Hoje no Mil Dicas de Mãe o assunto é o sono do bebê. Vamos descorbrir quantas horas por dia seu bebê dorme.

É claro que isso depende da idade dele, pois os bebês (pelo menos a maioria deles) começam dormindo quase o dia todo e passam a dormir progressivamente menos tempo.

Além disso, inicialmente não há padrão de sono bem estabelecido, e aos poucos esse sono vai se dividindo em sono diurno (as sonecas) e noturno.

Existem recomendações para a quantidade de sono por dia para crianças de diferentes idades. Os padrões de sono e vigília de uma criança mudam à medida que crescem.

Publicidade

Quantas horas por dia seu bebê dorme – Normas de sono por idade

Durante os primeiros três meses de vida, os bebês passam em média de 14 a 17 horas por dia dormindo.

Os limites da norma podem variar de 11 a 19 horas. Além disso, cada episódio pode durar de 30 minutos a 3,5 a 4 horas e ser intercalado com curtos períodos de vigília (15 a 40 minutos).

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

A norma diária de sono para crianças de 4 meses a um ano é geralmente 18 horas por dia no limite superior e 10 horas no inferior. A média é de 12 a 15 horas. No entanto, a distribuição do descanso durante o dia e a noite nesse período muda significativamente.

As possibilidades de vigília contínua aumentam, o número de sonhos durante o dia diminui gradualmente, primeiro para 3 e depois para 2. Ao mesmo tempo, sua duração para um bom descanso deve ser de pelo menos 60 minutos.

De um ano a dois, o bebê dorme de 9 a 16 horas por dia. Durante o dia há um sonho com duração de pelo menos 1 hora.

Além disso, a necessidade de descanso torna-se cada vez menor. Você pode ter uma ideia visual de quanto uma pessoa dorme em uma determinada idade da tabela:

Publicidade
Fonte: Bom Sono, Richard Ferber

E você, tem um bebê pouco ou muito dorminhoco? A tabela reflete o que acontece na sua casa? Conta pra gente, deixa um comentário no fim do post!