Como esticar as sonecas do bebê

Por 50 Comentários


Olá, queridos amigos do blog!

Você tem problemas com as sonecas do seu filho? Elas nunca passam de 45 minutos, e você acha que seu filho não descansa o necessário? É, para a maior parte dos bebês, sonecas de menos de 1 hora não são reparadoras, mesmo que o sono noturno tenha sido de qualidade (o sono da noite não substitui as sonecas até que a criança tenha pelo menos 3 anos de idade).

Durante os primeiros meses da Catarina (eu diria que isso durou no mínimo 9 meses), era MUITO, MUITO difícil que ela tirasse sonecas longas, e isso quase me enlouqueceu. Eu tinha um bebê constantemente cansado, estressado, que chorava o dia inteiro, e eu sabia que GRANDE parte do problema estava nas sonecas curtas demais. E olha que eu me esforçava para esticar as sonecas, normalmente sem sucesso. Eu monitorava a soneca e quando ela estava acordando, eu corria para ver se conseguia fazer ela pegar no sono novamente: balançava, botava no peito, andava de carrinho… E nada adiantava (e quando eu conseguia, não sabia exatamente porque NAQUELE dia tinha dado certo).

Até que de tanto tentar, de tanto estudar o assunto, descobri algumas coisinhas, que partilho aqui com vocês (se for útil para o seu bebê, que está nessa mesma condição, ficarei muito feliz em ter ajudado!). Vamos lá, o que então você pode fazer para esticar as sonecas:

1) Esteja próxima ao bebê quando ele acorda e estimule-o a continuar dormindo (faça o que normalmente você faz para ele dormir). Se ele ficar alguns minutos acordado sem essa ajuda, pode ser que não durma mais (e aí você já sabe: chora, fica chato, chora mais um pouco…). Continue nesse processo por pelo menos 20 minutos, ou, quando você colocá-lo no berço, provavelmente ele acordará de novo.

2) Se você mora em um local frio ou fresco pode ser uma ótima ideia enrolar o bebê, para que ele não se mexa muito. Quando o bebê se mexe demais, involuntariamente (porque ainda não coordena os movimentos), isso pode facilitar as acordadas antes do momento ideal.

3) A chupeta pode ser uma grande aliada nessa hora (eu não tinha essa facilidade, e sei que para bebês que não usam chupeta normalmente é bem mais difícil se acalmar; não deixe de ler minha opinião sobre o uso de chupetas nesse post). Coloque na boca do bebê para estimulá-lo a continuar dormindo.

4) Coloque o bebê para dormir junto de você (se você se sente à vontade com isso). Até hoje (Catarina tem 1 ano e 3 meses), quando minha filha acorda e me vê dormindo, dorme mais 45 minutos, totalizando 1 hora e meia. Sei que nem sempre é possível, mas considere isso na hora de desespero.

5) Mantenha a rotina. Acostumar o bebê a dormir sempre nos mesmos horários facilita a regulação do sono.

6) Não demore para colocar o bebê para dormir. Se ele “passar do ponto”, será mais difícil fazer com que ele pegue no sono e continue dormindo após o breve despertar (o sono será muito mais agitado!). Indícios de que o bebê já está no ponto de dormir: boceja, coça os olhos, olhar vidrado, puxa as orelhas…

7) Faça o que for preciso para que o bebê descanse. Se as sonecas são constantemente curtas, seu filho pode ficar tão estressado que não pegará no sono durante o dia de jeito nenhum. E chora porque quer dormir e não consegue! Em casos extremos, acho que vale a pena até apelar para métodos pouco ortodoxos, como colocá-lo no carro para dar uma volta. Não, não é para você fazer sempre, mas se você não cortar esse ciclo de sonecas curtas e bebê cansado, será cada vez mais difícil para o bebê (e para você, que nesse ponto já deve estar completamente cansada de ouvir tanto choro e não conseguir fazer nada).

8) Sons calmantes (os chamados ruídos brancos) podem ajudar a prolongar a soneca. Tente ligar um ventilador, um rádio fora de sintonia, um secador de cabelos quando o bebê acordar precocemente e mantenha esse som ligado por pelo menos 20 minutos (que é o tempo que o bebê demorará para aprofundar o sono).

9) Dica importante, se você já tentou todas as anteriores sem sucesso: pode ser que seu bebê esteja dormindo demais à noite, e por isso não durma muito durante o dia. Sim, já foi comprovado que para muitos bebês o total de horas dormidas no dia se mantém constante (fonte: Livro Bom Sono, Richard Ferber). Vamos supor que para a idade do seu bebê, o natural seria que ele dormisse 12 horas por dia, distribuídas em 9 horas de sono noturno e 3 horas de sono diurno, dividido em 2 sonecas de 1 hora e meia. Se seu bebê dorme 11 horas à noite, sobra apenas 1 hora para as sonecas (conclusão: ele vai tirar 2 sonecas de 30 minutos!). Encurtar o sono da noite pode resolver o problema, deixando mais horas de sono diurno para o bebê (mas se você for fazer essa mudança, lembre-de de tentar por pelo menos uma semana, pois ajustes no sono demoram para acontecer; nesse período, seu filho pode ficar bem irritado, mas se você já tentou todo o resto sem sucesso, acho que vale a pena a mudança). No caso da Catatrina, funcionou MESMO! Para saber como se distribuem as horas de sono para a idade do seu bebê, leia esse post aqui).

10) Paciência. A parte boa é que se nada der certo, tudo tende a melhorar para você. Com o passar do tempo, o sono do seu bebê ficará mais profundo, e menores são as chances dele acordar precocemente. O ciclo de sono, que inicialmente é de 45 minutos, também se alonga. E ficando mais velho, seu filho naturalmente precisará de menos horas de sono diurno e não ficará tão afetado com as sonecas curtas. Pode acreditar, tudo melhora, experiência própria!

E você, também passou por essa dificuldade? Conta pra gente como lidou com a situação!




Arquivado em: Cuidados diáriosDicas de mãeSono do bebê Tags:

Comentários (50)

Trackback URL

  1. Dani disse:

    Adorei, Nivea! Não passei por isso, pq Laura foi boazinha, mas era um RN, dava trabalho de hora em hora. Claro. Dentro do possível, ela foi bem tranquila. Mas acredito que este post seja de grande valia para mamães que sofrem bastante com o sono dos pequenos…

    Beijos!

  2. estou passando por isso com meu filho, que atualmente tem 6 meses e meio! ele fica tao irritado, sei que é por causa das sonecas curtas! tá dificil, as vezes choro mais que ele! hahaha

    • Nívea Salgado disse:

      Fernanda, força aí que passa, viu?! Mais alguns meses e ele vai estar dormindo uma beleza (nem acredito que minha filha que deu tanto trabalho hje chega a dormir quase 12 horas seguidas!). Bj, dá tudo certo!
      Nívea

  3. Eu também, nossa meu bb tá com 4 meses e meio, se passar um pouco da hora de dormir, é o escândalo, não consigo acalmar ele de jeito nenhum! E também choro com ele!

  4. Rayane Passos disse:

    Ola,boa tarde meu bebe tem 6 meses mas desde os dois nao dorme direito de dia ele dorme tres cochilos de meia hora cada so quer saber do peito nao quer comer nada estou pra ficar louca.

    • Nívea Salgado disse:

      Oi, Rayane.
      O pediatra já foi consultado? Já excluíram algum probleminha alimentar ou alergia? Acho que vale a consulta. Além disso, provavelmente seu bebê está muito cansado para comer, tadinho. E mamando ele se acalma, então só quer o peito. Já tentou mudar o esquema de sono dele durante o dia e também à noite? Dê uma lida nos posts sobre o sono, pode ser que melhorando isso ele até coma melhor. E não se esqueça de conversar com o médico, conte o problema, em alguns casos ele pode até pedir alguns exames ou sugerir alguma medicação. Boa sorte e força: isso passa, ok?
      Um grande bj!

  5. Gilmara disse:

    Ai ai ai…. Luto diariamente com isso… O meu bebe estah com 5 meses e meio e acorda rigorosamente após 30 minutos… Ainda com sono, cansado… Eh uma luta pra fazer voltar a dormir… Muito embalo, cancoes, etc… Ah! E não caipira o berco de jeito nenhum! Todas as sonecas são no colo! Ai meus bracos e costas!!!

  6. Gilmara disse:

    … Corrigindo: não vai para o berco….
    Esse teclado e essas correções automáticas! Aliados ao sono atrasado! Rsrsrs

  7. Olá… Estava pesquisando na internet algum recurso que pudesse me ajudar com este problema e vejo que não é apenas eu! Eu coloco a minha filha para ver TV um pouco antes de dormir e começo a observa-la, se ela começar a coçar os olhos pego ela coloco uma fralda no ombro para ela ninar e canto alguma musica infantil daí ela pega no sono logo em seguida. Quando ela desperta coloco o bico na boca e saio rapidamente do quarto, ela remexe um tempo depois pega de novo no sono. Não dura muito tempo as sonecas, mas ao menos prolonga um pouquinho. rsrsrsrs…..

  8. NEGATA disse:

    GENTE,EU SEI MUITO BEM COMO É ISSO,A MINHA BEBE HOJE TEM 1 ANO E 8 MESSES,MAS DESDE OS 3 MESES DE IDADE,EU COMEÇEI A COLOCAR MUSICAS RELAXANTES PARA ELA DORMIR BEM,ATÉ OS 6 MESES EU SOFRI MUITO,MAS AGORA ELA DORME BEM A NOITE E AO DIA,AO DIA ELA DORME UMA 4 HORAS OU MAIS,TEM QUE CRIAR UMA ROTINA E SEGUIR TODOS OS DIAS,DOU O ALMOÇO DELA SEMPRE AO MEIO DIA,DEPOIS DOU UMA AGUA OU UM SUCO,NO MÁXIMO ENTRE MEIO DIA E MEIO E UMA HORA DA TARDE ELA JÁ PEGOU NO SONO,AI VAI ATÉ 3,4 E AS VEZES ATÉ AS 5 DA TARDE.E A NOITE ELA SEMPRE VAI DORMIR AS 22:30 NO MÁXIMO 23:00 E SÓ ACORDA NO OUTRO DIA LÁ PELAS 8:00 OU 9:00 DA MANHÃ,MAS TUDO ISSO DEPENDE DE UMA ROTINA,A E OUTRA COISA SOBRE A MUSICA RELAXANTE QUE EU FALEI FOI IMPORTANTE E USO ATÉ HOJE,É UM SOM DE CHUVA QUE BAIXEI NA NET,E SEMPRE E ESTÁ CHEGANDO A HORA DELA DORMIR EU COLOCO PRA TOCAR TANTO NAS SONECAS DO DIA QUANTO NO SONO DA NOITE,E SEMPRE DEIXO REPETINDO NO COMPUTADOR PRA NÃO PARAR DE TOCAR,ADAPTEI UMA CAIXA DE SOM QUE VAI DO PC ATÉ O QUARTO.E TAMBÉM É SEMPRE BOM ESCURECER O QUARTO PARA QUE A CRIANÇA POSSA RELAXAR,EU SEMPRE FIZ ISSO,E MINHA FILHA NUNCA CONFUNDIU O SONO DO DIA COM O SONO DA NOITE ……TENTEM PRA VER SE DA CERTO,POR QUE MUITO RUIM QUANDO A CRIANÇA NÃO DORME DIREITO,E SE FOREM BAIXAR SONS RELAXANTES DA INTERNET PROCUREM UM SOM DE CHUVA SEM TROVÃO,POIS EU BAIXEI COM TROVÃO QUE ATÉ EU TINHA MEDO,TEM TAMBÉM O SOM DO MAR COM GAIVOTAS QUE É MUITO BOM,AS VEZES EU REVEZO,POIS AS VEZES ENJOA UM POUCO…….ENTÃO É ISSO…BOA TENTATIVA A TODOS………

  9. NEGATA disse:

    A GENTE OUTRA COISA,MUITO IMPORTANTE,NUNCA ACOSTUME O BEBE A CERTAS COISAS,COMO POR EXEMPLO,ACORDAR A NOITE PARA FICAR TROCANDO A FRALDA DA CRIANÇA E FICAR DANDO MAMA,OLHA ATÉ CERTA IDADE TUDO BEM,EU POR EXEMPLO SÓ ATÉ UNS 3 MESES DA MINHA BEBE EU ACORDAVA A NOITE PARA TROCAR A FRALDA E PARA DAR PEITO,POIS ATÉ ESSA IDADE EU ACHAVA NECESSÁRIO,MAS DEPOIS DESSA IDADE EU PAREI COM ISSO,NUNCA MAIS TROQUEI A FRALDA DE MADRUGADA,A NÃO SER QUE ACONTECESSE ALGUMA COISA,COMO POR EXEMPLO,MUITO COCO E XIXI VAZANDO E MOLHANDO TODO O COLÇHÃO E O BEBE,POIS DESSA MANEIRA NINGUÉM CONSEGUE DORMIR MESMO,E QUANTO AO PEITO EU FAZIA ASSIM, SÓ DAVA PEITO DE MADRUGADA,SE O MEU PEITO ESTIVESSE MUITO CHEIO OU VAZANDO,POIS VC´S SABEM O QUANTO DÓI,MAS NA MAIORIA DAS VEZES EU EVITAVA A DAR O PEITO A NOITE,QUANDO ELA ACORDAVA EU LOGO DAVA A CHUPETA E FAZIA ELA DORMIR DE NOVO E COLOCAVA ELA NO BERÇO,COM 6 MESES ELA NÃO QUIZ MAIS O PEITO, E EU SEGUI A MESMA ROTINA,E ISSO VALE TAMBÉM PRA MAMADEIRA,NADA DE MAMADEIRA DE MADRUGADA.É FOI ASSIM QUE CONSEGUI QUE A MINHA BEBE DORMISSE BEM A NOITE TODA,SE VC FICAR ACORDADO A CRIANÇA DE MADRUGADA PRA TROCAR A FRALDA E DAR PEITO OU MAMADEIRA,ELA VAI ACABAR SE ACOSTUMANDO,E FORA QUE ISSO FICA DESPERTANDO O SONO DA CRIANÇA E A NOITE SEMPRE TENTE DAR A MAMADEIRA QUANDO ESTIVER CHEGANDO A HORA DE COLOCAR A CRIANÇA PARA DORMIR,E SEMPRE FAÇA ELA ARROTAR,A MINHA JÁ NÃO PRECISA MAIS,ELA ARROTA SOZINHA.AXO QUE NÃO ESTOU ME ESQUECENDO DE NADA……

  10. Ai, estou vivendo justamente isso há alguns dias. O Léo está dormindo melhor à noite (não acorda) e uma hora a mais de manhã. Só que isso atrapalhou totalmente a soneca matinal. O que eu achei que seria o meu paraíso, não está se mostrando tão bom assim, pois bem como vc disse, a soneca diurna é necessária e quando não rola, o caos se instaura. Vou observar mais um tempo e ver o que farei. Já coloco em prática quase todas as dicas acima. Excelentes! Beijos!

  11. Vanessa Lopes disse:

    Haha… Minha filha tem 5 meses e nao dorme direito nem de dia nem a noite, antes das 5h da manha ela nao dorme, eu to pirando nao sei mais oq fazer vou tentar agora essa tabelinha e rezar para dar certo. bjsss

  12. kkk.o meu bebe é desse jeito so q não dorme nada a noite e fica se mexendo muito é muito ruim essa situação, pois temos q acordar cedo.faleu

  13. Joyce disse:

    Minha bb tem 1 ano e 4 meses. Nasceu estressada e resmungava muuito . Hoje em dia continua dormindo pouco e acorda 4 vzs para tomar mamadeira. Ela e visivelmente nervosa. O ambiente em que moro e maravilhoso. Os médicos dizem q nao tem o que fazer e q varia de bb para bb. Mas acho que esse problema e genético. O meu marido tem o sono muuito irregular. As irmãs dele tb. E ela?? Parece que esta igualzinha ao pai. Ufa! Nao e fácil para mim. Ela briga com o sono ate nao agüentar mais. Leva umas 2 ou 3 hs para dormir depois q o sono chega.

    • Nívea Salgado disse:

      Nossa, Joyce, sabe que eu já me perguntei várias vezes se é genético? Porque eu, assim como a minha filha, também era muito irriquieta para dormir! Como você disse: é BEM cansativo! Mas uma hora eles dormem, graças a Deus!

  14. Eita, então não é só a minha Melissinha que acorda de meia em maia hora nas sonecaas diurnas. Até que consigo fazer ela dormir de novo se eu for rapida no gatinho… rhrhrhrhr… estava procurando uma maneira de fazer com que ela não acordasse e precisasse de mim para dormir de novo… mas pelo jeito eu to no lucro por conseguir faze-la dormir de novo

  15. val disse:

    Bacana as dicas me sinto melhor comigo mesmas nao atendendo os apelos do povo q diz que os bebes de tao idade tem q agir ou dormir de tal modo , puxa q legal peguei as dicas pra mim e minha bia e nosso dia e noite estao menos stressantes Curtindo!

  16. Carolina Joãnes disse:

    Menina, quando vi essa foto, até abri pra olhar melhor. Iguallllzinho minha filha. Até o jeito de dormir com o pescoço para cima! rsrs Linda

  17. Sandra Simões disse:

    Nossa Carolina Joãnes, também pensei que fosse a sua filha..rs

  18. Suh Aguiar disse:

    A minha dorme bem de dia… mas a noite , quando da por volta das 3h da manhã, ela acorfa e fica nessas sonecas curtas… o que faço?

  19. Izabella Durães Vieira disse:

    Minha filha tem 3 meses recém completados, dorme super pouco durante o dia, não pegou chupeta (olha q eu comprei todasss) e a noite dorme por volta de 2 horas direto e vai acordando pra mamar…. A pediatra disse que e dela, normal… Que a tendencia é melhorar… Tomara! Adorei o post

  20. A história do carro, de levar pra dar uma volta funciona mesmo, minha filha tratei dele com remédios para hiperatividade por 2 anos não foi fácil, a única maneira de faze la dormir era colocar no carro e dar umas voltas… era mto cansativo, mas funcionava

  21. Minha bebê vai fazer 2 meses dorme bem a noite e de manhã após o banho a soneca é boa mas a tarde ela não dorme e só quer ficar no peito não sei o que fazer e ela não pega chupeta! Help

  22. Vanessa Souza disse:

    Eu quamdo leio me vejo como.se eu tivesse escrevendo meu filho tem 8 meses nunca dormiu bem . Nunca se quer dormi 3h seguidas ele acorda de hora em.hora e mama nao sei mais o que fazer … dorme coloco no berço ele acorda deixei chora com.pena mais nao adiantou acordou depois de uma hora ele so quer dormi comigo e de dia as sonecas sao pessimas pork so quer colo nao sei mais o que fazer sou uma mae que nao dormo meu filho nao dorme nada . Ate comigo anoite ele acorda de hora em.hora ja to enloquecida pork nem de dia ele ta dormindo poklrk so que colo ai fuca acordado nao sei o q fazer.

  23. Vanessa Souza disse:

    Eu quamdo leio me vejo como.se eu tivesse escrevendo meu filho tem 8 meses nunca dormiu bem . Nunca se quer dormi 3h seguidas ele acorda de hora em.hora e mama nao sei mais o que fazer … dorme coloco no berço ele acorda deixei chora com.pena mais nao adiantou acordou depois de uma hora ele so quer dormi comigo e de dia as sonecas sao pessimas pork so quer colo nao sei mais o que fazer sou uma mae que nao dormo meu filho nao dorme nada . Ate comigo anoite ele acorda de hora em.hora ja to enloquecida pork nem de dia ele ta dormindo poklrk so que colo ai fuca acordado nao sei o q fazer.

  24. Meu bebê tem quase 3meses e não dorme bem. De dia w pior soneca muito curta. Já tentei de tudo agora no desespero fixo com ele no colo muitas vezes…não sei mais o que fazer.

  25. evelyn disse:

    Oi Nivea! Com qtos meses se prolongou as sonecas da Catarina? Aqui o meu Miguel tb acorda de 30 em 30min nas sonecas diurnas e tenho que faze lo dormir novamente . Isso tudo no colo… adoro seu blog!
    Bjs

    • Nívea Salgado disse:

      Oi, Evelyn, oi, Marisa!

      Bem, as sonecas demoraram para aumentar… Não querendo desanimar ninguém!

      Foi só quando Catarina começou a se movimentar mais, tentar engatinhar e andar (ou seja, quando gastava mais energia), que isso aconteceu.

      Beijos e força, que tudo passa e só fica o que há de melhor na maternidade!

  26. Marisa disse:

    Também queria saber com quantos meses as sonecas prolongaram. Meu bebê está com quase 6 meses e só quer saber de cochilar no colo, mamando. Se coloco ele em qualquer lugar, ele não fica mais que 15 minutos. Estou exausta, é o dia inteiro com ele no colo. Bjs

  27. Fernanda disse:

    Nossa gostei muito do post pois minha primeira filha hoje com oito anos nunca me deu trabalho para dormir nem de dia, nem à noite com dois meses já dormia a noite inteira. Já com minha pequena Laura não aconteceu o mesmo à noite até que ela dorme bem, mas durante o dia é um martírio as sonecas são curtas e para que ela durma um pouco mais tenho que deitar com ela só assim para prolongar um pouco a soneca. Tomara que melhore logo pois ela ocupa todo meu tempo o que prejudica o relacionamento com minha filha mais velha uma vez que não tenho muito tempo para dar atenção para ela.

  28. Camila Machado da Silva Liechoscki disse:

    Minha folha tem 4 meses e não tira sonecas diurnas, raras as vezes, as vezes dorme no colo e na hora de colocar no berço acorda! Vejo q muitas vezes tem sono, as vezes chora e não se entrega! Não sei o q fazer….
    A noite tem dormido das 20 às 8, com acordadas para mamar.
    A pediatra disse q pode ser uma característica dela, mas sei da importância do sono diurno para o bebê e isso me preocupa.
    Alguma sugestão?!

  29. Franciele disse:

    Meu bebê tem 2 meses, à noite dorme super bem, acorda duas vezes para mamar e logo volta a dormir. Agora durante o dia as sonecas são curtas, raramente faz soneca de 1 hora. Não sei mais o que fazer também.

  30. Letícia disse:

    Olá, Nívea.
    O post é tão antigo, que nem sei se vc irá responder. Mas como o problema é tão comum, acho que sempre existirão mães desesperadas (como eu hoje) buscando uma solução para as sonecas curtas de seus filhos. Vc mencionou que encurtar o sono da noite funcionou com a sua filha, mas como exatamente vc fez isso? Passou acordá-la mais cedo?
    A minha filha tem 3m e mal tira sonecas de 20, 30min durante o dia, mas à noite dorme entre 20:30 e 21:30 e acorda entre 7h e 7:30.
    Parabéns pelo blog, pelo post e pelo dia das mães!

    • Nívea Salgado disse:

      Oi, Letícia,

      Parabéns pelo Dia das Mães também!

      Quando falo em encurtar o sono noturno, quero dizer exatamente isso: acordar antes, ou colocar para dormir mais tarde, o que casar melhor com a rotina da sua família. Às vezes meia horinha já faz muita diferença!

      Espero que dê certo por aí (o ideal é que você tente por no mínimo duas semanas, para saber se há resultado).

      Beijos!

      • Leticia disse:

        Sua filha comecou a tirar sonecas mais longas depois dessa mudança, né?! De mais de uma hora?
        Qual a idade dela quando isso comecou a acontecer? Ela ficava sonolenta e chorosa por dormir pouco?
        Vejo claramente que o problema da Cecília é emendar os ciclos de sono durante o dia, pois ela acorda depois de 30min com mt sono ainda.
        E acho que isso tem piorado mt o humor dela…anda cada dia mais chorosa e menos sorridente. Acho q por isso nao gargalhou até hj…rs

        • Nívea Salgado disse:

          Oi, Leticia,

          As sonecas foram aumentando progressivamente, certamente as primeiras mais longas foram depois dos seis meses. Mas acho que só depois do primeiro ano é que estabilizaram mesmo, e Catarina começou a dormir melhor até à noite.

          Força e paciência por aí, que tudo melhora!

          Beijos!

  31. Ana Paula Tamborim Michelotti disse:

    Nívea. Boa noite. Meu bebê tem 4 meses e desde os 2 que ele acorda muito à noite, às vezes de hora em hora e só dorme se eu der peito. E de dia, as sonecas são curtas e para prolongar deito do lado e quando ele ameaça acordar dou o peito. Vc acha que estou fazendo muito errado? Estou perdida. Dê uma sugestão, por favor. Obrigada

    • Nívea Salgado disse:

      Oi, Ana, tudo bem?

      Você se sente mal com isso? Te cansa? Gostaria que fosse de outra forma? Pois acredito que se estiver bom para você, tudo bem. Mas se não estiver, seria legal mudar essa associaçÃo entre mamar e dormir, que acaba ficando cada vez mais intensa. No começo ele deve resistir um pouco, mas acaba aprendendo a dormir de outra forma.

      Beijos

Deixe seu comentário

Receba nossas dicas por e-mail