Quantas horas por dia seu bebê dorme?

Por 33 Comentários


Hoje no Mil Dicas de Mãe o assunto é o sono do bebê. Sim, eu sei que estava devendo um post sobre o assunto, pois já escrevi sobre cuidados diários, alimentação, compras… Talvez porque nesse quesito eu esteja mais na condição de receber do que de dar dicas, rsrs.

Mas vamos lá, quantas horas por dia seu bebê dorme? É claro que isso depende da idade dele, pois os bebês (pelo menos a maioria deles) começam dormindo quase o dia todo (com Catarina essa história de dormir 18 horas por dia quando recém nascida, que a gente encontra como referência em muitos livros e na internet, não aconteceu um único dia) e passam a dormir progressivamente menos tempo. Além disso, inicialmente não há padrão de sono bem estabelecido, e aos poucos esse sono vai se dividindo em sono diurno (as sonecas) e noturno.

Eu sempre tive a ideia de que a Catarina dormia pouco. Muito pouco. Ela vivia chorando (e depois de um tempo eu sabia que não era fome, frio, manha, nada disso; era cansaço) e eu me perguntado por que raios ela só dormia pequenas sonecas de até 45 minutos. E olha que eu me esforçava para prolongá-las! Mas por mais que eu fizesse, não passava disso. Mas à noite Catarina dormia um bom número de horas (o que eu achava que era o tempo médio para os bebês da idade dela).

Até que um dia, por recomendação da pediatra, eu me deparei com o livro “Bom Sono”, do Dr. Richard Ferber. Sim, é aquele mesmo autor do Nana Nenê, mas 20 anos depois que ele escreveu sobre a famosa técnica que ficou conhecida como choro controlado (vamos deixar esse ponto para ser discutido em outro post, porque vai dar muito pano para a manga!). E ali eu encontrei uma tabela que mostrava o padrão de sono do bebê de uma forma bem mais realista (inclusive mostrando as variações médias para os bebês mais e menos dorminhocos).

Aí eu entendi que Catarina não dormia pouco (ela dormia bem na média!), mas que concentrava sono demais à noite e sono de menos durante o dia. Talvez se eu reduzisse um pouco o sono da noite, conseguiria as sonhadas longas sonecas, bem mais reparadoras do que aquelas que ela tirava. Pena que quando comprei o livro, o período crítico de cansaço da Catarina já tinha passado, pois ela tinha quase 1 ano (e aí se dormisse pouco durante o dia já não ficava tão irritada). Mas pode ser que essa dica seja útil para você, não é mesmo?

Então aqui vai a tabela de sono do bebê, para servir de referência para as mães que se interessarem (vejam as horas totais de sono, sono à noite, de dia e número de sonecas – que variam de meia a duas horas – para cada idade do bebê):

Fonte: Bom Sono, Richard Ferber

E você, tem um bebê pouco ou muito dorminhoco? A tabela reflete o que acontece na sua casa? Conta pra gente, deixa um comentário no fim do post!

Quer ler mais sobre o sono do bebê? Clique aqui.




Arquivado em: Sono do bebê

Comentários (33)

Trackback URL

  1. Anonymous disse:

    E, o Bernardo dorme em media 9h durante a noite, porem e um sono bem agitado e na maioria das noites ele acorda e so quer “mamae meu” e se agarrar aos meus cabelos…
    Outra questao e que ele dorme muito cedo, por mais que tente atrasar para dormir nao consigo pois ele se entrega e dai, as 9h acabam bem cedo… Ve_se pelo horario que estou fazenodo este comentario rsrs e olha que hoje ate que o sono dele se estendeu rs
    Bjs e obrigada!!!

  2. Carina disse:

    O que pode ajudar a criança a ter um sono tranquilo é dar um banho quentinho e uma boa massagem pós banho com hidratante . depois um leitinho gostoso e boa noite! estou no segundo filho e continua funcionando!bjos

  3. Juliana disse:

    Por aqui, graças a Deus, o sono é bem tranquilo, sempre foi com a Mariana e agora também com a Ana Clara… Ela dorme entre 8 e 9h por noite e tira principalmente as 2 sonecas durante o dia, uma de manhã e outra a tarde e de vez em quando acontece uma sonequinha extra… Já aconteceu de ela estar um pouco agitada a noite, antes de dormir, aí a dica do banho funciona realmente, banho gostoso, leitinho e naninha (no berço!).

    É isso!

    bjssssss

  4. Jaqueline Fernandes disse:

    meu bebe tem 7 messes ele nao dormi muito bem de dia e em cinco minuto em cinco minuto

  5. Elis disse:

    Meu filho está com 6 meses e até agora não dorme bem…não sei o que lhe incomoda. Ele dorme por volta das 23 horas e acorda a cada duas horas para mamar… não sei o que é uma noite de sono, estou muito cansada…Meu sonho é uma noite inteira de sono, fazer o quê, não é?! Mãe também é pra isso!!!!

    • Nívea Salgado disse:

      Oi, Elis, esse começo é difícil mesmo, né?
      Você já tentou colocar o filhote na cama mais cedo? Mudar os horários de ir para a cama podem fazer milagres com a noite do bebê, acredite!
      Tente ajustar os horários e depois conta pra gente o resultado!
      Bjs, vamos nos falando!

  6. A minha menina acorda as 6:00 ou as 6:30 todos os dias. Ela dormi 1 sono de manha e outro a tarde( tem dia que dorme 1 hora, já outro dias dormi uns 45 mim)a noite nao dorme a noite toda. O que eu faço me ajude. Obrigada

  7. Oi, Janaina, você não contou quanto tempo tem sua menina. Conta pra gente, que fica mais fácil dar alguma dica para ajudar no sono dela (e no seu tb!). Bjs

  8. Olha gente…meu filho tá com 8 meses.Nós estamos passando um sufoco pois ele não dorme mais que 30 min.durante o dia e a noite acorda de hora em hora, ainda por cima não quer ficar no berço o qual desde que nasceu ele começou a dormir.Passa a noite mamando e tem dormido comigo.Já tentei de tudo um pouco e qdo dorme comigo ainda não posso nem me mexer pois ele acorda e começa a mamar de novo. Uffa…não sei mais o que fazer…bju

  9. Erika Santos disse:

    Acho que deve investigar os motivos pelo qual os bebês de vcs não estão tendo um sono tranquilo, tem que ver o ambiente, se o bebê está muito aquecido ou não, se esta com fome ou muito saciado pois as vezes causa desconforto a barriga muito cheia e ele(bebê) acaba não conseguindo dormir.

  10. Erika Santos disse:

    Acho que deve investigar os motivos pelo qual os bebês de vcs não estão tendo um sono tranquilo,tem que ver o ambiente,se o bebê está muito aquecido ou não,se esta com fome ou muito saciado pois as vezes causa desconforto a barriga muito cheia e ele(bebê) acaba não conseguindo dormir

  11. Minha princesa faz a mesma coisa que a catarina!Bela dica, vou ver se da certo aqui em casa!!! bjos

  12. Cristiana disse:

    Olá, meu bebê tem 1 ano e 7 meses e dormi das 11:00 ou 11:30 da noite e acorda só no outro dia por volta das 8:30 as 9:00 da manhã, e depois do almoço dorme mais 2 a 3 horas. Pela tabela ele esta dormindo demais né? Não sei se tem haver com isso mas meu bebê tem dificuldade pra pegar peso e come bem.

    • Nívea Salgado disse:

      Oi, Cristiana,

      Levante as mãos para o céu e agradeça! Que bom que o filhote dorme bem assim!

      Acho que o fato dele não ganhar muito peso não tem a ver com isso. Acho que varia muito de bebê para bebê, há alguns que conheço que dormem bem e são gordinhos. Curta muito seu pequeno!

      Bjs,

      Nívea

    • Cíntia Kolodzejezyk disse:

      Sorte sua Cristiana, a minha bebê tem 3 meses e dorme pouco durante o dia, a noite acorda 2 vezes pra mamar, espero que com o tempo o sono se estabeleça. Bjs

  13. Minha pequena tem um mês e dorme bem mais que 14hs por dia. As vezes dou sorte ela chega a dormir 5 horas seguidas a noite. De dia dorme bem, sonecas de duas a três horas. Agora estou tentando fazer com que ela durma menos de dia para dormir mais a noite. Mas no geral não tenho do que reclamar. Agora mesmo estou escrevendo esse comentário com ela mamando. Acabou de dormir por 4hs e 30min diretos e após a mamada dormira por pelo menos 3hs. Se ela mamar bem e arrotar dorme que é uma belezura! Rs…

    • Nívea Salgado disse:

      Ai, Andreia, que delícia!

      Que a filhtoa continue dormindo bem! E que você continue sempre aqui conosco!

      Bjs,

      Nívea

    • VALDILUCE disse:

      OI, ANDREIA.
      TENHO UMA BB DE 3 MESES E QUE DORME BEM ASSIM COMO A SUA BB. GOSTARIA DE SABER O QUE VC ESTÁ FAZENDO PARA DIMINUIR O SONINHO DA SUA BB DURANTE O DIA. OBRIGADA.

  14. Desculpe a falta Fr pontuação,coisas do corretor automático.

  15. O meu bebê tem 1 ano e 4 meses e ele dorme muito pouco… desde pequeno acorda 4 ou 5 vezes por noite para mamar (no peito) e até hoje ainda é assim, já tentei várias técnicas e nenhuma deu certo conosco, ainda estou tendo paciência e há 1 ano e 4 meses não sei o que é dormir uma noite inteira ! Gostei de ler este blog, pois os posts são realistas e nos deixam mais calmas, pois vemos que existem outras mães que passam o que passamos todos os dias!!!

  16. Gostaria muito de saber mais sobre o sono de bebes, meu bebe tem 5 meses e não segue a tabela de sono, percebi pela leitura que ele fica estressado e por isso acorda muito, mas ele faz um sono de 3 horas na primeira parte da noite (considero primeira parte das 19:00 as 22:00hr as vezes ate prolonga), mas depois disso ele se bate muito na cama e acorda de hora em hora, coloco ele na minha cama, chego a dormir com ele nos meus braços, não sei o que fazer para que ele dorme melhor na segunda parte da noite….Vou tentar usar as técnicas lidas para melhorar o sono dele do dia. Obrigada pelas dicas

    • Nívea Salgado disse:

      Oi, Elisangela.

      Imagino que não esteja sendo fácil por aí, não é mesmo? Quem sabe se você conseguir segurar o bebê até um pouco mais tarde, por volta das 20h? Pode ser que ele passe a dormir melhor à noite. Toda transição de sono é complicada, então independente do que você tentar fazer, tente por um tempo até que ele se acostume, ok?

      Bjs,

      Nívea

  17. Ele tem fome, passa dar mamadeira e engrossa o leite com mucilon, fiz isso com meu bebê ele dormi a noite inteira. Ah, e nada de abajur ligado, isto estimula o bebê a acordar. Boa sorte!

  18. Karina disse:

    Oi! Preciso mt de sua ajyda! Tenho uma bebê de 7 meses, q ainda mama. Dorme as 9-9:30 da noite e acorda 1 ou 2 vezes p mamãe a noite. Acorda umas 6:30,. Umas 10h lancha e dorme até 12:40. Almoça e só vem a dirmir novamente umas 4-5 h.. Gostaria de ajuda p ela dormir dp do almoço e um pc mais cedo de manhã. Tento tento e n consigo. Agradeço muito!!!!

  19. Jô França disse:

    Nossa! Até que em fim, uma tabela que realmente se aproxima da realidade!

  20. Angelica Moreira disse:

    Minha filha tem 1 ano e 3 meses está dormindo a partir das 21:30 até no outro dia …Tem dias que acorda às 10:30 ou as 11:00 pra mais ou mesnos desses horário…
    Esse sono duradouro é normal
    Gostaria de saber …..
    Única coisa que ela tem foi que nasceu com os traços da anemia falciforme porém a pediatra dela disse pra eu esquecer isso é pra se preocupar quando ela estiver pra namorar rsrsrs
    Só que ela se uns dias pra cá está dormindo muito
    Obrigada….

  21. Caroline disse:

    Olá, vejam se vcs podem me ajudar, meu bebê tem 3 meses e meio e vai dormir todo dias uma e pouco da manhã… Aí ele acorda umas duas vezes pra mamar, mas vai até às nove e pouco da manhã…. Como será que consigo fazer ele dormir antes? Ele mama no peito e na mamadeira, jah tentei banho, levar na minha cama, no berço dele, e nada, o bichinho é elétrico e não consigo fazer ele desligar antes de meia noite…. Obrigada! Beijos!!!

  22. Tatiane disse:

    Boa tarde tenho uma duvida qto a tabela bom se meu bebê dorme as 22:00 e acorda as 9:00 da manha (claro acorda umas 3 / 4 x para mamar) dai tira uma soneca de 40 min as 10:30 a tarde ele tem dificuldade em esticar o sono e vai ate a hora de dormir a noite será q isso é devido eke estar dormindo mto tempo o horario da noite?

  23. July disse:

    Que alívio ver essa tabela. Por ela, minha filha esta exatamente na média. Pelas demais, ela dorme a menos. E bem a menos !

Deixe seu comentário

Receba nossas dicas por e-mail