Trocar a fralda antes ou depois da mamada?

Por 23 Comentários


Ah, a maternidade traz cada conhecimento! Imagina se tempos atrás eu me perguntaria se o bebê deve ser trocado antes ou depois da mamada? Eu nunca havia sequer pensado sobre o assunto!

Mas foi só chegar em casa que a dúvida veio. Troco a fralda antes de mamar? E se depois da mamada ela fizer cocô? Troco de novo? E se for no meio da noite, troca a fralda? Ih, aí ela acorda e aquela horinha que eu tinha para descansar entre uma mamada e outra foi para o beleléu…
Se você nunca teve um bebê, talvez não saiba que bebês recém-nascidos fazem cocô várias vezes ao dia, inclusive de madrugada. E com o passar do tempo essa frequência vai diminuindo, até que com poucos meses você verá que a fralda da noite só terá xixi. Isso é uma boa notícia! Porque no começo você terá, sim, que trocar a fralda de madrugada de vez em quando (só se tiver cocô!), e sim, o bebê pode acordar numa dessas. Paciência…
O momento em que você trocará a fralda (antes ou depois da mamada), depende bastante de como é o seu bebê. E para ajudar você a decidir, fiz um esqueminha, que você confere a seguir:
Trocar antes: se o seu bebê não for daqueles que faz cocô praticamente a cada mamada, é a melhor opção porque:
– diminui a quantidade de leite que o bebê regurgita. Trocar a fralda logo depois de mamar é leite voltando na certa. Isso é especialmente importante para bebês com refluxo-gastroesofágico patológico (um pouco de refluxo todo bebê tem, mas em alguns isso é realmente um problema), que regurgitam muito e não ganham peso.
– O bebê mama e depois normalmente dorme. Aí você pode descansar também!
– Se o seu bebê é daqueles que se mata de chorar porque já quer mamar, talvez prefira trocar depois da mamada, ou cerca de meia hora antes (aí ele não estará com tanta fome e ficará mais calminho na troca).
Trocar depois:
– Se o seu bebê quase sempre faz cocô durante a mamada, não tem muito jeito, troque-o depois.
– Se for durante o dia (hora em que você vai estar acordada de qualquer jeito), pode esperar um pouquinho para ele não regurgitar tanto.
– Se for durante a noite, veja se dá para trocá-lo entre um peito e o outro. Se ele já tiver feito o cocô depois de mamar em um peito, troque o bebê e depois coloque no outro lado. Assim a quantidade de leite a ser regurgitado não é tão grande e você corre menos risco do bebê acordar de vez.
Agora, se o seu bebê faz cocô só no fim da mamada… bem no meio da madrugada… Bem-vinda ao clube das mães azaradas (eu me incluía nesse grupo, nos primeiros meses da Catarina). Troque a fralda praticamente com a luz apagada e reze para o bebê não acordar. Ah, e à noite SEMPRE coloque bastante pomada anti-assadura (eu colocava durante o dia também, mas eu sou meio exagerada mesmo). Porque o bebê pode fazer cocô assim que você colocá-lo no berço, já dormindo (lei de Murphy em ação). E se for naquele dia em que você está no fim das suas forças, você espera para trocá-lo na próxima mamada (não se martirize por isso, você também é humana e estará MUITO cansada). Só não recomendo que você faça sempre assim, porque o bebê pode assar (ou chorar, porque está incomodado, tadinho).
Você fez diferente com o seu bebê? Conta pra gente como foi!
Clique para ler mais sobre cuidados diários com o bebê.



Arquivado em: Cuidados diáriosDicas de mãe Tags:

Comentários (23)

Trackback URL

Sites que possuem links para este Post

  1. Dicas na Hora de Trocar a Fralda do Bebê | Mima Baby | 6 de novembro de 2012
  2. Refluxo no bebê: será que seu filho tem? : Mil dicas de mãe | 3 de março de 2015
  1. Dani disse:

    Oi Nivea!

    Eu sempre trocava ANTES da mamada, não tinha jeito. Eu morria de medo da Laura regurgitar, super neurótica com isso, sempre trocava antes. Não sei se foi coincidência, mas dificilmente ela fazia cocô mamando, sempre depois de uma hora… então, a troca seria realmente perto da outra mamada.

    Beijos!

  2. Gabis Miranda disse:

    Eu precisava ter lido isso há oito meses! Eu não tinha ideia da ordem, então eu trocava antes e depois dava de mamar. Só que com o tempo fui descobrindo quando meu Ben faria coco. E como ele dormia a noite toda, eu sempre trocava antes para não acordar depois. Agora eu dou de mamar antes. Mas depende da ocasião. Rs

  3. Eu não me lembro! Trocava quando tinha cocô, mas não lembro se era logo após a mamada… lembro que ele às vezes fazia cocô ENQUANTO trocávamos a fralda e o papai e eu levamos alguns banhos de “lama”! Pro xixi eu usava a dica da Encantadora de bebês, colocava uma fraldinha no pintinho e, se o xixi viesse, não molhava ninguém. Mas pro cocô não tem muito jeito não…

    À noite realmente é complicado. Tomás fez cocô à noite até uns 4 meses… Aos 3 já dormia no quartinho dele aí eu não sentia mais o “cheirinho”. Uma noite acabei não percebendo e ele ficou com cocô até de manhãzinha. Assou, pobrezinho.

  4. Marina Dutra disse:

    Oi Nivea! Estou adorando o seu blog! Parabens!! Adorei essa dica…sempre me deixou confusa tambem! Agora estou esperando meu segundo filho, e espero que tudo seja mais facil! hehe! Um beijao!

  5. Queridas mães colaboradoras, muito bom ver os comentários de vocês. Com certeza serão outras referências para as mães que assim como nós, têm dúvidas! Espero vê-las sempre por aqui. Bj.

  6. poliana disse:

    Oi Ni! Não consigo abrir seu blog no IPad, mas hoje o Marcelo deixou o computador em casa e estou me deliciando com o seu blog. Nossa, acho que preciso ser mâe de novo… Tudo que você escreve pra mim é uma super novidade e tenho certeza que no próximo baby serão muito úteis suas dicas.
    O Gabriel é uma bebê fora do padrão! Nunca teve cólica, nunca chorou por mais de 10 minutos seguidos, sempre mamou e dormiu em seguida, pegou o peito fácil, a chupeta foi só insistir um puquinho… A única coisa que me deu um pouco de trabalho foi para pegar a mamadeira, que tentei introduzir aos 6 meses de idade. Chorava, não saia nem sequer uma gota, troquei de mamdeira…Tentei por uns 20 dias e nada de leite na mamadeira, de suco, de água, nada de mamadeira. Desisti e aos 8 meses, quando EU decidi parar de amamentar ele pegou como mágica!
    Bom… quanto a troca de fralda até nisso ele foi diferente! Na primeira semana trocava antes, mas ele demorava uma hora e meia para mamar, pois dormia quase o tempo todo, depois passei a trocar no meio, pois assim ele acordava e mamava mais rápido.
    bjs e novamento parabéns pelo blog!

  7. Camila disse:

    Olá. O Pedro e um bebe muito guloso que da um ataque de fome logo que acorda, portanto sem chance de trocar a fralda. A alternativa foi troca lo entre um peito e outro, mas coisa rápida, se não..-rs. As dicas do Blog me ajudaram muito na época. Agora Pedro já tem 2 meses e quase não faz coco de madrugada

    • Nívea Salgado disse:

      Oi, Camila, muito obrigada pela sua colaboração! O blog é uma oportunidade de compartilharmos as vivências únicas de cada mãe. Com certeza alguém que estiver lendo seu comentário também se identificará. Quem bom que os posts do Mil Dicas de Mãe foram úteis para você. Um grande beijo, espero sempre seus comentários por aqui.

  8. Sempre troquei depois pq ele fazia coco depois da mamada e se eu fosse trocar antes ele chorava demais rsrs

  9. Fabiana disse:

    Adorei este post!!! To sofrendo a beça pra curar uma assadura do meu bb de 2 meses! Eu troco antes e ele faz coco direto! Ainda tentando me adaptar e criar uma rotina… Socorro!!!

  10. Tamara disse:

    Olá Nívea!
    Adoro o Mil Dicas de Mae!
    Também tenho uma Catarina, primeira e única, pois a gestação foi horrível! Ela dorme muito, sempre troco antes para ela poder mamar e dormir limpa, imagina mamar suja que desconfortavel, penso sempre na sensação incomoda da fralda suja, se precisar troco outra vez.
    A Catarina dorme de 12 a 13 horas por noite, as vezes faz cocô as 4h, eu fico com pena e troco, quase sempre ela deita e dorme sem mamar desde os 2 meses. Bj

  11. Emanuela Sabrina disse:

    Meu bebê tem 15 dias e faz bastante cocô, mas eu estou trocando ele antes da mamada porque assim ele fica mais calmo e limpinho!

  12. Jordana Silva disse:

    emilly não é só de bebe não esse jogo

  13. Josilene Cristovam Cavalcante Cristovam disse:

    Amei as dicas espero que der ceto comigo!!!!!!!!!

  14. Glaucia disse:

    Ola,sempre troco o José Henrique antes de mamar pq se trocar ele depois ele nao pega no sono e desperta
    obs:ele só tem 15 dias
    bjos amei o blog

  15. Natália disse:

    Sou mamãe de primeira viagem e estou anotando várias dicas! Estou amando o blog!!! Obrigada! Beijinhos!!!

  16. Ligia disse:

    Ola, muito boas as dicas. Precisava ter lido isso antes, meu filho está com um mês e agora que me adaptei. Troco ele depois da mamada, de madrugada, pois ele faz cocô assim que termina de mamar! Passei a troca-lo de luz apagada, com uma lanterna apenas, na minha cama, pois se trocasse no trocador, no quarto dele, ele acordava demais e depois queria voltar a mamar pra dormir. Está dando certo, só preciso tomar cuidado para ele nao fazer xixi na minha cama, rrrss.. Por isso sempre coloco uma fraldinha em cima do pipi dele. Não acendo a luz pra dar de mamar, mas já recebi dicas de dar de mamar deitada na madrugada, isso eu não consegui fazer, preciso sempre sentar na minha cama com a almofada de amamentação. Deixo sempre uma garrafa de água e uma bolachinha de água e sal ao lado, caso minha fome aperte. É isso, abraços!

Deixe seu comentário

Receba nossas dicas por e-mail