Como melhorar a noite do bebê sem deixar chorar

Por 57 Comentários


Ontem eu comentei aqui sobre minha experiência com o deixar chorar para que Catarina aprendesse a dormir a noite toda. Sei que para muitas mães funciona, mas comigo não funcionou (depois de algumas noites com minha filha chorando de 1 hora e meia a 2 horas por noite e meu coração eu frangalhos, eu desisti). Então para as mães que gostariam de conhecer outras saídas para melhorar a noite de sono do bebê (e é claro, delas mesmas!), conto aqui algumas dicas que me ajudaram muito!

1) Dê atenção ao sono DIURNO do seu bebê
Esse talvez seja o ponto mais importante para que o bebê tenha uma boa noite de sono, embora muitas mães não reparem nisso. Um bebê que dorme mal durante o dia tem maior probabilidade de acordar à noite. Isso atualmente é muito claro para mim:
– Dia em que Catarina dorme por volta de 1 hora e meia depois do almoço (agora, com 1 ano e 5 meses, ela consolidou seu sono diurno em uma única soneca depois de almoçar) = noite sem acordar.
– Dia em que Catarina dorme menos de 1 hora depois do almoço = noite interrompida.

O que quero dizer com dormir bem durante o dia é dormir o número de sonecas que seu filho precisa (para a idade dele), pelo tempo que ele precisa. E isso é muito individual, só você, mãe, sabe qual é o padrão ideal para o seu filho. Mas uma coisa vale quase para todos os bebês que conheço: se todas as sonecas duram menos de 1 hora (em geral 45 minutos), o bebê acumula muitos estresse durante o dia, e terá um sono bem mais agitado à noite. Se você quer ter uma ideia do padrão médio de sono dos bebês, veja a tabela de sono desse post aqui. E se o desafio é esticar as sonecas, confira esse post.

O problema aqui em casa é justamente controlar o sono diurno, porque minha filha é bem danada: prefere qualquer atividade a se render à soneca. E aí tenho que ter pulso firme: hora de dormir é hora de dormir, mesmo que reclame, esperneie, etc, etc, etc. E atualmente, quando ela não quer dormir mesmo, coloco-a no carrinho do meu lado e vou lavar louça (que loucura!). Aí acho que ela se entendia e dorme, uma maravilha (não é brincadeira, por incrível que pareça)! Aprendizado disso: na hora de colocar seu filho para dormir, evitar contato visual ajuda muito!

E outro ponto: controlar o sono diurno é também se programar quanto às saídas de carro. Porque Catarina adora dormir com o motor ligado. E aí, se dorme só 20 minutos no trajeto, bagunça todo o esquema de sono daquele dia e pode ter certeza: vai ter samba à noite.Às vezes é um preço a se pagar, contabiliza como noite mal dormida e segue em frente!

2) Considere a política de dormir junto (co-sleeping em inglês)
Já ouvi de tudo: gente que diz que é contra, porque o filho não vai sair mais da cama dos pais (mas nunca tentou com os filhos); gente que adotou com os filhos e disse que eles naturalmente deixaram de acordar e vir para a cama dos pais; gente que adotou e disse que deu trabalho para que o filho voltasse a dormir no próprio quarto…

Foto: Google

Ou seja, não tem regra! E por isso ninguém melhor do que vocês, mãe e pai, para decidirem se vale a pena para a sua família! Aqui em casa, depois de um período que Catarina começou a acordar durante a noite e ficar um tempão acordada, decidi levar para minha cama. Porque o sono dela estava tão leve que ao menor sinal de mamãe sair de perto, ela acordava e chorava. E eu precisava dormir, porque no dia seguinte o trabalho me esperava, certo? E querem saber? Ela não se acostumou. Passada a fase do acorda-por-qualquer-coisa (que aconteceu com 1 ano e pouco e durou algumas semanas), ela voltou a dormir melhor no próprio berço (pode até acordar, mas mama e dorme até o dia seguinte no seu quarto). Hoje minha política é: acordou? Tenta fazer dormir no próprio quarto (seja com carinho, com mamadeira, como for); tá enrolando muito para pegar no sono, ou dormiu e acordou de novo sem seguida? Levo para minha cama e acabo com o tormento. E as noites em que ela precisa disso estão cada vez mais raras.

Eu tinha um preconceito enorme com essa história de levar para a cama dos pais, confesso. Hoje vejo que pode ser uma boa alternativa (mais uma vez: considere a individualidade do seu filho!). Aliás, em seu último livro intitulado “Bom Sono”, um dos pais da técnica do choro controlado, Richard Ferber, coloca o co-sleeping como uma saída viável para resolver problemas de sono. Mas ambos os pais têm que topar a empreitada, porque dormir com um bebê ali não é a mesma coisa que dormir só o casal, certo?

3) Ajuste os horários de dormir do seu filho, para mais cedo ou para mais tarde
Durante os dois primeiros anos, o padrão de sono do bebê muda demais. Ele tira várias sonecas durante o dia, e em poucos meses tirará só uma. Em um mês você consegue que ele durma às 20h completamente apagado só de mamar; no outro mês, nesse mesmo horário, ele briga porque está super aceso e não quer dormir. Conforme as sonecas mudam de horário e de frequência, pode ser necessário um ajuste no horário em que o bebê vai para a cama. Como contei logo acima, com 1 ano e pouco Catarina começou a acordar no meio da madrugada e ficar desperta por 1, 2 horas (às vezes dormia e logo depois acordava, dormia novamente e acordava, e seguíamos assim por muito tempo). Ou o sono começou a ficar muito superficial, só de andar pelo corredor ela já acordava. E sabe o que ajudou? Colocá-la para dormir uma hora mais tarde. Isso até que ela fizesse a mudança de 2 sonecas para apenas uma; aí voltou a dormir no seu horário convencional.

Em outros dias, fazer o bebê dormir mais cedo também pode ajudar. O dia foi muito agitado e a soneca diurna prejudicada? Talvez valha a pena antecipar a hora de dormir em meia-hora (antecipar demais pode ser perigoso: o bebê pode acordar às 5 da manhã e não querer dormir mais!).

4) Tenha paciência
Se você já tentou de tudo e nada funcionou, saiba que grande parte dos problemas de sono se resolvem sozinhos depois que o bebê completa 2 ou 3 anos de idade. Nessa fase o bebê já tem uma maturidade cerebral muito maior e os ciclos de sono diurno e noturno estão bem mais estáveis. O que muitos pais contam, no entanto, é que o sono pode ser interrompido por outras causas, como o desfralde noturno ou pesadelos.

Pois é, quem sabe quando eles foram um pouquinhos maiores, rsrsrs… Mas não muito, porque mãe de adolescente também não dorme antes do filho chegar em casa!




Arquivado em: Cuidados diáriosDesenvolvimentoPapo de mãeSono do bebê

Comentários (57)

Trackback URL

Sites que possuem links para este Post

  1. Moisés para bebê: vale a pena comprar? - Mil dicas de mãe : Mil dicas de mãe | 13 de outubro de 2012
  1. Oi Nivea (estranho escrever isso!)
    Olha que esse problema de sono eu nunca tive! Erik desde os 3 meses dorme 12 horas por noite, nunca precisou de nada mais do que um banho, uma mamadeira e seu próprio berço no seu quarto. Não precisa ninar, não precisa de nada. Uma sorte grande.
    Eu sou contra a cama compartilhada, mas concordo totalmente com você quanto a não julgar nenhuma mãe porque cada uma faz o que é melhor e funciona para sua família.
    Adorei o blog.
    Um beijo
    Nivea

  2. alicia disse:

    vc tem razão quando dorme mal de dia a noite é ruim,com minha a filha é assim quando ela cochila bem de dia ela dorme bem a noite só acorda 3 vezes,rsrsrs,ela tira 2 cochilos um as 18:00 até 19:30 já tentei tirar mas foi pior pois ela ficou irritada e foi dormi as 2 da madrugada,trauma,sobre a cama compartilhada já tentei mas é pior ela gosta do berço dela!vc tem razão cada um sabe o q é melhor para seu filho!bjs

    • Oi, Alicia.
      Sabe que fiquei pensando se poderia ajudar de alguma forma… Ao invés de tirar, você já tentou antecipar esse cochilo das 18h? Dependendo do horário do primeiro cochilo, precisaria adiantar também… Mas se você não conseguir, saiba que quando minha filha fez um ano e 4 meses parou de precisar de duas sonecas. E quando começou a dormir só uma vez naturalmente, começou a dormir bem melhor à noite. Aguenta mais um pouquinho que em breve as coisas melhoram! Bj

  3. Olá, Nívea!
    Fiquei conhecendo seu blog através do Facebook, e já comecei a bisbilhotar seus posts! Acabei me deparando com esse sobre o sono, que caiu como uma luva pra minha situação atual! Minha filha, Beatriz, de 11 meses, até os 8 meses sempre acordou para mamar, pelo menos de uma a duas vezes… Enquanto amamentei acordei o quanto fosse preciso, pois nos últimos tempos, ela só mamava no peito de madrugada. Mas o sono foi pesando durante o dia… Aos poucos, ela mesma foi alterando seu ritmo, e passou a dormir a noite toda! Agora, quando eu já estava bem acostumada com essa mordomia… Ela voltou a acordar, mas o motivo agora não é fome. Acredito que seja pelo frio que faz por aqui!! Na primeira noite que esfriou bastante, eu e meu marido optamos por coloca-la dormir na nossa cama. A partir daí, a danadinha aprendeu que acordando e chorando, a mamãe prefere dormir e, para tanto, a coloca junto com a gente na cama! Por uns dias andamos nos cobrando… “e se ela não sair mais daqui”?? Mas concordo plenamente com você: isso a gente vai ver daqui a pouco! Tem dias que ela dorme no berço, tem dias que vem com a gente!
    Não tem receita mesmo. Cada um deve fazer aquilo que acha melhor! Vai depender dos hábitos de cada família e de cada criança!
    Mas é muito bom saber que o dilema não é só aqui em casa!
    Adorei seu blog!!
    Bjs, Vivian!

    • Oi, Vivian, seja bem-vinda ao blog!
      Sobre essa história de sono do bebê, eu acho que no fim dá tudo certo. A gente se cansa, tenta de tudo, se descabela, fica em dúvida se está fazendo o certo, e um dia finalmente os filhos dormirão a noite inteira nos seus quartos! Vamos torcer para chegar logo (aqui já está bem melhor, mas Catarina é mais velha do que Beatriz, está com 1 ano e 7 meses!)
      Um grande bj

  4. Luana Menezes disse:

    Olá,

    Gostaria de informar que passamos a importar um berço bastante semelhante ao da foto para a prática do Co-Sleeping: http://www.facebook.com/cosleeperbrasil

    Em breve estará nas principais lojas do Brasil. Se quiserem maiores informações, podem entrar em contato com Ana Paula: anapaula@aptotrading.com.br ou 27 9973-5839.

    Grata,
    Luana Menezes

  5. Roberta disse:

    Querida,

    Era tudo que eu precisava ler… Minha pequena tem 1 ano e 1 mês e a mais ou menos 20 dias não dorme direito, fica acordando de hora em hora ou então por qq barulhinho. Nas ultimas duas noite me desesperei e levei-a para dormir comigo (acabo não dormindo também pois não estou acostumada e fico velando o soninho dela mas pelo menos estou deitada o que me descansa um pouco) e fiquei super encanada com isso dela se acostumar e não querer mais sair da minha cama. Meu marido, apesar de ter sido expulso da cama na ultima noite também achou que era a nossa única saída naquele momento… Minha filha acabou se acalmando e dormindo.
    O estranho é que ela sempre dormiu de 10h a 12h horas noturnas. O difícil sempre foi conseguir colocar ela para dormir de dia, eram sempre duas sonecas de no máximo 20 minutos e agora que naturalmente ela esta dormindo em torno de 1 hora a 1 hora e meia depois do almoço não dorme a noite…
    Espero que essa fase passe logo pois ela esta me dando mais trabalho agora do que quando recém nascida.

    • Nívea Salgado disse:

      Oi, Roberta.
      Com certeza as fases difíceis também passam! Você vai ver, quando menos esperar, a pequena volta a dormir bem. Força até lá!
      Bjs

    • Rose disse:

      OI ROBERTA TD BEM?TENHO UM FILHO DE 1 ANO E 1 MES TBM,ELE DORME MUITO RUIM SE MEXE A NOITE INTEIRA E EU NÃO CONSIGO DORMIR JA FAZ UM TEMPO,ONTEM EU FIZ UM CHÁ DE CAMOMILA PRA MIM E RESOLVI DAR PRA ELE E NÃO É QUE DEU CERTO,DORMIR A NOITE TODA SÓ ACORDOU AS 5:30 MAMOU E VOLTOU A DORMIR E ACORDOU 9:30,NOSSA NEM ACREDITEI…HOJE VOU FAZER DE NOVO TOMARA QUE DE CERTO…

  6. RITA disse:

    Oi Nívea, tenho uma dúvida.
    Meu bb dorme por volta de 21:00 ou 21:30 e acorda por volta de 9:00, será que ele está acordando muito tarde?
    Não trabalho só fico com ele o dia todo, antes ele fazia uma soneca antes do almoço e uma no meio da tarde, agora somente à tarde.
    Será q devo acordar ele mais cedo?
    Bjs

    • Nívea Salgado disse:

      Oi, Rita.

      Para responder sua pergunta é importante saber quanto tempo tem seu bebê. Em algum momento depois de completar 1 ano, é normal que ele só tire uma soneca à tarde. Ele acorda à noite? Se ele não acorda e está bem humorado durante o dia, tudo certo com os horários dele. Os horários de dormir e acordar variam muito de família para família. Está bom assim para você? Ou você prefere que ele acorde e durma mais cedo? Só você pode saber qual é o ideal para a sua casa. Um grande beijo, e escreva sempre que quiser, terei o maior prazer em (tentar) ajudar!

  7. tenho um filho recem nacido que chora a noite todo oq devo fazer

    • Nívea Salgado disse:

      Oi, Evaldo, difícil responder sua pergunta tão friamente. Quanto tempo ele tem? Recém-nascidos podem chorar muito mesmo. Será que ele está mamando bem? Será que tem cólica? Tudo isso tem que ser levado em conta. Já escrevi outros posts sobre acalmar o bebê, recomendo muito que você procure informações sobre o livro e o dvd O Bebê mais feliz do Pedaço. Lá tem dicas muito valiosas. Boa sorte e um abraço!

  8. Nadia Silva disse:

    tenho um bebe de 5 meses ta muito agitado e nervoso dormi pouco o que fazer socorroooo

    • Nívea Salgado disse:

      Oi, Nadia, o que eu posso dizer é que vai melhorando. Seu bebê não dorme durante o dia ou à noite? Pois são coisas bem diferentes. Dê uma olhada em tudo o que já escrevemos no Mil Dicas de Mãe sobre sono, talvez alguma informação seja útil para você. Ou conte mais sobre seu caso, quem sabe fica mais fácil ajudar. Bjs!

  9. meu neto toda noite acorda chorando muito o que devo fazer para melhora o sono dele socorrooo

    • Nívea Salgado disse:

      Olá, Maria.
      Quanto tempo ele tem? Se ainda é um bebê novinho, as acordadas são mais frequentes mesmo. Será que ele está indo para cama no horário adequado? Já tentou colocar mais cedo ou mais tarde (aliás, hoje publiquei um post sobre isso, vale a leitura!). Se for maiorzinho, será que está tendo pesadelos?
      Dê uma espiadinha nos posts em que falo sobre sono, pode ser que lá você encontre alguma dica que sirva para você.
      Boa sorte e um abraço,
      Nívea

  10. Cristina Gomes disse:

    Meu filho completou 8 meses. Como não pegou chupeta usa meu peito para dormir, tanto nos cochilos como à noite. Rotina de dormir +- as 20:30 que mama mamadeira e depois outra as 2. O problema é que tem sono muito agitado, resmunga, se mexe noite toda. E se me ver abre berreiro. Não coloquei nenhuma vez na cama conosco por opção, pois fico em casa com ele e prefiro deixar meu marido dormir, mas a solução foi deixar disponível um colchão no quarto dele, assim quando chora e só quer a mamãe deitamos juntos para ele pegar o peito até adormecer novamente. Mas é cansativo e não sei como tirar esse costume? E se é normal tanta agitação durante o sono? Fico preocupada. Pediatra disse se ele acorda de bom humor td bem…

  11. Meu bebe tem 5 meses e esatr muito agitado a noite e chora muito o que eu faço, me ajude por favorrrrrrrr

  12. oi gente, calma, tb fiquei nessa angústia, eu checava se meu bb não estava com dor nem com fome, aí fui observando como ele gostava de dormir, na cama, no colo, no berço, pois bem precebi que era no colo bem apertadinho encostado no meu peito, aí quando ele dormia ficava com ele ainda uns 10 a 20 minutos com ele no colo, depois quando colocava na cama ou no berço ficava ao lado mais uns 10 minutos no caso dele acordar. Aí aos poucos fui encurtando essas etapas, tirei a parte de ficar ao lado dele depois que colocava ele na cama, e assim estou fazendo aos poucos. Espero ter ajudado.

  13. Minha bebê faz 08 meses dia 02/02 e acorda todos os dias, na mesma hora, no meio da madrugada e só dorme novamente quando levo para minha cama, como faço pra ela dormir a noite toda no berço?

    • Nívea Salgado disse:

      Oi, Cristiny,
      Se sua bebê se acostumou a ir para sua cama, ela vai resistir um pouco a dormir a noite toda no berço. Se você faz questão que ela durma no berço, terá que ter muita paciência e ficar com ela em seu quarto, por algumas ou várias noites, até que ela durma. Sim, ela vai chorar, mas tente acalmá-la e não a leve para a sua cama. Depois de algumas noites ela vai entender que é ali que deve dormir.
      Ou considere a ideia de levá-la para sua cama até que ela fique mais velha. Muitos bebês deixam de acordar de madrugada sozinhos, sem esforço, depois de um tempo.
      Bjs!

  14. luciana moreira da silva disse:

    minha sobrinha tem 4 anos, ela dorme por volta de 00:00 a 1:00 e acorda por volta das 10:00. Nao toma cafe direito, pois ela vai para a escola às 13:00. assim ela almoca por conta do horario e fica prejudicada com a primeira refeicao do dia. ela nao consegue dormir durante o dia nem quando ela fica em casa, como férias ou feriado. eu acho que isso sao maus hábitos do pai dela, pois ele dorme muito tarde e fica assistindo tv com ele. minha irma ja falou para ele, mas nao adianta, ela está cansada. o que deve fazer para a filha dormir mais cedo e acordar mais cedo tambem? grata.

  15. Rose disse:

    MEU FILHO DORME MUITO TARDE LA POR VOLTAS DAS 11 HORAS,E QUANDO DORME MAIS CEDO ACORDA 11 HORAS E DEMORA MUITO DORMIR LA POR VOLTAS DAS 1 DA MANHÃ,O QUE EU FAÇO ME AJUDEM POR FAVOR…

    • Nívea Salgado disse:

      Oi, Rose, como vão as coisas? O filhote dormindo melhor?
      Para o pequeno dormir mais cedo e ter uma noite melhor de sono, tente acordá-lo mais cedo pela manhã. Nos primeiro dias certamente ele vai ficar muito irritado, mas aos poucos será natural: ele vai ficar com sono mais cedo. Só de dormir mais cedo, pode ser que durma melhor, sem acordar. Espero ter ajudado!
      Bjs

  16. Adriana S.C disse:

    Olá, eu tenho uma filha de 11 meses e não dorme à noite, estou muito cansada gostaria de saber se é normal pq ela não dorme desde bebe e eu estou muito preocupada. Os pediatras falam que é normal, peço que me ajudem pois eu tenho minha imunidade baixa e estou entrando em depressão, ela não fica com ninguém, só comigo, peço que me ajudem obrigada!!!!!!!

    • Nívea Salgado disse:

      Oi, Adriana, tudo bem?
      Olha, tem muitos bebês que não dormem à noite… minha filha demorou muito para dormir uma noite inteira (só com quase 1 ano e meio!). Até lé, muita força e paciência!
      Já coloquei em vários posts algumas dicas sobre o sono do bebê, contando inclusive que o sono diurno do bebê interfere muito na qualidade do sono noturno. Recomendo que você leia: http://www.mildicasdemae.com.br/category/sono-do-bebe
      E se quiser, escreva de novo!
      Desejo a você muita força enquanto suas noites de sono não voltam ao normal, mas saiba que elas voltarão! Bjs!!

  17. Nilma disse:

    Ola meu bb tem 2 meses,quando chega a noite ele acorda uma 1 da manhã e não quer mais dormir e briga muito contra o sono e chora demais,as vezez fico nervosa,deixar ele chorar pra dormir, não aguento fico com meu coração partido pois ele é muito novinho.Não sei o que fazer me ajudem.

    • Nívea Salgado disse:

      Oi, Nilma, eu sei bem como ter um bebê que não dorme pode ser desgastante… Mas em primeiro lugar, calma, que tudo vai passar!
      Seu bebê é mesmo muito novinho. Com 2 meses, certamente esse choro não é de manha. A primeira coisa a fazer é checar se tudo vai bem com a saúde dele. Será que não está com dor de ouvido, ou tem refluxo? Vale a pena conversar com o pediatra. Se ele disse que está tudo bem, provavelmente seu bebê não está CONSEGUINDO dormir. Ele está tentando, coitadinho, mas não consegue! Eu já contei em vários posts sobre a importância do sono DIURNO para que o bebê tenha uma boa NOITEde sono. Se ele ficar muito cansado durante o dia, você poderá ter uma noite bem estressante. Ele dorme bem durante o dia?
      Acho que vale a pena dar uma lida em todos os posts sobre o sono do bebê que já publicamos, tem muita coisa interessante lá: http://www.mildicasdemae.com.br/category/sono-do-bebe
      E depois de ler, se tiver alguma dúvida, é só me escrever de novo! Grande beijo e força!

  18. Aline disse:

    Minha pequena tah com um ano e nove meses há dois meses atras fiz ima viagem pra o Brasil ( moro fora ) soh com ela e qdo voltamos ela nao queria de jeito nenhum dormir no berço dela fazia um escândalo mesmo se colocasse ela jah dormindo ela sentia e acordava resolvemos trocar pra cama assim ela dorme ( colocando ela jah dormindo pq ela soh adormece no carrinho ) e tds os dias as duas da manha ela acorda e nao tem o q fazer pra voltar a dormir na cama dela conto história damos mamadeira cantamos e nada ateh resolvermos tentar coloca- lá na nossa cama aí resolveu ela dorme ateh de manha pra ir pra escola

  19. Oi Nivea, descobri seu blog por acaso e amei. O que eu queria dizer para você e para as outras mamães, é que por mais que se tenha experiência, nunca se sabe demais e todo conhecimento é muito bem vindo. Sou jornalista e mãe de quatro meninas, isso mesmo 4, rs. Uma adolescente de 12, um pré-adolescente de 11, uma princesa de 4 e uma bebezinha de dois meses. Cada filho, assim como cada gravidez é único. Se assemelham em vários aspectos e se diferenciam em muitos outros. Por isso nunca se sabe demais, as vezes o que funcionou com uma não funciona com a outra e vice-versa, por esta razão blogs como o seu salvam muitas mães (algumas a beira do colapso, rs). O fato é: ser mãe é a coisa mais deliciosa e recompensadora do mundo.

    • Nívea Salgado disse:

      Oi, Alessandra, que bom que está acompanhando o blog! Fico muito feliz!
      Nossa, ser mãe de quatro meninas não deve ser fácil! Você deve ter muitas dicas de mãe para dar! Não quer participar da seção Toda Mãe tem sua Dica? Com certeza você teria muitas ideias para compartilhar!
      Você tem razão, de fato cada filho é um filho, e o que dá certo com um, pode não dar certo com o outro! E é por isso que algo que eu sempre repito aqui é que a melhor pessoa para saber o que funciona para o seu filho, é você mesma!
      Bjs, até breve!

  20. Renata disse:

    Minha BB tem 1 ano e meio e nunca dormiu a noite toda. Uma hora ela senta e fica chorando querendo chupeta, outra hora ela acorda e quer mamar, outra hora ela acorda pq está com sede… Isso é a noite toda. Ela nunca dormiu uma noite toda. Minha olheira está negra de não dormir há um ano e meio…. Se pudessem me ajudar com alguma dica….

  21. Lilian Paula disse:

    Sei lá. Tenho um filho de 5 anos, que eu ficava andando a noite toda entre um quarto e outro que desiste!!!!! Quando engravidei do segundo, estav mais ou menos com uns 3 meses de gravidez quando ele falou, mãe vou dormir no meu quarto!! E pronto.Acabou o problema!!!

  22. Gisa Hangai disse:

    Oi Nívea! Os meus filhos dormiram no berço desde que chegaram da maternidade. Acordavam durante a noite para mamar nos 3 primeiros meses.
    Uma coisa que me ajudou muito foi seguir algumas orientações do livro “Nana Nenê” que fala muito de criar uma rotina de alimentação e sono. Sempre amamentei de 3 em 3 horas e, depois que começaram a dormir a noite toda, nunca os acordei para amamentar, inclusive orientada pelo pediatra. Com 4 anos começaram a dormir mais tarde e com 5 anos começaram a vir para a nossa cama. Dá pra entender? Hoje levamos isso numa boa, mas sempre procurando alternativas para mantê-los nas próprias camas.
    Cada criança é única, mas criar a sua rotina e persistir nela é muito importante. Beijos, Gisa Hangai – Blog Mãe bacana

  23. Flavia disse:

    Minha filha tem 1 mes e 20 dias,começou a trocar o dia pela noite,eu ja estava parecendo um zumbi,quando me falaram pra dar banho a noite,foi a melhor coisa que fiz! Agora ela dorme quase a noite inteira,só acordando pra mamar. Fica a dica!

  24. tenho 2 crianças um de 8 anos e outra de 3 mais ainda dorme comigo o lucas dorme no quarto dele mais a luana não tem quem faça ela ir pra cama dela o que faço!

  25. Lidiana Silva disse:

    tenho uma filha de 11 anos estou gravida de 38 semanas e outra menina quero ajuda para decorar o quarto delas detalhe o quarto e pequeno

  26. Cristilene disse:

    Ola tenho um bebe de 1 mes ele.chora muito a noite,ele mama no peito ats dormir e tirar colocar no berço ou na cama que ele chora.Quando consegue dormi dorme uns 30 minutos e acorda e assim vai a noite toda.

  27. estou passando pelo mesmo poblema

  28. estou passando pelo mesmo poblema

  29. Alana Dayse disse:

    Para que minha filha de 5 meses consiga tirar sonecas maiores do que 20 minutos, só se deixa-la no colo…ja tentei td, e ela sempre acorda e não volta a dormir mesmo no peito. Sei da importância das sonecas diurnas, principalmente pq percebo nela o stresse, mas devo deixar ela no colo mesmo pra ela descansar?

    • Nívea Salgado disse:

      Oi, Alana, tudo bem?

      Puxa, essa é uma dúvida de muitas mães que conheço. Tenho certeza de que uma consultora de sono falaria para você treinar sua filha a dormir de outra forma (eu acredito que seja de fato o melhor para ela e para você). Mas a verdade é que eu nunca consegui fazer esses treinamentos, por isso não sou a melhor pessoa para opinar.

      Se você quiser, te coloco em contato com a consultora parceira do blog. Talvez ela possa te ajudar com a questão, ok?

      Grande beijo,

      Nívea

  30. Iara Alves disse:

    eu nunca precisei deixar minha filha chorar nem um minuto
    axo ke isso nao é uma mar ke deixa seu filho xorar

  31. Nossa eu li meu dia a dia ou melhor noite a noite nesse post, acontece tudo igualzinho e eu hj coloco um colchao de solteiro do lado da caminha da minha filha e fico la até ela pegar no sono e se ela acorda de madrugada dou a mamadeira e coloco ela de volta na cama e ela dorme até mais tranquila. Demorei pra perceber que quando ela dormia bem durante o dia a noite era uma maravilha. Hoje presto mais atenção nos sinais dela e esta dando super certo!

  32. Cacau disse:

    Boa Tarde!

    Observei que a maioria dos casos expostos neste blog, refere-se ao problema do soninho de nossos anjinhos durante à noite. Espero que a minha história que esta apenas começando, sirva de exemplo e ajudem as mamães à terem um pouquinho mais de paciência e também de força.

    Tenho um filhinho hoje com 1 ano e 5 meses de vida. Desde quando nasceu ele não dorme, nem durante o dia, muito menos à noite, em um período de 24Hs o máximo que dorme é 30 minutos, claro que este soninho é picado.

    Já levei à muitos médicos, está realizando diversos exames neurológicos, para descobrir a causa da falta de sono. Ele é muito agitado, nervoso, chora e grita, faz manha, o tempo todo, só fica comigo, ninguém pode se aproximar da mãe dele pronto que ele começa à gritar, chega a arrancar os cabelos de tanto nervoso, se belisca, se arranha perto da nuca, coloca a mãozinha na boca e causa ânsia, só o fato de sair de perto dele.

    Não posso trabalhar, justamente pelo fato que vou no embalo dele, não durmo. Infelizmente não consigo fazer nada.

    Tenho esperança que em algum dia voltarei à ter uma noite de sono e meu bebezinho também terá uma noite tranquila de sono

    Grata, pela atenção e pelo espaço para expor a minha experiência de vida!

  33. Olá Nívea, imagino que ja tenha recebido diversos elogios por esse post, mas gostaria de te agradecer pela simplicidade, e por ter montado um material tão completo. Sou papai de primeira viagem como dizem, e estou a cada dia mais encantado com a minha pequena, me ensina coisas novas todos os dias ( e olha que ta com 1 mês e meio ). Acredito que tuas palavras vão me ajudar e muito.
    Vou me regrar melhor e começar a botar em prática tuas dicas!
    Muito obrigado, tudo de bom pra você e sua família <3

    • Nívea Salgado disse:

      Oi, Guilherme,

      Muito obrigada pelo feedback sobre o post! Adorei saber que ele ajudou a entender um pouco mais sobre o sono da sua pequena!

      Abraço!

  34. Tatiane disse:

    Nívea,

    Minha filha dormia a noite toda desde os 3 meses, tive que voltar a trabalhar e ela passou a ficar com minha sogra, até 6 meses e meio ela dormia bem como antes, mas depois passou a acordar 1x, depois 2x / 3x, e agora o sono dela é muito ruim, e em um momento que eu tanto preciso, trabalho o dia todo, saiu às 05:40 e só chego as 19:00, me sinto tão cansada, não sei o que fazer, já tentei de tudo, a rotina que sempre fiz (desde ela recém nascida) e não está adiantando, ela tem 1 ano e 2 meses. Mas, como queria conseguir que ela dormisse de novo. Preciso tanto :'(

    • Nívea Salgado disse:

      Oi, Tatiane, tudo bem?

      Pois é, o sono dos pequenos fica desregulado com muita facilidade, e de uma hora para a outra. São muitos os motivos para que isso aconteça!

      Uma sugestão para uma ajuda mais certeira é conversar com a nossa consultora de sono, a Michele Melão. O e-mail dela é michelemelao@maternitycoach.com.br.

      Beijos!

Deixe seu comentário

Receba nossas dicas por e-mail