Como acalmar a cólica do bebê

Por 27 Comentários


Catarina teve muita cólica… Ou melhor, ela chorava demais, o dia inteiro, e quando a gente não sabe dizer o que é, diz que é cólica. Conversando com outras mães, percebi um padrão interessante: em muitos casos o primeiro filho teve mais cólica que os demais. Será coincidência? Ou será que mães mais experientes sabem reconhecer melhor a necessidade do seu bebê e por isso ele chora menos?

Depois de alguns dias, eu diria até depois do primeiro mês, é que a gente realmente começa a distinguir um choro do outro (e tem vezes, muitas, aliás, que você fica sem saber o que é mesmo sendo uma mãe um pouco mais experiente). O bebê começa a chorar sem parar, às vezes fica vermelho, faz força, encolhe as perninhas e de repente você ouve aquele barulhinho dos gases. É, pode ser cólica mesmo. Lembro-me do primeiro réveillon da Catarina: com apenas 17 dias, ela chorou das 22h do dia 31 até 1h da manhã do dia 01 de janeiro. Ai, me dá um calafrio só de lembrar!

Dicas de como driblar a cólica fazem parte do repertório materno que é passado de geração para geração. E na hora do aperto você tenta de tudo: funchicórea na chupeta, chá de camomila ou de erva-doce, massagem, banho morno, remédio antigases… Então gostaria de compartilhar com vocês o que testei e o que aprendi:

- Funchicórea: é um pó rosado à base de funcho, chicória e ruibarbo, que são plantas conhecidas por facilitar a digestão e a eliminação de gases. Para ajudar a acalmar a cólica, você coloca a chupeta no pó e dá para o bebê sugar, ou passa o pó no bico do peito antes do bebê mamar (não conheço ninguém que faz como indica a bula, que é dissolver o pó em água). Minha experiência: nas crises de choro, às vezes ajudava (pouco, mas ajudava), às vezes não. Mas tem bebê que acha gostoso, e só de sentir o gosto já pára de chorar. Está no time das dicas que vale a pena tentar, se o seu pediatra liberar (mesmo sendo um fitoterápico, é um medicamento, então consulte o médico sobre a quantidade diária que ele libera).

- Chazinhos: para bebês que estão em amamentação exclusiva (ou seja, mamam só no peito), muitas vezes os pediatras preferem que não se dê ao bebê nada além do leite materno (nem chá). Se o bebê já toma mamadeira, em geral os pediatras liberam água e chazinhos (de erva-doce ou camomila, nada de inventar e dar chás muito diferentes para o bebê). Então, antes de mais nada, converse com o pediatra do seu bebê. Minha experiência: mesmo no primeiro mês, em que estava em amamentação exclusiva, a pediatra da Catarina liberou uma colher de sopa de chá por dia, dada em doses pequenas e sem açúcar. Era tomar um gole que ela parava na hora de chorar, ficava em transe por 20 minutos e depois continuava a chorar como se nada tivesse acontecido. Não resolvia, mas amenizava o problema (muitas vezes 20 minutos é justamente o que você, mãe, precisa para se acalmar!). Como o efeito era imediato, certamente era questão apenas de distração (para a Catarina era assim, mas para o seu bebê pode fazer outro tipo de efeito).

- Massagem: levantar as perninhas do bebê e fazer movimentos de bicicleta (como se o bebê estivesse andando para trás) ou, com as pernas levantadas, levá-las de um lado até o outro, empurrando a barriguinha. Minha experiência: realmente fazia efeito! No começo eu não fazia direito, não sabia se podia pressionar a perninha, ou não… Mas com a prática você pega o jeito. Aí faz a massagem e o bebê solta um pum atrás do outro. Várias vezes a Catarina acordava, chorava, eu fazia a massagem, liberava os gases, e ela voltava a dormir imediatamente. Vale a pena fazer, com certeza!

- Posições anti-cólica: funcionam! Colocar o bebê sobre seu ombro, pressionando a barriga, ajuda a aliviar os gases e diminui a cólica. O mesmo vale para segurá-lo de barriga para baixo. Minha experiência: ajuda a aliviar o desconforto do bebê, vale a pena testar até achar aquela que melhor se adapta ao seu.

- Banho morno: sabe aqueles momentos em que você não sabe por que o bebê está chorando? E você fala que é cólica porque já tentou amamentar, trocar a fralda, tirar ou colocar roupa, e nada adiantou? Talvez um banho morno seja uma ótima pedida nesse momento. E não precisa ser na banheira, pode ser no balde (é, essa é a última moda). Há os baldes de mais de uma centena de reais que são vendidos com essa finalidade. Eu comprei um no supermercado e usei na Catarina (mas escolha um com ótimo acabamento interno, sem rebarbas, de preferência semi-transparente para ver como o bebê está lá dentro).

- Remédio antigases: não vou ficar aqui falando de marcas comerciais, até porque se alguém tem que receitar, é o pediatra do seu bebê. A médica da Catarina liberou e eu usei bastante, durante um bom tempo. Quando eu não dava, percebia que as crises eram piores. Mas não resolvia completamente o problema.

- Deixar o bebê por alguns momentos com outra pessoa: o marido, a mãe ou sogra, uma amiga ou irmã… Bebês têm uma antena de captação IMPRESSIONANTE! Se você estiver exausta, irritada, ele irá sentir e pode chorar bem mais. Se perceber que você está cansada, peça ajuda, é melhor para você e para o bebê!

E você, tem alguma técnica anti-cólica para compartilhar? Conta pra gente, porque esse conhecimento é de vital importância para as outras mamães!

Quer ler mais sobre cuidados diários com o bebê? Clique aqui!


Arquivado em: Cuidados diáriosDicas de mãeSaúde Tags:

Comentários (27)

Trackback URL

  1. Andressa Duarte disse:

    Ótimas dicas! Minha bebê tem 47 dias, e estamos vivendo esses momentos! Faço quase todas essas coisas, mas ainda não dei chá a ela. Será que se eu beber o chá de camomila, faz o mesmo efeito?

    • Nívea Salgado disse:

      Oi, Andressa.

      Obrigada pela visita! Você só vai saber o resultado de beber o chá com a tentativa. De qualquer forma, tomar líquido nessa fase (inclusive chás, de preferência evitando aqueles com cafeína – como chá preto) ajuda muito na produção de leite. Um grande bj e boa sorte com sua bebê!

  2. raiane disse:

    ADOREI SEU SITE, MINHA BEBE DE 1 MES E 7 DIAS SOFRE BASTANTE DE COLICA, ATACA SO A NOITE ELA CHORA E ME EXTRESSO MUITO RAPIDO, FUI NA PEDIATRA ELA PASSOU O “LUFITAL” SE BEM QUE ELA AGORA TA SOUTANDO BASTANTE PUM MAIS AINDA TA SENTINDO E QUANDO VEM PARECE MUITO FORTE.
    MINHA DICA É: TOMEI CHA DE CAMOMILA 2 VEZ E O LEITE AUMENTOU BASTANTE.
    BEIJOS E BOA SORTE A TODAS AS MAMÃES.

  3. otima dica , um dia meu filho chorou tanto que eu nao sabia mas o que fazer, que eu teve que leva ao medico que ate eu chorava muit de ver e nao saber o que fazer , ai a medica me ensinou bota ele na barriga do pai , assim que eu botei o menino parou de chora e fazer massagem na barriguinh dele tambem e otimo .

  4. janiere disse:

    otima dica , um dia meu filho chorou tanto que eu nao sabia mas o que fazer, que eu teve que leva ao medico que ate eu chorava muit de ver e nao saber o que fazer , ai a medica me ensinou bota ele na barriga do pai , assim que eu botei o menino parou de chora e fazer massagem na barriguinh dele tambem e otimo .

  5. Amaranta disse:

    Grandes dicas nesse post! Muitas mamães estão muito mais tranquilas depois de lerem o texto. Esse problema é muito comum, porém muito complicado de tratá-lo. Adorei o blog, beijão.

  6. Elaine disse:

    Cada post dos seus que eu leio é como se você descrevesse minha vida e cada um dos dias que eu passei com a Eloah!

  7. Não uso esse! Uso o FunchoBaby e uso conforme a bula diz para usar(dissolver na água e eu a mamãe tomar, pois ele só se alimenta de leite materno) e: perfeito! Meu Felipe nunca mais sofreu com essa monstrenga pertubadora que se chama Cólica :))) Adorei e sempre repasso e rapassarei a dica paras as amigas mamães

  8. Juliana disse:

    Parabéns pela texto, ficou incrível!! Realmente tudo o q estou passando! Meu bebe até os 40 dias do comia e dormia, agora de uns 10 dias pra cá tem muitos gases! Este final de semana mesmo foi de ficar louca, ele não chora, quase nada , mas geme muito! Isso corta meu coração! Hj vou tentar o banho de balde e o chá de camomila! Eu estava tomando muito cha de camomila, Umas 5 canecas por dia, mas me dava muito sono, há uns 10 dias coincidentemente diminui, acho q vou voltar a tomar!! Obrigada pelas dicas, eh um alivio saber que não estamos sozinhas !!!

  9. Não consigo achar Funchicórea,onde posso encontrar?

  10. Qualquer farmácia tem Zé!!! Acalca a cólica e e ele.

  11. Ariely Jalles disse:

    É muito boa mesmo,o Gu usou muito!!!

  12. cha de erva cidreira faz mal para RN

  13. Em SP, ñ se vive. Aqui se vegeta.

  14. Fatima Garcia disse:

    adorei estas dicas vou usar no meu neto rs

  15. Jessica Alane disse:

    a venda desse medicamento foi proibida, pq tem adoçante e ainda n se sabe os efeitos q adoçantes causam em bebes…(e pelo q tenho estuda n fazem bem nem em adultos) ele resolve pq o adoçante acalma, tbm n é comprovado o poder de curar as colicas dessas plantas…pelo menos foi o q lii.

    • Nívea Salgado disse:

      Oi, Jessica,

      O produto foi liberado novamente, agora sem o adoçante que fazia parte de sua composição. Eu mesma encontrei à venda outro dia (o nome está um pouco diferente, mas é feito pelo mesmo laboratório).

      Bjs

  16. Rita disse:

    Ótimo seu blog, sou mãe de primeira viagem, e a minha pequena sofre com cólicas e gases, tem vezes que é terrível, agora leio tudo que posso para me ajudar a passar por esses eventos e os blogs das mamães tem ajudado muito, pra aliviar uso bolsa térmica quentinha na barriga dela ajuda muito,

Deixe seu comentário

Receba nossas dicas por e-mail