mamasse o maximo possivel no peito (pois ele está fazendo muito cocô e está assando) me levou ao Banco de Leite da minha cidade. Lá me orientaram a não usar o bico intermediario, mas ele fica muito nervoso por não conseguir pegar o seio direito e acho que acaba mamando menos tempo do que quando uso o intermediario. Você acha que eu devo insistir em dar sem o intermediario ou é melhor usá-lo para não estressar o bebe?!? Um ponto positivo do Banco de Leite foi a orientação sobre minha alimentação, que estava pouco calórica (já perdi quase 10kg desde o parto). Me falaram para comer frutas calóricas, como abacate, banana, açaí, pessego em calda com creme de leite. Ontem comi o açaí a tarde e o Samuel nem precisou de complemento durante a noite.
    Bem, Nívea, descobrir seu blog (pesquisando sobre creme para assaduras) foi um presente para mim. Vou ler tudo o que eu puder e pedir sua ajudar quando precisar, afinal, sou uma mãe de primeira viagem de 35 anos e tive meu filho após 16 anos de casada; tenho muitas expectativas, medos, ansiedades e um desejo absurdo de ver meu filho bem e feliz. Choro muito quando as coisas parecem não dar certo, mas faço questão de cuidar de cada detalhe (fralda, banho, umbigo, mamadeiras). Espero poder contar com sua ajuda. Beijos!!!

    • Nívea Salgado disse:

      Oi, Magnólia, fico feliz em saber que o blog tem ajudado, lendo suas palavras me lembrei de tudo o que passei há dois anos. Não foi fácil! Mas tenha certeza de que toda essa dificuldade inicial passa, melhora, em pouco tempo será apenas uma lembrança. Assim como você eu fazia questão de cuidar de tudo relacionado à minha filha, e não me arrependo. O desgaste foi imenso, eu também chorei bastante, me senti bastante insegura, mas aos pouquinhos fui conquistando segurança no papel de mãe. Claro que ainda tenho milhares de dúvidas (e ainda terei muitas outras pela frente), mas de tudo o que eu vivi até agora só fica a sensação de que só melhora!
      Bom, sobre usar ou não o intermediário, eu não posso responder essa pergunta, simplesmente porque cada caso é um caso. O que posso é te fazer uma série de outras perguntas, para que você mesma descubra o que é melhor para o Samuel. Primeiro: o que o pediatra acha? Você já conversou sobre isso com ele? Talvez ele seja uma terceira opinião que possa auxiliar nessa decisão. Segundo: independente do tempo que seu filho leva para mamar com e sem o intermediário, ele mama menos complemento em que situação? Eu daria pontos positivos para a forma em que ele toma menos complemento, pois isso significa que ele está tomando maior quantidade de leite materno para se sentir saciado. Para saber isso, compare mamadas de mesmo horário em dias diferentes, pois ao longo de um dia há uma variação natural da produção de leite. Terceiro: só você pode sentir qual o limite do Samuel em se adaptar sem o intermediário. Porque além desse limite, eu acho que não vale a pena estressar a criança. Eu não sei se você sabe, mas minha filha também teve que tomar medicamentos para refluxo. E um dia, um amigo meu pediatra (que não era o pediatra que a seguia com frequência), especialista em gastro infantil, me disse algo que me marcou muito. Ele disse que quanto mais ela chorava (e ela chorava MUITO, simplesmente porque dormia pessimamente durante o dia, quase nunca mais de 45 minutos em cada soneca – o que deixa a criança pra lá de estressada), mas ela iria refluir (porque engolia mais ar com o choro). Depois desse dia, eu simplesmente fiz de tudo para que ela chorasse pouco, e de fato o refluxo melhorou bastante. E até pouco tempo atrás, quando ela chorava muito, muito, tinha um certo refluxo de leite (até mesmo depois de fazer 1 ano). Quarto: o que seu sentir de mãe te diz? Como VOCÊ se sente mais segura? Porque quanto mais tranquila você estiver, mais leite terá e melhor seu filho se sentirá.
      Eu ADOREI essa dica sobre alimentação que você contou, faz todo o sentido cientificamente falando e ninguém me orientou dessa forma (eu também emagreci 10Kg em duas semanas e virei um palito). Talvez por isso também tenha precisado complementar. Acho que você deve insistir bastante nisso, pois quanto maior sua produção de leite, menor a quantidade de complemento (e muito mais fácil será a digestão do seu filhote).
      Outra coisa que me veio à cabeça é como vai o sono do Samuel. Ele dorme bem? Pode parecer que não tem relação com a amamentação, mas na minha opinião tem sim. Porque criança que dorme mal gasta muito mais energia e precisa de mais leite para ganhar peso. Uma criança que dorme bastante ganhará peso mais facilmente.
      Espero que eu tenha ajudado de alguma forma. E fique à vontade para escrever, aqui nos comentários ou através do e-mail (contato@mildicasdemae.com.br). Quero muito saber como as coisas vão indo. Um grande beijo e se lembre: vai melhorar.

  5. Carina disse:

    oi Nívea.
    Em primeiro lugar, quero parabenlizá-la pelo blog. É muito bom, tem informações importante e DE FATO podem nos ajudar. Como tem me ajudado. Sou mãe de segunda viagem, mas com sentimento de que é a primeira vez que cuido de um bebê.
    Digo isso, porque minha filha mais velha (hoje com 3 anos), não deu trabalho. Não teve cólicas, dormia bem antes mesmo de 1 mês, dormia sozinha no berço, sem necessidade de embalar, ninar, ou qquer outra coisa.
    Já a segunda filha, hoje com 2 meses e meio, veio revolucionar qquer conceito que eu tinha. Não dormia a noite, cólicas, choro forte, e não dorme sem ser no peito, ou no colo. Assim, entro no seu blog todos os dias, leio e devoro tudo o que tem por aqui, e posso dizer que todas as dicas têm sito maravilhosas pra mim.
    Especialmente no tópico COMO ACALMAR O BEBÊ, e tbem sobre o método da ENCANTADORA DE BEBÊS. Já tem 3 noites que minha filha dorme direto das 12 às 6h… isso não acontecia e agradeço a Deus por ter me mostrado seu blog.
    Sobre esse tópico das mamadas, ela mamava de 45 min a 1h, agora já mama entre 20 e 30 min. Estou dando só peito. O que no início me trouxe muita insegurança, pois com a primeira filha eu tinha que dar complemento. Estou feliz por amamentá-la somente no peito. Ela está crescendo bem, embora seja miudinha. Bom é isso.
    Bjos e Deus abençoe vc e sua família.

    • Nívea Salgado disse:

      Oi, Carina, obrigada pelo carinho com o blog!
      Que bom que de alguma forma o que escrevo tenha sido útil para você. Sei bem que ajuda muito conversar com outras mães e ouvir suas experiências!
      Fico MUITO feliz em saber que suas noites estão sendo mais tranquilas! Nada como um sono restaurador para uma mãe que cuida da filhotinha o dia inteiro!
      Um grande bj para vocês aí também, e obrigada por toda a energia positiva que você tem enviado! Vamos em frente, que ainda troquemos muitas dicas por aqui!

  6. Gerlane disse:

    Gerlane.olivia@hotmail.com bao tarde tenho um bebe de. 1 mes eb15 dias sou mae de primeira viajem tava dando. So uns 15 minutos mais elle assim saia. Do peito começava a chorar fique com medo dele ta com fome e comecei a da um pouco de leite o nan ai ele reaimente ficou mais calmo,so que ele e muito sem paciencia ele começa a mamar no peito com pouco tempo fica desesperado e solta o peito e começa a chorar deseperadMente dou novamente o peito ele e logo depois faz a mesma coisao sei o que fazer,estou quase doida e na mamadeira e a mesma coisa o que faço?

    • Nívea Salgado disse:

      Oi, Gerlane.
      Puxa, deve estar sendo difícil, hein? Mas força, que tudo dá certo!
      Você está com pouco leite? Será que seu bebê não está sinalizando isso largando o peito e chorando? Ele fica mais calmo depois que toma o Nan?
      Outra coisa: você já perguntou ao pediatra se pode ser caso de refluxo? Pois nesse caso os bebês podem ficar muito incomodados ao mamar.
      Uma avaliação médica com certeza vai te deixar mais tranquila.

  7. Krisna Valmir Morais disse:

    Meu bb tem mamado por pouco tempo, está com 6 meses. Mama por 5 a 10 min com muita força!

  8. meu bebe mama 20 minutos e tem quase 2 meses.

  9. Cyntia disse:

    Olá, parabens pelo blog. Meu bebe está com 3 meses e 3 semanas. No primeiro mês ele mamava por 10 minutos a cada mais ou menos 2 horas e quando completou 1 mês ja tinha engordado 2kg em relação a quando ele nasceu. Do segundo mês até ele completar 3 meses e 15 dias passou a mamar apenas no máximo por 5 minutos, e quando completou 3 meses ja pesava 6,7kg. Nos ultimos dias ele começou a mamar a cada 4 ou 5 horas durante o dia, e isso me preocupou um pouco, pois continua mamando apenas por 5 minuto. Mas como ele esta ganhando bastante peso, espero que esteja tudo bem!

  10. ana disse:

    Ola, acabei de descobrir oblog e estou amando, esse assunto sobre amamentação ta ótimo!! Estou de 28 semanas e este assunto é segundo mas dramático p/ mim, pois o primeiro é o parto que ainda me deixa muito tensa. Parabéns pelo blog.

  11. O meu bebe tem 1 mes e uma semana e ele mama cerca de 30 minutos a cada 3 horas (média) durante o dia. A noite esse tempo chega até 4horas. bjs

  12. Thalita Garcia disse:

    O meu bebê, tem quatro meses e mama entre sete e dez minutos. E fica em média umas quatro horas sem mamar, eu dou mamadeira de mingal de maizena pra ele as 19 horas da noite e sopa de legumes ás 11 horas da manhã! Não sei se é recomendado dar outras coisas para um bebê de quatro meses sem ser o leite de peito! Me ajude, apesar de eu só dar leite de peito até agora ele foi bem gordinho, com três meses ele já tava pesando sete quilos. Então devo continuar só no leite de peito ou posso alimentá-lo com outras coisas?

    • Nívea Salgado disse:

      Oi, Thalita, tudo bem? Nossa, sua pergunta é super importante! Se você tem leite materno em boa quantidade, o recomendado é que você só dê o peito até os 6 meses, seu filhote só precisa disso! É o melhor alimento para ele, sem dúvida! Além de ter todos os nutrientes, tem também os anticorpos que você passa para ele. Os outros alimentos você pode dar a partir dos 6 meses, esse é o ideal. A partir dos 4 meses algumas mães, orientadas pelo pediatra, começam a dar papinha de frutas, por exemplo, mas só se não podem continuar com o aleitamento materno exclusivo. Um grande beijo!

  13. Luciana Ferreira Da Silva Ferreira da Silva disse:

    Meu tinininho them 2meses e mama toda hora mas eu amo DA de mama

  14. Katia Mendes Severino disse:

    Queridas mamães, segue mais um site que "pesquei" na rede que estou considerando bem instrutivo. Boa leitura!

  15. Olá!!
    Meu bebê tem 47 dias e durante o dia mama de meia hora a quarenta minutos em cada seio e de madrugada de 15 a 20 minutos em cada
    Durante o dia os intervalos chegam no máximo em 1:30h e de madrugada entre 1:30 e 2:30h
    Ele fica mais esfomeado das 19h as 22h que eh quando as vezes tenho que dar complemento
    Bjs

  16. Oi Nivea
    O complemento que você dava eraco próprio leite materno ou outro? Obrigada

  17. Oi, Adriana, não era leite materno, pois eu não tinha o suficiente. Era leite artificial feito para bebês. Bjs

  18. Lethy Loppes disse:

    Ola meu bebe nasceu dia 12 tenho uma duvida meu seio esta muito cheio e kuando ele mama. Nao fika nem cinco min e ja larga o peito..e nao aceita mais sera ki ele fika satisfeito?tenho medo de ele nao esta se alimentando direito eu ate tentei fazer ele mamar mais ele mamou mais vomitou tudo o que devo fazer..???

  19. Oi, Lethy, para saber se ele está mamando o suficiente basta saber se ele está ganhando o peso esperado. Se estiver, relaxe, está tudo indo bem. Pode ser que você tenha bastante leite e que ele vá mamando de pouquinho. Bjs

  20. Deyliane Davi Giovanna disse:

    tenho uma princesinha de 3 meses e ela mama em 2 em 2 horas e as vezes em 1 em 1 hora, mais as mamadas são bem rápidas e isso esta me preocupando, pois tenho medo dela perde peso, ela mama apenas 5 minutos, mais qnd esta dormindo ela mama mais tempo uns 20 minutos.

  21. Quando você fala em trinta minutos, é em cada peito ou o total da mamada?

  22. Oi, Beatriz, quando falo trinta minutos, quero dizer o total da mamada. Mas é importante saber que cada bebê é de um jeito, ok?
    Grande beijo,
    Nívea

  23. Mae preocupada disse:

    Boa tarde!
    Gostaria de prabenizá-la por seu blog. Minha bb tem 3 meses esta pesando 4.900 e est com 55cm o pediatra falou q se ela não ganhar mais peso ira dar complemento, mas não gostaria de dar. Estou dando eventualmente aptamil, qndo ela chora de fome. Já fiz de tudo para produzir mais leite, ela não esvazia a mama nas mamadas qndo esta no final fica nervosa e chora sou obrigada a dar a outra. Como posso proceder para ela esvaziar a mama? obrigada

  24. Shirley disse:

    Olá… O meu leite não estava sendo suficiente, o pediatra pediu complemento e estou dando e tomando remédio pra ter mais leite, só que acho que já tenho mais, só que coloco a bebe pra mamar mais no peito , ela mama e ainda mama toda a mamadeira, o pediatra falou que ela ia recusar a mamadeira..não sei se o meu leite continua não sustentando ou se a bebe é uma gulosa..mama sem ter fome..o que eu faco?

  25. Cleo diniz disse:

    Meu bebê hoje está com 12 dias. Eu me preocupava porque achava que ele demorava muito mamando (ele leva em média 30-40 minutos), mas agora vi que está tudo bem. Post muito bom mesmo!

  26. Naimara disse:

    Meu bebê mama 7 min num peito só desde 2 meses, agora ele está com 3 meses e 7,5kg… O tempo da mamada depende de cada criança.

  27. Ana disse:

    Tb acho que essa tabela só serve pra dar preocupação. O meu bb não tem nem 6 semanas e mama uma média de 20 minutos, às vezes mais às vezes menos, e ta ganhando ótimo peso.

  28. Lucinadia disse:

    Olá Nivea,
    Parabéns pelo blog. Tenho uma bebê de 3 meses , ela mama bem durante o dia. Dou a mama quando ela quer, mas durante a noite acho q está dormindo bastante (em torno de dez horas). Apesar de saber queela está se desenvolvendo bem, pois está pesando 7,6kg e medindo 64cm, fico receosa se devo acorda-lá para dar mamar ou não.

    • Nívea Salgado disse:

      Oi, Lucinadia,

      Se o peso dela está bom, então não há com o que se preocupar! Você foi premiada com uma bebê que dorme muito bem (que bom!).

      Grande beijo para você e para a pequena 🙂

  29. Juliane disse:

    Olá! Tenho uma bebê de 20 dias ee ela mama de três em três horas e não preciso acordar ela de madrugada para mamar , pois ela acorda sozinha e geralmente as mamadas duram em torno de 40 minutos. Ela está ganhando peso e crescendo muito rápido. Realmente varia de bebê pra bebê o tempo de mamada. Gostei muitos das dicas. Estarei sempre por aqui tirando minhas dúvidas.bjss

  30. Tabata disse:

    Ola. Tenho uma linda princesa de um mes, e nos primeiros dias ela mamava uns 15 min. No maximo e de hora em hora queria mamar novamente… Tenho muito leite e ela se cansava muito…. Hoje ja mama a cada 3 hrs e conseguimos controlar O fluxo de leite.

  31. Tatiana disse:

    Olá, adorei todas as dicas!
    Meu bebe no primeiro mes mamava 40′ de 4 em 4 hs, às vezes, a noite, fazia intervalos de 5hs.
    Hoje com 2 meses e uma semana esta mamando 20′ a cada 2hs. Parece um retrocesso, sera uma adaptacao?
    Marinheira de primeira viagem tem muitas duvidas…

    • Nívea Salgado disse:

      Oi, Tatiana,

      Quem sabe seu bebê não está passando por um pico de crescimento? Nessas fases eles mamam com maior frequência, depois as coisas voltam ao normal. Depois me conta se passou, ok?

      Beijos!

  32. Caio disse:

    Olá, meu nome é Caio moro em Campinas e acabei de ser pai. Estamos em nosso primeiro dia em casa.
    Apenas para servir como incentivo. Agora é de madrugada, nossa filha está mamando há um bom tempo e surgiu a dúvida de quanto devemos deixar ela mamar.
    Procurei no Google e encontrei seu conteúdo dentre outros.
    No final gostamos do seu texto e ficamos mais aliviados.
    Agradecemos por você ter se dedicado é compartilhado sua experiência. Nos ajudou muito.
    Parabéns.

  33. marcia disse:

    olá, minha filha tem 22 dias ,ela chora, chora, coloco ela pra mamar, ela mama ums 5 minutos e em sequida começa a dormir no peito. Coloco pra arrotar, ela arrota e em seguida quer mamar novamente, dorme muito pouco, em torno de 1 hora e as vezes 2. À noite acorda 3 vezes e demora a dormir, mama e em seguida quer mamar novamente. Estou preucupada.

    • Nívea Salgado disse:

      oi, Marcia,

      Nesse começo o ritmo de alguns recém-nascidos é esse mesmo! Tente ficar tranquila, que as coisas vão se ajeitando aos poucos! Muita força e paciência! Beijos!

Deixe seu comentário

Receba nossas dicas por e-mail